Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 29 de novembro de 2016

1631 - O final da temporada do futebol no Brasil

A temporada de futebol no Brasil em 2016 está chegando ao fim, depois de muitos e muitos jogos nas várias competições pelo país. Como sempre acontece, algumas torcidas estão rindo à toa, enquanto outras estão chorando as lágrimas da amargura. E outras ainda estão na expectativa do que pode acontecer com suas equipes, que podem ficar entre a alegria incontida da conquista de uma taça de campeão ou de permanência na primeira divisão ou de uma situação totalmente contrária, da tristeza pavorosa da perda de um título ou da queda para a série B. 
Na segunda divisão, as coisas já se decidiram, com o término do campeonato. O Atlético Goianiense ficou com o título de campeão de forma indiscutível, enquanto Avaí, Vasco da Gama e Bahia o acompanharam na ascensão à elite do futebol brasileiro. Para desânimo dos seus torcedores, irão disputar a terceira divisão em 2017, as equipes do Sampaio Corrêa, Bragantino, Tupi e Joinville. O nosso grande goleiro Ivan deve estar bastante triste com a queda do time que tanto ama, o Joinville.


No Brasileirão, Série A, a torcida do Palmeiras comemorará ainda por um bom tempo a conquista que não vinha há 22 anos. É óbvio que eu gostaria mesmo é de estar comemorando o título do Atlético, mas como não deu, fico feliz com a conquista do Palmeiras, mais pela vitória pessoal do treinador Cuca, a quem devemos muito respeito por nos ter levado à primeira conquista da Taça Libertadores da América em 2013.
Flamengo e Santos também comemoram a vaga direta na Libertadores, enquanto o Atlético assegurou a sua vaga apenas na fase preliminar, tendo que jogar mais uma rodada de mata-mata para entrar na fase de grupos da competição. Tudo bem, sem problemas. Estar na disputa é que é importante, ainda mais pela quinta vez consecutiva.
Faltando apenas uma rodada para o fim, sobram duas vagas para a disputa entre Atlético-PR, Botafogo e Corinthians. O Atlético-PR tem 56 pontos e 17 vitórias e joga a última partida em casa contra o Flamengo. O Botafogo também tem 56 pontos, mas tem 16 vitórias e vai até Porto Alegre enfrentar o Grêmio. O Corinthians, que tem 55 pontos na tabela de classificação, enfrentará o Cruzeiro fora de casa, no Mineirão.


Mas a briga mais emocionante será mesmo na parte de baixo da tabela, na luta para não cair para a Segundona. América, Santa Cruz e Figueirense já estão sumariamente rebaixados, mas três equipes lutam desesperadamente para escapar da queda: o Internacional, o Sport e o Vitória. A equipe baiana está em melhor condição na tabela, com 45 pontos ganhos, precisando tão somente de um empate no seu último compromisso, contra o já campeão Palmeiras, no Barradão. O Sport tem grande chance de escapar, pois recebe na Ilha do Retiro o já rebaixado Figueirense, precisando de uma vitória. Quem está em situação desesperadora é o poderoso Internacional de Porto Alegre. Sem nunca ter sido rebaixado, o time gaúcho tem apenas 42 pontos e, além de ter de ganhar o seu jogo final contra o Fluminense, no Maracanã, ainda tem de torcer para que o Sport não vença ou que o Vitória não empate nem ganhe na última rodada. O Inter já não depende só de seus resultados, o que é complicadíssimo. Realmente, esta última rodada vai ser angustiante para as torcidas desses três grandes clubes brasileiros.


Já na Copa do Brasil, no jogo final, o Atlético precisa de um verdadeiro milagre para vencer o Grêmio em sua arena por, no mínimo, três gols de diferença e conquistar o título. Depois de uma atuação decepcionante no Mineirão, quarta-feira passada, o time da Cidade do Galo não tem outra alternativa senão vencer e vencer bem. Se conseguir um placar favorável de dois gols de diferença, a decisão irá para a disputa de pênaltis.
Com a estrutura defensiva muito bem montada pelo treinador Renato Gaúcho, é muitíssimo improvável que o Atlético consiga bater a bem posicionada defesa tricolor e consiga marcar tantos gols, mesmo tendo um ataque arrasador, que conta com Lucas Pratto e Robinho. Mas a torcida atleticana possui uma fé inabalável e jamais desiste de acreditar, ainda mais que o time terá à sua disposição o "Menino Maluquinho" Luan, que volta após tratamento de uma contusão muscular. Luan é o símbolo da raça, da vontade, da determinação atleticana em busca da vitória. Com a sua presença, o que parece impossível de acontecer torna-se perfeitamente factível para a apaixonada torcida atleticana. É esperar para ver!


No encerramento do calendário esportivo do futebol, o interessante é perceber que duas torcidas podem se esbaldar desvairadamente e comemorar em dobro neste ano. A torcida do Bahia já está sorrindo à toa, festejando o seu retorno triunfante à primeira divisão e ainda pode comemorar a queda do seu maior rival, o Vitória.
Fato parecido pode ocorrer com os gremistas, que podem comemorar a conquista de mais uma Copa do Brasil, a quinta, na quarta, e ainda assistir de camarote, e com o maior prazer, o descenso do seu maior rival, o Internacional, no domingo. Isso pode acontecer, ou não. Só o tempo dirá. Coisas do futebol, sempre imprevisível!
Um grande abraço espinosense.

  

Nenhum comentário: