Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

1431 - Espinosa, Natal, futebol, confraternizações e reencontros

Época de Natal, comemoração do nascimento de Jesus Cristo, tempo de paz, de harmonia, de reflexão, de retrospectiva, de estar com a família, mas também de reencontrar velhos amigos. E isso tudo pode-se encontrar facilmente em Espinosa.
Tive a satisfação, neste ano de 2015, de estar presente na cidade no fim de semana do Natal e pude participar de muitos bons encontros com amigos e familiares, sempre recheados de muitas risadas, velhas recordações e boas histórias.
Na noite de Natal, o gratificante sentimento de estar em contato com os familiares se realizou quase que completamente. Faltou tempo e oportunidade de encontrar todos por quem a gente tem amor, consideração e carinho. Mas o contato com a família foi (e é) muito prazeroso, sempre.
Como não poderia deixar de acontecer, mesmo em meio ao clima natalino, o futebol não poderia ser esquecido. É sempre uma oportunidade única de reencontrar, de uma só tacada, vários companheiros e amigos que comungam da mesma paixão pela bola. E lá fomos nós para uma animada pelada na AABB, inclusive com disputa ferrenha entre atleticanos e cruzeirenses, que não poderia ter um resultado diferente que a vitória dos "galo-doidenses", e de goleada (6 x 2).
Estar perto dos amigos não tem preço. Aqueles que a gente vê constantemente, já é ótimo. Imagine então o reencontro com amigos de infância que há muito tempo não me encontrava? Pois tive a felicidade de reencontrar na terrinha meus velhos companheiros de Cruzeirinho, Jorginho e Ernani, além de Zé Lúcio e Téia. Logo após o futebol, a resenha correu solta, com tantas e tantas boas recordações, de um tempo em que felicidade e alegria eram uma coisa constante.
Entre tanta alegria, porém, estava lá no coração, lá no fundo do coração, latente, incólume e indissolúvel, o sentimento de tristeza e saudade por não poder estar junto conosco Ricardinho. Ele estaria ao nosso lado, certamente, jogando futebol e espalhando seus sorrisos. Mas confio em Deus e sei que ele está em um bom lugar, olhando por todos nós.
Quanto à cidade, o pouco que reparei no cenário das ruas foi a nova sinalização de trânsito, com direito a semáforo instalado na Praça Coronel Heitor Antunes no cruzamento com a Avenida Doutor José Cangussu e a Rua da Bahia. Indubitavelmente, um avanço. Espero que a população passe agora a respeitar a sinalização para que acidentes não venham a ocorrer, ceifando vidas e causando tragédias. Merece destaque também a nova iluminação da praça com lâmpadas de led. Gostaria muito de ter tido mais tempo de observar a cidade e ter contato com mais gente, mas desta vez não deu. Quero agradecer ao Juninho e ao pessoal do Cartola pela acolhida generosa na sua confraternização de fim de ano na AABB. Agradecimentos muitos ao meu velho amigo João Carlos, por gentilmente nos ceder o campo Izaías Mariano Mendes para uma pelada de confraternização realizada no sábado. 
Pena que o tempo passou tão rápido que não deu para assistir ao jogo de confraternização do goleiro Van no Estádio Caldeirão, nem tampouco encontrá-lo. Nem para rever Pathy, nossa menina de ouro no vôlei de areia. Ou reencontrar Tião, Mílton, Edmar e Gerão, meu amigos-irmãos da Rua da Resina. E Dona Cida e Dona Nair, santas guerreiras da nossa rua. Ou rever os velhos amigos do 9 de Março, Alair, Beto, Ró, Doidinho, Rogerinho, Fonso e Day. Nem mesmo houve espaço para fazer minhas loucas caminhadas pela cidade e pela zona rural para observar o panorama e tirar muitas fotografias. 
Tudo bem, espero que eu ainda tenha outras oportunidades no futuro. Isso se Deus quiser, claro! Abraços a todo esse povo espinosense que tem lugar especial no meu coração. Obrigado por mais uma acolhida carinhosa. A gente se vê por aí, qualquer dia desses.
Um grande abraço espinosense.

Mesmo com a seca, o colorido permanece no Mercado Municipal

Nova sinalização de trânsito merece elogios

Os velhos amigos sempre juntos no prazer do jogo 

A decoração de Natal com material reciclado ficou muito legal

O telhado da velha casa de Geraldo Anacleto começa a ruir

O primeiro semáforo da cidade. É a modernidade chegando

Nova sistemática para estacionar na praça

Impressionante como se formam belas nuvens, mas nada de chuva

Família, a base de tudo

Família, a base de tudo

Encontros que trazem imensa alegria...