Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 27 de setembro de 2015

1348 - The dream is over!

É como John Lennon decretou categoricamente na canção "God", do seu primeiro álbum solo após o fim dos Beatles: "the dream is over!". O sonho acabou! 
Encerrada mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, a de número 28, tudo indica que o acalentado sonho de a torcida atleticana comemorar o seu segundo título de campeão brasileiro virou fumaça. Com a expressiva vitória do Corinthians, fora de casa, contra o Figueirense, por 3 x 1, e o indigesto empate do Atlético com o Joinville por 2 x 2, a diferença de pontos entre os dois primeiros colocados aumentou de 5 para 7 pontos, o que sinaliza a confirmação da conquista do título brasileiro pelo time do Parque São Jorge, sempre empurrado vigorosamente pela Fiel e com aquele pequeno auxílio da arbitragem. 
Com estes resultados, torna-se quase impossível uma reversão da atual situação na tabela de classificação, restando apenas 10 rodadas. Ainda há possibilidades matemáticas de mudança no cenário até o final da competição, mas o bom senso e a realidade dos fatos não nos deixam criar falsas expectativas. Se nenhum milagre acontecer, o poderoso Corinthians levantará mais uma taça de Campeão Brasileiro, desta vez a sexta, após as cinco conquistas anteriores, em 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011.
Na partida deste domingo contra o Joinville, o Atlético mais uma vez demonstrou a sua acentuada queda de rendimento, com muitos erros de passe e de posicionamento na defesa e falhas na marcação, que invariavelmente resultam em gols dos adversários. Até que muitas chances de gol foram criadas a nosso favor, mas o ótimo meio-campista Giovanni Augusto estava em uma jornada inacreditavelmente infeliz e desperdiçou umas três excelentes oportunidades para marcar. Agora resta manter a concentração nas partidas restantes e lutar pela classificação à Libertadores da América, se mantendo nas primeiras posições na tabela de classificação.


Nos outros jogos da 28ª rodada, o Grêmio, com mais uma vitória, desta vez contra o Avaí por 3 x 1, se manteve bem próximo do Atlético e chegou aos 51 pontos, apenas 2 a menos que o vice-líder. O Santos, que atravessa um ótimo momento no campeonato, ganhou do Internacional por 3 x 1 e continua a sua ótima recuperação, conseguindo alcançar a quinta posição com seus 43 pontos, ultrapassando o São Paulo e encostando no Palmeiras. Em uma partida muito interessante, o clássico paulista entre São Paulo e Palmeiras terminou empatado em 1 x 1. O São Paulo dominou o jogo a maior parte do tempo, mas foi penalizado com o empate no finalzinho, resultado de uma falha individual do experiente goleiro Rogério Ceni.
O Cruzeiro, com a fundamental vitória sobre o Coritiba no Mineirão, por 2 x 0, mesmo com a expulsão do zagueiro Paulo André ainda no primeiro tempo, praticamente afastou a possibilidade de rebaixamento. Conseguiu chegar aos 36 pontos e abriu uma distância de 5 pontos do primeiro clube na zona de descenso, vaga hoje ocupada pelo Chapecoense.


O destaque maior da rodada foi o Vasco, que continua a sua surpreendente reação no segundo turno, conseguindo uma vitória heroica sobre o maior rival, o Flamengo, por 2 x 1, resultado este de suma importância na desesperada luta para não cair novamente para a segunda divisão. Nos outros confrontos, menos importantes, resultados normais, sem muita surpresa.
Um olhar numérico das últimas 5 rodadas nos mostra um ótimo desempenho do Vasco (4 vitórias e 1 empate) e da Ponte Preta (4 vitórias e 1 derrota) e um bom desempenho de Corinthians e Palmeiras, ambos com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O Internacional também conseguiu essa boa performance. Na direção contrária estão o Atlético-PR (4 derrotas e 1 empate), o Chapecoense e o Figueirense (3 derrotas e 2 empates) e o Joinville (2 derrotas e 3 empates). Com desempenho mediano e semelhante estão os times mineiros, o Atlético e o Cruzeiro (2 vitórias, 2 empates e 1 derrota). Na próxima rodada, o Atlético sai para enfrentar o Coritiba no Couto Pereira, enquanto o Cruzeiro recebe o Grêmio no Mineirão.   
Faltam apenas 10 rodadas para o final do campeonato e agora, mais do que nunca, cada partida é uma emocionante decisão, seja para figurar entre os primeiros da tabela, como também na batalha de se afastar da funesta zona de rebaixamento. Mais emoções e calafrios virão, sem dúvida.
Um grande abraço espinosense.