Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 26 de junho de 2015

1283 - Militão dos Santos e sua arte brasileiríssima

As cores são fortes e abundantes, inundando a imagem de um colorido resplandecente, mostrando, na maioria das vezes, cenas corriqueiras do mundo simples e tranquilo do povo brasileiro. Assim é a extraordinária arte de Militão dos Santos, ou Antônio Militão dos Santos, um arretado pintor pernambucano nascido em Caruaru em 15 de junho de 1956. A perda da audição, ainda jovem, com apenas sete anos, devido à meningite que o atacou, parece ter despertado os outros sentidos. No ano de 1970 a sua família o enviou para o Rio de Janeiro, para estudar no INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Em terras cariocas, além de se dedicar aos estudos, ele descobriu a arte naif (arte simples e não acadêmica de criações únicas e originais) e se profissionalizou, vendendo seus quadros aos turistas. Só mais tarde, após retornar para Recife e expor seus trabalhos em galerias e exposições de arte é que finalmente sua capacidade artística foi enfim reconhecida e valorizada.


Apreciar as telas de Militão dos Santos é viajar profundamente para a essência da pátria brasileira, visualizando fascinado as nossas velhas e maravilhosas tradições do interior do país. Lá estão as festas juninas, as Folias de Reis, as feiras e os casamentos do interior, o circo mambembe, o Bumba Meu Boi, o Carnaval de Olinda, o nosso rico folclore, os nossos coloridos pássaros, a Santa Ceia bem nordestina e até a tão famosa Passarela do Álcool de Porto Seguro. 
A arte de Militão é simples e ao mesmo tempo sofisticada, é redundante mas original, é brasileiríssima mas universal. Um colírio para os olhos e uma alegre e agradável volta às nossas raízes. Veja mais do seu trabalho no site: militaodossantos.com.
Um grande abraço espinosense.