Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

1442 - A imponente Barragem de Hoover

Sou um admirador confesso da inteligência humana, que quando direciona a sua criatividade para o bem, consegue criar obras fantásticas em todas as áreas do conhecimento. Assim, chamam-me a atenção algumas construções magníficas realizadas pelo homem. Uma delas, a Represa (ou Barragem) Hoover, está localizada no Black Canyon, no Rio Colorado, entre os estados do Arizona e Nevada, nos Estados Unidos. Construída em formato de arco, a Hoover Dam, que fica a 48 km de Las Vegas, homenageia o 31º presidente dos EUA, Herbert Hoover, que teve participação decisiva na sua construção. 
As obras tiveram início em abril de 1931 e foram concluídas em março de 1936. A represa mede 221,4 metros de altura, 379,2 metros de largura, 200 metros de espessura na base e 15 metros no topo, com uma capacidade de produção de 2.078 MW. Cerca de 21.000 operários trabalharam na represa, com uma média de 3.500 e um máximo de 5.218 por dia. Infelizmente, 96 trabalhadores perderam a vida durante o processo de sua construção.
Pela dificuldade de se construir uma obra gigantesca desta em uma região inóspita, de terreno complicado e pela magnitude da sua estrutura, a Hoover Dam acabou se transformando em um roteiro turístico bastante requisitado para quem visita a região. O lago formado pela represa recebeu o nome de Mead, em homenagem ao Dr. Elwood Mead, idealizador do projeto, e atrai cerca de 9 milhões de visitantes por ano, sendo utilizada para atividades de lazer como natação, canoagem, esqui, pesca e outras atividades ao ar livre. Mais uma maravilha da engenharia construída pelo homem.
Um grande abraço espinosense.