Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

1469 - Atlético, líder do seu grupo na Libertadores

Noite de quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016, dia de 2ª rodada no Grupo 5 da Copa Bridgestone Libertadores da América. No Estádio Raimundo Sampaio (ou Independência, como queiram), no bairro do Horto, em Belo Horizonte, o Atlético entrou novamente em campo para buscar mais uma vitória na mais importante competição americana de clubes. 
O dia era especial, pois além da estreia de Cazares e do novo contratado Robinho, foi a primeira vez que o time jogou com o novo uniforme em casa, pela Libertadores. E mais especial ainda pela presença ilustre do grande Juan Sebastián Verón, craque, ídolo e atual presidente do Club Estudiantes de La Plata, a quem a apaixonada torcida atleticana rende louvores pela conquista da Libertadores de 2009, em cima do maior rival, Cruzeiro, em pleno Mineirão. Apenas por curiosidade, Verón nasceu no dia 9 de março de  1975 (tem portanto, 40 anos), mesma dia e mês do aniversário de Espinosa. Mas voltemos ao futebol.
Pouco antes da sua 65ª partida pela Libertadores, competição onde já venceu 27, empatou 19 e perdeu 18 partidas, tudo era festa: estádio lotado, torcida inflamada, time preparado e sem desfalques, expectativa enorme para mais uma emocionante e vitoriosa jornada da equipe de Diego Aguirre.
Depois da ótima vitória na estreia, fora de casa, contra o Melgar do Peru, o Atlético enfrentou o Independiente Del Valle, do Equador. E começou muitíssimo bem, com um gol de Lucas Pratto logo aos 4 minutos de partida. Era tudo o que a torcida queria! Desde o início do jogo o Atlético tomou conta do gramado, criando as melhores oportunidades de gol e sufocando o adversário, que pouco incomodava o goleiro Victor. Mas o tempo foi passando e o domínio atleticano foi diminuindo, com uma boa reação do time equatoriano, que equilibrou as ações. O Atlético errava muitos passes, alguns deles na saída de bola da defesa, o que assustava os torcedores e o próprio time. Mas assim terminou o primeiro tempo, com a vitória atleticana assegurada sem maiores problemas.

Na volta do segundo tempo, Robinho continuava no banco. Só após alguns minutos de jogo, quando a torcida pediu com entusiasmo a entrada do atacante, é que o técnico Diego Aguirre resolveu colocá-lo em campo. Só que não da maneira que a torcida esperava. Para a entrada de Robinho, o treinador fez a opção pela saída de Cazares, que estava muitíssimo bem na partida, o que gerou grande insatisfação na torcida, muitas vaias e gritos de "burro" para o técnico. E neste momento da partida, o Independiente Del Valle cresceu de produção e começou a incomodar o time alvinegro, levando perigo ao gol de Victor. Com muitos passes errados e já com um cartão amarelo, Leandro Donizete foi substituído por Júnior Urso, outro recém contratado. E a partida passou a ser como sempre acontece com o Atlético, recheada de muita tensão, ansiedade, emoção e sofrimento. Só para não sair da rotina. Luan saiu para dar lugar a Hyuri e pouca coisa mudou, com uma intensa queda de produção no desempenho do time.
Mas Libertadores é assim mesmo, não existe jogo fácil. 1 a 0 é goleada. O importante mesmo foi a vitória e mais três pontos conquistados, o que deixa o Atlético em primeiro lugar no Grupo 5. A próxima batalha será dia 10 de março, contra o Colo-Colo, lá no Chile.
Quanto aos estreantes Cazares e Robinho, desempenhos bem diferentes. Enquanto Robinho demonstrou pouca mobilidade e preparo físico deficiente, com rendimento aquém do que pode apresentar, o habilidoso Cazares surpreendeu positivamente, com muita movimentação, técnica apurada e grande capacidade de criação de jogadas. Tem de ser titular do time, sem dúvida!   
Agora é aguardar os próximos compromissos e torcer para um melhor entrosamento de Robinho com seus companheiros e desempenho mais apurado do time.
Um pouco mais cedo, em jogo do mesmo grupo do Atlético, o Colo-Colo, seu próximo adversário em 10 de março, enfrentou e venceu o Melgar por 1 x 0, com um gol de Esteban Paredes.
Um grande abraço espinosense..


ATLÉTICO  1 X 0  INDEPENDIENTE DEL VALLE

ATLÉTICO:
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete (Júnior Urso), Rafael Carioca, Cazares (Robinho) e Patric; Luan (Hyuri) e Lucas Pratto. 
Técnico: Diego Aguirre.

INDEPENDIENTE DEL VALLE:
Daniel Azcona; Cristhian Núñez, Arturo Mina, Luis Caicedo e Luis Ayala; Emiliano Tellechea (Julio Angulo), Mario Rizotto, Jefferson Orejuela e Bryan Cabezas (Jonny Uchuari); Junior Sornoza (Gabriel Cortez) e Jose Angulo.
Técnico: Pablo Repetto.

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Ivan Nuñez (ARG) e Ezequiel Brailovski (ARG)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Marcos Rocha, Lucas Pratto e Leandro Donizete (ATLÉTICO); Luís Ayala, Jefferson Orejuela e Arturo Mina (INDEPENDIENTE DEL VALLE)
Gols: Lucas Pratto, aos 3 minutos do primeiro tempo
Público: 20.851 torcedores