Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 1 de setembro de 2015

1331 - Construção da Capela de Nossa Senhora no Morro do Cruzeiro em Espinosa

Passeando pela rede social Facebook, deparei-me com a auspiciosa notícia de que uma turma de abnegados cidadãos espinosenses está realizando um mutirão para construir uma capela bem no topo do Morro do Cruzeiro, em homenagem à Nossa Senhora. Com imensa dificuldade, devido ao íngreme terreno, esses bravos senhores transportam tijolos e outros materiais com o uso de motocicletas e das próprias mãos, em uma demonstração sublime de muita fé e desprendimento. 
Cada vez que vejo uma iniciativa dessas, renovo as minhas esperanças em um mundo melhor e mais harmonioso e me sinto mais e mais orgulhoso de ser espinosense. Pois atitudes como essa é que mostram como o nosso povo é humano, caloroso e solidário. Meus parabéns a todos as pessoas envolvidas neste projeto e que Deus os abençoe.
Meus especiais agradecimentos a Mílton Santos, de quem "tomei emprestado" estas fotografias no Facebook. Espero que ele não se aborreça comigo por isso.
Um grande abraço espinosense.












1330 - Montes Claros em ebulição no feriadão de 7 de setembro

Está chegando mais um feriadão. Neste final de semana teremos muita animação na cidade de Montes Claros, muito em função do feriado da Independência do Brasil, dia 7 de setembro, que cai na segunda-feira. A folga prolongada foi escolhida para sediar os jogos da FENABB - Federação Nacional das AABB e o 6º Encontro Nacional de Motociclistas de Montes Claros.
Para quem é amante dos esportes, o fim de semana será bastante movimentado. Nas dependências da AABB Montes Claros, haverá a realização dos jogos da JESAB - Jornada Esportiva das AABB 2015, reunindo os campeões regionais de Minas Gerais, com disputas esportivas em várias modalidades, entre elas futebol society, futsal, vôlei, peteca, tênis de mesa e sinuca. Cerca de 600 atletas de várias cidades mineiras estarão participando. 


Já quem é fissurado em motociclismo e rock´n´roll não pode perder o 6º Encontro Nacional dos Motociclistas de Montes Claros que, neste ano de 2015, será realizado nas margens da Lagoa do Interlagos. A promoção anual dos motociclistas oferecerá café da manhã gratuito e área de camping para os participantes, com exposição de materiais esportivos e disponibilidade de barraquinhas de comidas típicas e muita música. Durante todo o sábado e domingo, muitas bandas se apresentarão no evento. A entrada é aberta gratuitamente a todos.
Para completar o movimentado fim de semana, na segunda-feira a Prefeitura de Montes Claros promete uma festa cívica de grande envergadura, com o tradicional desfile de 7 de setembro na Avenida Deputado Esteves Rodrigues.
Então, se você não vai viajar, não fique parado em casa e vá aproveitar as boas opções do feriado prolongado, com muito esporte, civismo e rock´n´roll. Imperdível!
Um grande abraço espinosense.


1329 - Tecnologia é tudo! As incríveis construções-relâmpago na China

A mente humana é fantástica e às vezes inacreditável! Quando se dedica a praticar o mal, consegue realizar atos insanos e causar tragédias inimagináveis, com consequências desastrosas. Porém, se o foco do homo sapiens se volta para a criação de soluções para o bem da humanidade, o resultado é surpreendente e espetacular, seja em qual área do conhecimento seja.
No caso específico da tecnologia usada na engenharia, um ótimo exemplo vem da China onde uma construtora se destaca pela construção em tempo recorde de altos edifícios. Há um caso em que um hotel de 30 andares, pré-fabricado, foi erguido em apenas 15 dias de trabalho. Além do tempo curto, que diminui os custos com pessoal, há ainda a economia de material como cimento e concreto e a geração de menos resíduos nocivos à Natureza. A dúvida que nos bate é se essa imensa construção é realmente segura como afirmam os seus construtores, que asseguram que ela pode suportar terremotos de até 9 graus de magnitude. Outros exemplos se espalham pela China e servem de modelo para o resto do mundo, com a utilização de um método de encaixe de blocos pré-moldados numa estrutura de aço. É mesmo uma coisa impressionante!
Um grande abraço espinosense.