Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

1596 - Os 40 anos de Francesco Totti

Um dos maiores nomes da história do futebol italiano, Francesco Totti, irá completar seus 40 anos de idade no próximo dia 27 de setembro, ainda jogando em alto nível pela equipe do Roma. Nascido no ano de 1976, o "Bimbo d'Oro" ou "Il Capitano", desde novinho já se destacava entre os garotos de sua idade e até entre os mais velhos. Começou a jogar futebol de forma mais séria aos 7 anos no Fortitudo, com 8 anos passou pelo Smit Trastevere e chegou ao Lodigiani, com 10 anos. No ano de 1989, aos 13 anos, foi para o Roma, seu clube do coração, e de lá nunca mais saiu, construindo uma carreira admirável como meia e atacante, tornando-se capitão do time, dono incontestável da camisa 10 e chegando à Seleção Italiana, por quem foi Campeão do Mundo na Copa de 2006.


Francesco Totti estreou no time titular do Roma no dia 16 de dezembro de 1993, em um confronto com a Sampdoria pela Copa Itália. Na temporada 1994-95, dias antes de completar 18 anos, Totti marcou seu primeiro gol na Série A, no empate por 1 x 1 contra o Foggia, na primeira rodada. Em 1996, foi Campeão Europeu Sub-21 pela Seleção Italiana. Com apenas 21 anos foi nomeado capitão do Roma. Na seleção principal, estreou em uma partida contra a Suíça, em Udine, no dia 10 de outubro de 1998, convocado por Dino Zoff. No ano de 2001, aos 24 anos, conquistou o seu único título de Campeão Italiano, após vitória do Roma sobre o Parma, em 17 de junho, por 3 x 1, marcando o 1º gol de sua equipe. No mesmo ano, conquistou ainda a taça da Supercopa da Itália, com um gol seu na vitória por 3 x 0 contra a Fiorentina. 
Na temporada seguinte, o sonho do bicampeonato italiano quase aconteceu, mas a Roma ficou com o vice, um ponto atrás da Juventus. Na temporada 2006-07, ganhou a Copa Itália pela segunda vez. No Campeonato Italiano daquele ano, foi o artilheiro com 26 gols marcados, ganhando a Chuteira de Ouro da Europa.
Ainda em 2006, ano de Copa do Mundo, Totti teve uma lesão gravíssima no mês de fevereiro, em partida contra o Empoli. Depois de uma boa recuperação, em três meses, ainda pôde ser convocado pelo treinador Marcello Lippi e participar, como titular, da conquista da Seleção Italiana no Mundial disputado na Alemanha. Ele marcou um gol no jogo contra a Austrália, nas oitavas de final.   
Os números alcançados por Totti na carreira são expressivos. Além de participações na seleção, ele vestiu a camisa do Roma em 760 partidas e marcou 305 gols, tornando-se o jogador com mais jogos disputados e o maior artilheiro da história do clube e do país na Série A Italiana. 


Totti tem dois filhos, Cristian e Chanel, resultado do seu casamento com a modelo e apresentadora de televisão Ilary Blasi, com quem vive desde 2005. Com a sua aposentadoria, que deve ocorrer em breve, talvez no final deste ano, o Roma pretende eternizar a camisa 10, não mais a colocando à disposição dos jogadores atuais e futuros, uma justa homenagem a quem defendeu, com extrema dedicação e amor, o clube romano por 27 anos.
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: