Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 9 de junho de 2015

1265 - João Gilberto, 84 anos de magia na música

Fazer o simples é o mais difícil, já disse alguém por aí que eu nem me recordo mais. Mas essa verdade pode ser sintetizada em um nome, João Gilberto. O eterno baiano de Juazeiro revolucionou a maneira de tocar e cantar da música brasileira. Inventou uma batida diferente no violão que deixou boquiabertos e encantados todos os que possuem sensibilidade aguçada e bom gosto musical. Além disso, implantou a sua maneira afinada e sussurrante de cantar e deixou para trás aquelas interpretações bonitas, mas às vezes exageradas, dos cantores de voz potente que imperavam na música brasileira. Ou seja, sacudiu o cenário da música de então. Poucos são os que fizeram alguma coisa parecida com isso. E gênio é diferente de todo mundo, é claro. A sua sensibilidade exacerbada, a serena discrição, a mania de perfeição e a preferência pela reclusão são sintomas de uma mente diferenciada que muitos não conseguem entender. Coisas de gênio, tão somente!



João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu na Bahia, na cidade de Juazeiro, há exatos 84 anos, no dia 10 de junho de 1931. Ainda na cidade natal começou a paixão pela música. Dali para Salvador e posteriormente para o Rio de Janeiro, a carreira iria deslanchar e chegar ao estrelato com o lançamento, em março de 1959, do LP "Chega de Saudade", que iria revolucionar a música brasileira com a chegada da sonoridade intrincada e pulsante da Bossa Nova.
João Gilberto foi uma influência extraordinária na carreira de muitos dos grandes artistas brasileiros, como Caetano e Gilberto Gil, e continua influenciando milhares de músicos por todo o mundo, sobretudo os jazzistas americanos, reconhecido como um gênio da criatividade musical. A sua simples presença no palco, somente com o banquinho e o seu violão, é de uma força artística descomunal, impossível para quase a totalidade dos meros mortais. João e sua música não se deve explicar ou entender, apenas saborear cada tom como uma gota de néctar divino. 
Parabéns, João Gilberto! Pelo aniversário e pela sua música divina. Viva o mito João!
Um grande abraço espinosense.



1264 - Vai começar a Copa América 2015 no Chile

Nesta quinta-feira, 11 de junho, às 20h30, no Estádio Nacional, em Santiago, terá início a 44ª edição da Copa América, com o Chile enfrentando o Equador na partida de abertura. Apenas o SporTV transmitirá a partida, com narração de Mílton Leite e comentários de Maurício Noriega e Ricardo Rocha. A Argentina estreia no Grupo B contra o Paraguai, sábado, às 18h30, em Antofagasta. A Seleção Brasileira faz sua primeira partida na Copa América no dia 14 de junho, domingo, contra o Peru, no Grupo C, em Temuco, às 18h30.


A competição de seleções sul-americanas deste ano, organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), promete ser de bom nível, principalmente pelas presenças confirmadas de grandes craques que jogam na Europa, entre eles o gênio da bola Lionel Messi, pela Argentina. Além dele, no time hermano, estarão presentes Gonzalo Higuaín (Napoli), Sergio Agüero (Manchester City), Angel Di María (Manchester United) e Carlito Tévez (Juventus), este último retornando à seleção depois de algum tempo ausente por divergências com o ex-treinador Alejandro Sabella. Pelo Chile, veremos em ação o meio-campista Arturo Vidal, da Juventus, e o atacante Alexis Sánchez, do Arsenal. Pelo Uruguai, o atacante Edinson Cavani, do Paris Saint Germain, será a maior estrela da companhia, já que Luis Suárez estará fora, por suspensão. Pelo Paraguai, o veterano Roque Santa Cruz é o maior destaque. Pela Colômbia, o artilheiro da última Copa, James Rodriguez, terá a incumbência de comandar o time às vitórias, ao lado de Radamel Falcão García, do Manchester United. Pelo México, convidado especial da disputa, o destaque será o atacante Raúl Jiménez, do Atlético de Madrid. Pelo Peru, que deverá como sempre ser um mero espectador da disputa pelo título, atuará o atacante Paolo Guerreiro. Meros participantes também deverão ser Bolívia, Equador, Venezuela e Jamaica.
O torneio sul-americano será disputado por 12 seleções, separadas em três grupos de quatro equipes, assim distribuídas:
Grupo A - Bolívia, Chile, Equador e México
Grupo B - Argentina, Jamaica, Paraguai e Uruguai
Grupo C - Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela


Depois da trágica eliminação na última Copa do Mundo, com aquela goleada histórica para a Alemanha por incríveis 7 a 1, a Seleção Brasileira tentará ganhar a Copa América para melhorar a imagem bastante desgastada com a torcida, que já não a apoia completamente como ocorria há algum tempo. Passando por uma fase de escassez de grandes craques, a equipe canarinho conta atualmente com muitos bons jogadores, mas apenas um que possa ser chamado realmente de craque, Neymar. Só mesmo quem acompanha de perto o futebol europeu e de outros recantos menos badalados, conhece jogadores convocados como Roberto Firmino ou Douglas Costa. 
São incontestáveis os bons resultados conquistados pela equipe sob o comando do técnico Dunga, mas a verdade é que há muito tempo a Seleção Brasileira já não tem o fascínio de outrora, já não atrai a atenção e a empolgação do torcedor, muito pela ausência de grandes craques e pelo futebol pobre e sem criatividade apresentado na atualidade. Mas de qualquer maneira, o Brasil é e sempre será um dos maiores favoritos para a conquista deste título e de todos os outros que disputar. Mesmo que a qualidade do futebol do time brasileiro não me agrade, não há como não reconhecer a sua tradição e o seu poderio técnico. Só espero que as vitórias venham e com um pouco da arte do futebol que consagrou o Brasil na história.



No domingo, 4 de julho de 2015, após a partida final disputada no Estádio Nacional, saberemos quem será o novo Campeão da América.
Um grande abraço espinosense.

Confira os escolhidos de Dunga:

Goleiros:
1 - Jefferson (Botafogo)
12 - Neto (Fiorentina)
23 - Marcelo Grohe (Grêmio)

Defensores:
2 - Danilo (Porto)
3 - Miranda (Atlético de Madrid)
4 - David Luiz (Paris Saint German)
6 - Filipe Luís (Chelsea)
13 - Marquinhos (Paris Saint German)
14 - Thiago Silva (Paris Saint German)
15 - Geferson (Internacional)
16 - Fabinho (Mônaco)

Meio-campistas:
5 - Fernandinho (Manchester City)
7 - Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
8 - Elias (Corinthians)
17 - Fred (Shakhtar Donetsk)
18 - Everton Ribeiro (Al Ahli)
19 - Willian (Chelsea)
21 - Philippe Coutinho (Liverpool) 
22 - Casemiro (Porto)

Atacantes:
9 - Diego Tardelli (Shandong Luneng)
10 - Neymar (Barcelona)
11 - Roberto Firmino (Hoffenheim)
20 - Robinho (Santos)