Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 7 de novembro de 2015

1393 - Uma história tocante

A história é bem surpreendente e incomum. Na cidade gaúcha de Estrela, o senhor Otmar Walter Essig, viúvo desde 2007, é sócio-proprietário de uma concessionária de veículos da Volkswagen, a Comercial Gaúcha de Veículos, desde o ano de 1974. Até aí, nada demais. Acontece que no ano de 2001, a montadora alemã solicitou o descredenciamento da revenda, pois era exigida a venda mensal de 60 automóveis e a empresa, situada em cidade pequena, vendia em média apenas 25. Com a rescisão, e não se entendendo com os filhos na decisão de manter a concessionária funcionando, ele decidiu continuar trabalhando, e sozinho.
Diariamente, ele chega à empresa por volta das 6h30 da manhã e fica por lá até as 16h, conversando com os amigos, atendendo curiosos e colecionadores, limpando a loja e, de vez em quando, vendendo uma peça qualquer, mesmo que raramente.
Na outrora concessionária da Volks, ainda estão lá expostos um Fusca 0 km, azul metálico, série especial, de número 625, além de um lindo SP2 1975 prata, uma Kombi com a logomarca da empresa, uma Santana Quantum vermelha e mais outro Fusca branco com faróis de neblina, todos impecavelmente bem cuidados. Outros dois Fuscas, do ano de 1996, estão guardados em outra sala. A loja permanece limpa e organizada como se jamais tivesse sido fechada.
Seu Otmar bem que poderia alugar o espaço ou vendê-lo por uma ótima quantia, mas não é o dinheiro que importa para ele. Ele possui o suficiente para suprir as suas necessidades pessoais. O que o mantém lá, todos os dias, firme e forte, é o amor pela profissão, pela sua empresa e pelo seu passado, eternizado nas últimas unidades dos carros em exposição, de uma época outrora feliz. Vida longa e felicidades, Seu Otmar!
O vídeo abaixo é de 2013 e pode ser que tudo tenha mudado, mas a história não deixa de ser deveras interessante. 
Um grande abraço espinosense.    

Vídeo produzido pela Búfalos TV sobre a história de Seu Otmar.
Reportagem: Ricardo Sant'Anna
Imagens: Guilber Hidaka
Roteiro: Carina Mazarotto
Locução: Bruno Bonemer
Edição e Arte: Anderson Massambani

1392 - Exposição de carros antigos na AABB Montes Claros

Na tarde deste sábado, 7 de novembro, na AABB Montes Claros, os amantes de carros antigos estiveram mais uma vez juntos, protagonizando uma exposição das suas adoradas máquinas automobilísticas. O evento é realizado pelo Clube do Fusca e Autos Antigos de Montes Claros. Esses encontros acontecem regularmente e são sempre uma oportunidade especial de reencontrar os amigos, fazer novas amizades, trocar ideias, expor os seus "brinquedinhos" tão bem cuidados e, claro, se confraternizar com um bom churrasco e uma cerveja estupidamente gelada, pois o calor está quase insuportável.
Infelizmente tinha outros compromissos e não pude acompanhar toda a duração do evento, o que me inviabilizou a chance de ver e fotografar outras máquinas maravilhosas que chegariam mais tarde. Uma pena! Mas valeu ter dado uma passadinha rápida por lá e poder trazer algumas imagens de antigos e bonitos automóveis para vocês.
Um grande abraço espinosense.