Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 17 de junho de 2015

1274 - Forró na Praça 2015 em Espinosa

Mês de junho, tempo de muita festa e alegria no nosso Sertão. Faz parte da nossa tradição sertaneja comemorar com bastante entusiasmo as datas dedicadas aos santos Antônio, Pedro e João, este último com mais ênfase ainda. Pena que a noite de São João não seja mais como antigamente, tal qual a minha memória jamais esquece, quando a minha Rua da Resina ficava intransitável para os carros, com tantas fogueiras acesas e que serviam para o aquecimento contra o frio e para as brincadeiras das dezenas de crianças que ali moravam. Soltar traques, bombas, chuvinhas e estalos de salão, pular a fogueira e até assar batata eram compromissos que não podiam faltar. Tempo bom demais!
Nos tempos atuais isso ainda se repete, não mais nas ruas da cidade, mas nos vários sítios da zona rural ou talvez em lugares mais afastados do centro, mantendo a chama acesa do amor às velhas e prazerosas tradições.
Para animar a população de Espinosa, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Turismo, está promovendo o evento designado "Forró na Praça", com apresentação de quadrilhas, shows e venda de comidas típicas. O local escolhido foi a Praça Geraldo Ramos de Oliveira, também conhecida como Praça da Meteorologia. Só para esclarecer, o nome da praça homenageia o vice-prefeito de Espinosa na gestão Horácio Cerqueira Tolentino (entre 1973 e 1977) e é chamada de Praça da Meteorologia por ali ter funcionado durante algum tempo a estação meteorológica da cidade, muito bem comandada pelo saudoso Domingão de Gino.
Um grande abraço espinosense e divirtam-se! Mas lembrem-se, sempre em clima de paz e harmonia. 


Confira a programação do evento junino:

19 de junho - Sexta-feira
20h - Quadrilha da Escola Municipal Wanda Paim
22h - Show de Judson Monteiro
20 de junho - Sábado
20h - Apresentação do Pau de Fita
21h30 - 1º Encontro de Sanfoneiros e Forrozeiros de Espinosa
26 de junho - Sexta-feira
20h - Quadrilha S.C.F.V da Comunidade do Mingu
22h - Show do Grupo Tempero Musical
27 de junho - Sábado
20h - Quadrilha do EJC
22h - Show de Jean Karlo e Stradeiro

1273 - Um ato de humildade de um grande homem

Em todas as religiões, e até fora delas, existem homens especiais, de bom coração, grande dignidade e com um carisma extraordinário para propagar a paz e a palavra de Deus. Na Igreja Católica temos um deles, o seu atual líder, o Papa Francisco, argentino de origem e cidadão do mundo. Em várias oportunidades ele demonstrou o seu carisma e a sua incrível humildade. Como neste vídeo em que ele aparece fazendo uma visita a uma comunidade pobre nos arredores de Roma no dia 8 de fevereiro de 2015. Na comunidade residem humildes trabalhadores provenientes da América do Sul, como peruanos e equatorianos. Isso pode ser confirmado quando o Papa Francisco pergunta quantos falam castelhano e eles respondem em uníssono: todos!
O fato aconteceu quando o Papa fazia uma visita pastoral à Paróquia de S. Michele Arcangelo em Pietralata e resolveu conhecer a favela de Ponte Mammolo em Roma. Um exemplo de humildade e desapego às comodidades do cargo que exerce. 
Cada gesto seu neste caminho da simplicidade, da beneficência e do respeito às pessoas, só aumenta a minha admiração por ele, verdadeiramente um homem sagrado. Vida longa ao Papa Francisco!
Um grande abraço espinosense.