Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 9 de março de 2016

1480 - É dia de festa! Espinosa chega aos 92 anos

Mais um dia 9 de março desponta lépido no horizonte ensolarado do Sertão, marcando no calendário que não para de correr, mais um aniversário da nossa terra natal, Espinosa. São 92 anos de emancipação política recheados de história, alguns tristes acontecimentos, outros muito jubilosos, porém todos eles retrato fiel da nossa existência.
Passamos por secas arrasadoras, enchentes devastadoras, tempos difíceis na economia e na política, mas jamais perdemos a esperança de dias melhores, a hospitalidade generosa, o sentimento agudo de solidariedade ou o intenso calor humano que emana dos nossos corações e que é a nossa marca principal.
E o que esperamos para os próximos anos de nossa cidade? Que cidade estamos construindo para os nossos descendentes? O que estamos fazendo em prol da nossa comunidade?
Nesse mundo moderno em que o excesso de informação parece ser um mal, já que ninguém se dedica a refletir serenamente sobre os fatos do cotidiano, é imprescindível que, neste ano em que teremos mais uma escolha política de quem estará comandando os nossos destinos nos próximos anos, saibamos pensar, repensar, opinar e escolher bem o nosso próximo comandante.
Temos que defender as nossas ideias, em especial as que sejam em benefício da comunidade, com fé, firmeza e perseverança. Mas com a ideia básica e fundamental de construir algo bom, de unir as pessoas em torno da melhoria da cidade e das pessoas que ali vivem. É preciso, mais do que nunca, aprender que essa liberdade de defesa das ideias, necessita de um maior respeito às opiniões alheias, de um clima de harmonia às ideias divergentes, de um tratamento recheado de gentileza e tolerância entre os discordantes.
Nós, espinosenses, sabemos bem das paixões políticas que explodem na cidade por conta das eleições municipais, desaguando em lamentáveis atos de violência que, em determinado momento de nossa história, ceifou a morte de um jovem cidadão. Que tal fato jamais se repita! 
Espero e peço que militantes pés-duros e pés-moles, e aqueles que não se enquadram em nenhuma dessas facções, tenham a tranquilidade, o discernimento e a responsabilidade de lutar pelos seus ideais com extrema cautela, com respeito aos adversários e sob completa paz. Afinal de contas, todos nós, independentemente de preferências políticas partidárias ou de candidatos, só desejamos o melhor para a nossa cidade. Então, a paz é o caminho!
No vídeo publicado logo abaixo, espinosenses de alma e coração, espalhados por vários cantos do país, enviam as suas mensagens de carinho para a nossa Espinosa, por ocasião do seu aniversário. 
A todos eles, o meu muito obrigado pela consideração de terem aceito o convite de se manifestarem neste vídeo. Agradecimento especial ao meu amigo Bruno Alves, que com a maior boa vontade, realizou uma performance toda especial do nosso hino. Valeu, pessoal!
À minha amada Espinosa, o desejo de que todos nós, seus filhos, tenhamos a capacidade de trabalhar em seu proveito, mesmo nas mínimas ações do cotidiano, nas relações humanas, no descarte correto do lixo, no cuidado com as instalações públicas, na preservação dos rios. Se é verdade que a amamos, temos mais é que cuidar muito bem dela.  
Um grande abraço espinosense.