Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

1420 - Formatura de Ana Brígida

E a alegria e o orgulho continuam em alta neste movimentado dezembro, com os nossos queridos meninos e meninas espinosenses conquistando os seus diplomas universitários. 
Desta vez foi a formatura de Ana Brígida Magalhães de Castro, ela que é filha dos meus amigos Ildefonso Pereira de Castro Neto (Fonso) e Vanilda Soares Magalhães Castro. 
Brígida formou-se em Arquitetura e Urbanismo na 1ª turma das Faculdades Integradas Pitágoras de 2015. A Missa em Ação de Graças dos formandos foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 9 de dezembro, na Igreja São Pedro Apóstolo, no Bairro Morada do Parque.
Tenho enorme carinho por essa menina, que ainda bem pequenina, nos acompanhava em algumas partidas do 9 de Março, time de veteranos em que jogávamos eu e seu pai, Fonso. É muito gratificante vê-la crescida e bela, realizando o sonho da conclusão do curso universitário.
Que Deus a guie sempre no caminho do bem, da ética, do exercício pleno da profissão, com muita boa sorte e sucesso! É o meu desejo sincero. Parabéns a ela e a seus pais por essa especial conquista.
Um grande abraço espinosense.

















1418 - A vida após a prisão

O vídeo que publico abaixo foi produzido pela Al Jazeera English e mostra como é a vida atual de Otis Johnson, um americano negro que saiu da prisão após 44 anos encarcerado, acusado de atentar contra a vida de um policial. Quando foi condenado e chegou à prisão, em 1975, ele tinha apenas 25 anos. Quando saiu, em agosto de 2014, tinha 69.
Depois de tanto tempo, ele conta a sua experiência de estar em liberdade após longos anos sem ela. Fala das mudanças que encontrou nas ruas, nos ônibus, no mundo ao seu redor. Um retrato interessante de quem esteve afastado da realidade por tanto tempo, com tamanhas mudanças que alguns de nós nem percebem acontecer na correria desenfreada do cotidiano.
O vídeo explicita a difícil ressocialização de presos americanos, como é o caso de Johnson. Além da adaptação a um novo mundo, completamente diferente daquele deixado para trás quando da prisão, o condenado enfrenta problemas de saúde mental, a desconfiança da sociedade, a dificuldade para conseguir um emprego justo e a consequente falta de recursos para a sobrevivência. Ele que já não tem o contato da família, depende da Fortune Society, uma organização sem fins lucrativos que fornece serviços de habitação aos ex-prisioneiros, localizada no Harlem. No cotidiano, ele pratica Tai Chi e medita em uma mesquita e anda pelas ruas agitadas de Nova York, observando a tudo e todos, tentando encontrar um significado para a vida futura. Um retrato da dureza da vida, nua e crua.   
Um grande abraço espinosense. 

Cineastas: Elena Boffetta e Jenna Belhumeur
Produção Executiva: Yasir Khan