Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 5 de junho de 2015

1261 - Corpus Christi em Montes Claros

Para muita gente, a comemoração do Corpus Christi é apenas mais um feriado nacional, que com o "enforcamento" da sexta-feira, pode se transformar em um feriadão ótimo para realizar viagens, já que ele sempre cai em uma quinta-feira. 
A expressão "Corpus Christi" vem do latim e significa "O Corpo de Cristo". Esta celebração acontece anualmente, sempre em uma quinta-feira, e tem relação à ocorrência da Santa Ceia, a Quinta-Feira Santa, razão da instituição do sacramento. A comemoração acontece depois da Festa da Santíssima Trindade, sempre 60 dias após a Páscoa, variando do dia 21 de maio a 24 de junho. Conforme a Bíblia, durante a última ceia com os seus apóstolos, Jesus Cristo pediu para que a sua lembrança fosse celebrada comendo o pão e o vinho, sua carne e seu sangue. 
Na cidade de Liège, na Bélgica, a partir das visões que teria tido, a freira belga Juliana de Mont Cornillon passou a lutar firmemente para que essa celebração fosse realizada com destaque na Igreja Católica, o que acabou acontecendo em 1264, pelo papa Urbano IV.
A festa católica se constitui de uma missa, seguida de procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Uma das suas características marcantes é a ornamentação das ruas com desenhos alusivos a Jesus Cristo, ao cálice e ao pão, feitos normalmente com serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e sal. Uma verdadeira maravilha para os olhos e para o coração.
Em Montes Claros, assim como em Espinosa e muitas cidades do país, a comunidade mantém a tradição e embelezou as suas ruas com tapetes coloridos para receber o povo de Deus em sua procissão de fé.
Um grande abraço espinosense.