Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 14 de novembro de 2015

1400 - O time que goleou Caculé por 4 x 0 em 1951

Sempre ouvi falar que nos velhos tempos do futebol em Espinosa, um tal de Alissinho era o cara, o terror das defesas adversárias, um dos melhores jogadores, senão o melhor, da cidade. Essa informação sempre me deixou curioso e me forçou a tentar coletar mais dados a respeito, pois como ele era de uma geração bem anterior, não tive a satisfação de conhecê-lo ou de vê-lo jogar. 
Até que, finalmente, consegui, pelo menos, uma fotografia de um time em que ele jogou. Foi através de Eugênio Cangussu que, gentilmente, me cedeu uma antiga fotografia que traz um time de Espinosa, de nome não informado, que conseguiu a proeza (conforme registrado no verso) de golear uma equipe de Caculé por 4 x 0 no dia 28 de janeiro de 1951. 
Lá está registrada para a posteridade, nas costas da foto, a escalação do time: Nô, Natinho, Humberto, Toninho, Zé Patinho, Ananias, Jove, Jerônimo, Bolivar, Alissinho e Raimundinho. Desses jogadores todos, conheci apenas Zé Patinho, já falecido, e Raimundinho, que ainda está firme e forte, sempre rodando com seu preservado fusquinha de cor azul celeste. Ele mora ali na Rua da Imprensa, se não me engano. Uma pena que não estão identificados na fotografia, os jogadores. Só consegui identificar Zé Patinho como o quarto jogador, em pé. Isso se não estou enganado.
Aproveito para agradecer a Gena pela cessão de relevante documento histórico do nosso futebol. 
Um grande abraço espinosense.

1399 - Conheça a música e o estilo de vida de Paul Izak

Em meio a uma sociedade individualista e apegada aos valores econômicos e a posses materiais, é libertador encontrar alguém que vive em um ambiente de profundo contato com a Natureza e com o mínimo de coisas provenientes da força do dinheiro. Assim vive o músico Paul Izak, nascido e criado nas ilhas havaianas e que atualmente mora na ilha de Oahu.
Desde a juventude, quando se transformou em um imitador dos ídolos Elvis Presley, Jerry Lee Louis, e Neil Diamond, Paul tinha a música bem próxima de si. Outros interesses como a interpretação, a fotografia, os esportes e a produção de filmes o afastaram momentaneamente da música, mas por pouco tempo. Na época da faculdade começou a aprender guitarra e aí a inspiração musical se instalou definitivamente em sua vida. Depois veio a gaita e os tambores e assim as descobertas só aumentaram, resultando em um novo sentido de liberdade, que acabou desaguando em canções de uma especial combinação de Folk, Blues, Rock e Reggae.
Paul Izak descobriu então o que seria a razão da sua vida dali para a frente, a vida em comunidade, em meio a Natureza e em total harmonia, cuidando das suas plantas e tendo como trabalho a música. É o que o inspira na confecção dos seus álbuns, sempre com mensagens otimistas, de muito amor e respeito à Natureza. Jã são três: "Peaceful Words" (2010), "Seeds of Love" (2011) e "Everlasting Light" (2013).
Paul é apenas um membro da comunidade, tentando contribuir para a melhoria de vida de todos, levando sua vida simples e saudável. Ele pode ser visto cuidando do seu jardim (de onde retira quase tudo para a sua subsistência) ou mostrando sua música nos cafés, bares, luaus, casamentos e até aulas de yoga, sempre com um sorriso no rosto e a felicidade de quem faz o que ama. Um ser humano especial, espalhando simplicidade, paz e amor neste mundo cheio de intolerância e cobiça.
Um grande abraço espinosense.