Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

1366 - Motocross e futebol movimentaram Espinosa em outubro

De volta para casa após alguns dias de descanso na terrinha amada, Espinosa, é hora de arregaçar as mangas e trabalhar pesado em cima do material audiovisual coletado nos lugares, encontros e acontecimentos da cidade.   
Não sou muito fã de motocicletas, mas não deixo de admirar a habilidade dos pilotos, quaisquer que sejam as suas idades e preferências no uso dessas máquinas que causam frisson nos apaixonados por aventura e velocidade. Já quando o assunto é futebol, aí eu sou figurinha carimbada na disputa. Pois foram o motociclismo e o futebol que animaram o domingo, dia 11 de outubro, em Espinosa. 
Na oportunidade, em promoção da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo da Prefeitura de Espinosa, comandada por Edmílson Gomes, foi realizado um evento que reuniu amantes da bola e das motos. 
Na pista de motocross do Estádio Caldeirão, aconteceu a 6ª etapa da Copa Brasil de Motocross, reunindo pilotos de todas as idades e de vários lugares do país. Entre eles, o meu sobrinho Rafael, que subiu ao pódio ao conseguir um honroso quarto lugar na sua categoria.
No gramado do Caldeirão, se apresentaram várias categorias da Escolinha Municipal de Futebol, cujos garotos são treinados pelos competentes futebolistas Elton Gomes, o tão famoso craque de bola Tatuzinho, e Paulo Hernany. Ressalte-se, uma elogiável iniciativa em prol do esporte na cidade. 
Dia desses, em uma roda de amigos, estávamos comentando sobre a radical mudança que ocorreu na cidade relativamente ao futebol. Antigamente, tínhamos muitos campinhos de terra batida espalhados pela cidade, hoje quase todos ocupados por novas construções. Em compensação tínhamos pouquíssimas quadras esportivas. Mas a quantidade de meninos loucos para jogar bola era imensa. Atualmente, a situação mudou radicalmente, e para pior, quando se trata da participação da meninada. Temos uma quantidade satisfatória de quadras, espalhadas por todos os cantos da cidade, inclusive com uma em cada escola, e parece estar faltando gente disponível para se dedicar ao esporte, com raras exceções. Por informações recebidas, acontecem poucos torneios de futsal na cidade, exceção feita aos organizados pelo desportista Tone Baiano, um dos poucos entusiastas que se dedicam a promover o esporte na cidade. Bons exemplos existem, como a Escolinha Municipal, o pessoal da Ponte Nova, lá no Estádio La Bombonera, o sempre animado Gibão e a equipe feminina do 08 D'Março, que além de se apresentar na cidade, ainda se aventura em torneios disputados em cidades vizinhas, com expressivos resultados alcançados.


A reclamação de todos com quem conversei é que a garotada de hoje em dia está focada em outros prazeres, muitos deles de resultados maléficos às suas vidas. Uma pena! Futebol, ou melhor, esporte em geral, só traz benefícios e muito prazer.
Um grande abraço espinosense.