Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 24 de março de 2016

1487 - Mount Rushmore, a magnífica obra de Gutzon Borglum

A imagem é realmente impressionante. Esculpidos na montanha, estão os rostos de quatro ex-presidentes dos Estados Unidos da América: George Washington, o primeiro presidente dos EUA (presidente de 1789 a 1797), Thomas Jefferson, autor da Declaração da Independência (1801 a 1809), Abraham Lincoln (1861 a 1865) e Theodore Roosevelt (1901 a 1909). O Mount Rushmore localiza-se em Keystone, no Condado de Pennington, na Dakota do Sul.
O gigantesco monumento foi inicialmente idealizado em 1923 pelo historiador Doane Robinson com a intenção de homenagear figuras do Velho Oeste, mas acabou sendo mudado para prestar tributo a quatro grandes nomes da história americana. A obra iniciada em outubro de 1927 só foi finalizada em outubro de 1941, após 14 anos de intensos trabalhos, inclusive de explosões com dinamite do duro granito da montanha. 
É uma das mais conhecidas atrações turísticas dos Estados Unidos, com cerca de três milhões de visitantes a cada ano. O Mount Rushmore Memorial Nacional, lá lotado, funciona o ano inteiro, sete dias por semana, com exceção do dia do Natal, 25 de dezembro, quando é fechado à visitação. Os meses com maior visitação de turistas são junho, julho e agosto.
O pintor e escultor John Gutzon de la Mothe Borglum, nascido em Bear Lake, Idaho, em 25 de março de 1867, foi o responsável por desenhar, esculpir e comandar cerca de 400 homens na escultura dos gigantescos rostos de 15 a 21 metros de altura, sem que nenhuma vida tenha sido perdida no processo, apesar dos extremos riscos de se esculpir a uma altura de 150 metros na parede da montanha. Os operários trabalharam apenas com antigos instrumentos de engenharia, marretas e martelos, com um aproveitamento admirável. 
Borglum permaneceu com dedicação contínua ao projeto até a sua morte em 6 de março de 1941, na cidade de Chicago, após a realização de uma cirurgia. Ele foi enterrado no Forest Lawn Cemetery em Glendale, Califórnia. A obra foi finalizada pelo seu filho, Lincoln Borglum. Em 15 de outubro de 1966, o Mount Rushmore foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos. Em 1998, o memorial ganhou uma ampla reforma, que durou cerca de dez anos, que ampliou as instalações para os visitantes, com criação de calçadas, de um centro de visitantes, do Museu Lincoln Borglum e da Trilha Presidencial. 
As colossais esculturas no granito da montanha tem o objetivo de mostrar para o mundo a grandeza dos homenageados e representam o nascimento, o crescimento, o desenvolvimento e a preservação dos Estados Unidos da América.
Fonte: nps.gov
Um grande abraço espinosense.



















Nenhum comentário: