Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

1320 - A fantástica mente criativa de Nek Chand no Rock Garden

Tudo começou de maneira bem simples, fruto de uma extravagante ideia de Nek Chand, um humilde funcionário do Departamento de Obras Públicas da cidade indiana de Chandigarh. Em seu tempo de folga, após o trabalho, ele passou a coletar materiais provenientes de locais de demolição ao redor da cidade e começou a criar um jardim de pedra no meio da floresta, entre o Complexo do Capitólio e o Lago Sukhna. Seu trabalho começou em 1957, de maneira sigilosa, visto que a ocupação do terreno era ilegal. Chand construiu, secretamente e durante 18 anos, um belíssimo jardim de pedra no meio da floresta, com uma série de obras de arte fantásticas, utilizando apenas resíduos de construções e demolições. Entre elas estão estátuas de homens, mulheres e muitos animais. Em 1975, o governo descobriu as construções na floresta e pretendeu destruir tudo, mas Chand ganhou o apoio da população e conseguiu apoio governamental para continuar e terminar a sua obra.
Com uma área de cerca de 40 hectares, o local passou a se chamar Rock Garden e foi inaugurado como um espaço público em 1976, com cerca de 2.000 estátuas, cascatas e anfiteatros em seu interior. Em 1997 foi criada a Fundação Nek Chand, uma instituição de caridade e que também ficou responsável pela administração da original atração turística indiana.
Essa espetacular criação visionária de Nek Chand se tornou um atrativo na Índia, sendo visitado diariamente por mais de 5 mil pessoas, com mais de 12 milhões de visitantes desde a sua criação. Atualmente é a segunda maior atração turística da Índia após o Taj Mahal.
A realização do sonho de um homem simples e visionário deu ao mundo uma maravilha da arte. Ele faleceu aos 12 de junho de 2015, mas deixou a sua marca extraordinária para as gerações futuras.
Um grande abraço espinosense.

 

Nek Chand, o criador do Rock Garden