Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 17 de abril de 2016

1503 - O surpreendente Leicester agita o mundo do futebol

O mundo do futebol está-se surpreendendo atualmente com uma equipe pequena e modesta do futebol inglês, o Leicester City Football Club (leia-se Léster).
O clube fundado há 132 anos, em 1884, como Leicester Fosse, lidera o Campeonato Inglês, a Barclays Premier League, com 73 pontos conquistados, após 34 partidas disputadas, com 21 vitórias, 10 empates e apenas 3 derrotas. Um desempenho extraordinário! Marcou até o momento 59 gols, com 33 gols sofridos e saldo de 26 gols. Está a 8 pontos de distância do segundo colocado na tabela, o Tottenham Hotspur, que tem 65 pontos e um jogo a menos, a se realizar amanhã, segunda-feira, contra o Stoke.


O Leicester City é a grande sensação do futebol mundial na atualidade, com enormes chances de conquistar um dos mais badalados e poderosos campeonatos nacionais do mundo, a Premier League da Inglaterra. Com patrocínio da King Power e com o comando do treinador italiano Claudio Ranieri, que atuou como atleta nas equipes Roma, Catanzaro, Catania e Palermo, o time inglês atrai a atenção do mundo com sua trajetória vencedora, na disputa contra equipes de alto poder de investimento e muita história, tais como Manchester United, Arsenal, Liverpool, Tottenhan Hotspur, Chelsea e Manchester City. Nas últimas 7 partidas, o time conquistou nada menos que 5 vitórias e 2 empates, um ótimo desempenho. Empatou com o West Brom (2 x 2) e com o West Ham (2 x 2) e bateu as equipes do Watford (1 x 0), Newcastle (1 x 0), Crystal Palace (1 x 0), Southampton (1 x 0) e Sunderland (2 x 0).


O clube tem o apelido de "The Foxes" (As Raposas) e a cor azul no uniforme principal, assim como o Cruzeiro de Belo Horizonte. Foi Campeão da Terceira Divisão Inglesa em 2008/09 e já conseguiu 7 títulos e 11 acessos da Segunda Divisão Inglesa. Nesta temporada, completou 49 participações na Primeira Divisão, conquistando um Vice-Campeonato em 1928/29. Ganhou ainda três títulos da Copa da Liga Inglesa em 1963/64, em 1996/97 e em 1999/2000 e 1 Supercopa da Inglaterra, em 1971.
O clube foi vendido ao grupo asiático Asian Football Investments em 2010, sócio-proprietário da King Power, e desde então vem se destacando na mídia e nos campos, sob a administração do tailandês Vichai Srivaddhanaprabha. O seu estádio, o King Power Stadium, tem capacidade para 32.262 espectadores. A Puma é a atual empresa fornecedora de material esportivo. Três famosos jogadores defenderam as suas cores, o lendário goleiro Gordon Banks, o atacante Gary Lineker e outro grande goleiro, Peter Shilton.


Na temporada 2015/16, o Leicester está contrariando todas as expectativas, pois mesmo com um time modesto e sem estrelas e que entrou na competição com o propósito de não ser rebaixado à segunda divisão, tem apresentado um futebol simples, mas extremamente coeso e eficiente. A equipe conta com o faro de gol do artilheiro da competição, Jamie Vardy, com 22 gols, ao lado de Harry Kane, do Tottenhan Hotspur, que também tem 22 gols marcados.
Na segunda posição na tabela do campeonato está o Tottenhan Hotspur, que tem 65 pontos ganhos, 8 a menos que o líder Leicester, e que terá ainda pela frente as equipes do Stoke (fora), West Bromwich (casa), Chelsea (fora), Southampton (casa) e Newcastle (fora).



Na partida há pouco disputada, agora de manhã, em seu campo, o Leicester empatou com o West Ham por 2 x 2, em uma partida emocionante. Depois de marcar o gol ainda no primeiro tempo, o artilheiro da competição Vardy, o camisa 9 dos Foxes, levou o segundo cartão amarelo por suposta simulação e foi expulso logo no início da segunda etapa, colocando mais emoção e tensão na partida. O West Ham então partiu para cima do Leicester, sufocou o tempo inteiro e conseguiu virar o placar nos momentos finais da partida, através de um pênalti duvidoso marcado pelo árbitro. Mesmo com um jogador a menos, o guerreiro Leicester não se deu por vencido e ainda teve forças para ir ao ataque e conseguiu um pênalti, também duvidoso, marcado a seu favor. Leonardo Ulloa bateu com precisão e decretou o empate que dá mais um precioso ponto à sua equipe na caminhada em direção ao título.
O que chamou bastante atenção nesta partida foi a controversa atuação do árbitro Jonathan Moss, que marcou pênaltis duvidosos para os dois lados e ainda expulsou o atacante Jamie Vardy de forma polêmica.  
Nesta segunda-feira, o segundo colocado, o Tottenhan enfrenta o Stoke, fora de casa, no Britannia Stadium. Se vencer, diminui a diferença de 8 pontos para apenas 5, o que coloca mais fogo na disputa.
A cidade de Leicester, com população de cerca de 330 mil habitantes e terra natal do baixista do Queen John Deacon, aguarda ansiosamente o desfecho dessa jornada incrível do seu time de futebol. 
As últimas 4 rodadas serão emocionantes, com a possibilidade de uma conquista inédita do Leicester. Como um apaixonado pelo futebol, espero que o destino conceda essa vitória ao modesto time da cidade de Leicester, o que será um acontecimento inusitado e sensacional para o mundo do futebol. Estarei torcendo muito por ele.
Um grande abraço espinosense.



As partidas finais que podem dar o inédito título de Campeão da Premier League ao Leicester:

24/04 - Leicester  x  Swansea - King Power Stadium

01/05 - Manchester United  x  Leicester - Old Trafford

07/05 - Leicester  x  Everton - King Power Stadium

15/05 - Chelsea  x  Leicester - Stamford Bridge

Elenco:
1. Kasper Schmeichel (Goleiro)
4. Daniel Drinkwater (Meio-campista)
5. Wes Morgan (Defensor)
6. Robert Huth (Defensor)
8. Matthew James (Meio-campista)
9. Jamie Vardy (Atacante - 21 gols na temporada)
10. Andy King  (Meio-campista)
11. Marc Albrighton (Meio-campista)
12. Ben Hamer (Goleiro)
13. Daniel Amartey  (Meio-campista)
14. N'Golo Kanté (Meio-campista)
15. Jeffrey Schlupp (Lateral-esquerdo)
17. Danny Simpson (Lateral-direito)
18. Liam Moore (Defensor)
20. Shinji Okazaki (Atacante)
22. Demarai Gray (Meio-campista)
23. Leonardo Ulloa (Atacante)
24. Nathan Dyer (Meio-campista)
26. Riyad Mahrez (Meio-campista - 16 gols na temporada)
27. Marcin Wasilewski (Defensor)
28. Christian Fuchs (Lateral-esquerdo)
30. Ben Chilwell (Lateral-direito)
32. Mark Schwarzer (Goleiro)
33. Gökhan Inler (Meio-campista)