Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 26 de abril de 2015

1234 - Espinosense Monsenhor Tolentino comemora 76 anos de vida

Foi com uma imensa alegria que estive presente na missa da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na noite desta sexta-feira, dia 24 de abril, celebrada pelo aniversariante do dia, o Monsenhor Tolentino. Completando 76 anos de vida, quase todos eles dedicados brilhantemente à causa cristã, o espinosense Geraldo Marcos Tolentino recebeu, no final da celebração da Santa Missa, homenagens das várias pastorais da sua Paróquia, dos Vicentinos, dos jovens, dos idosos, dos amigos e de outros integrantes da Igreja fincada no topo do morro dos bairros Jardim Panorama II, Vila Oliveira e Vila Mauricéia. 
Monsenhor Tolentino, como é conhecido por aqui, é filho de Seu Aristides Tolentino e de Dona Nice, já falecidos. Irmão de Tidim e Nelito, que por muitos anos administraram o Cine Coronel Tolentino, cinema que fez história na região Norte de Minas nos anos 70 e que deixou muitas saudades aos cinéfilos da cidade como eu.
Por mais de 20 anos, o Monsenhor Tolentino vem sendo professor do Seminário Arquidiocesano e beira os 50 anos de sacerdócio, exercido em várias cidades da região, como Januária, Porteirinha e Francisco Sá, sempre batalhando incansavelmente para fazer acontecer o projeto de Deus, que possa proporcionar a todos os nossos irmãos em Cristo, uma vida digna e feliz.
Alguns seus conterrâneos estiveram presentes na celebração da missa e tiveram o prazer de cumprimentá-lo por tão importante comemoração, imagem registrada e publicada logo abaixo.
Ao nosso Monsenhor Tolentino, o nosso desejo de que Deus conceda-lhe muita saúde, ainda muito mais anos de vida com sabedoria e motivação para continuar a sua caminhada na fé e na caridade, sempre pregando a Palavra Divina. Que Deus o abençoe!
Um grande abraço espinosense.
















1233 - Paulo Tito lança novo livro em Espinosa

Ele é um artista múltiplo. É músico, compositor, cantor, escritor, poeta, desportista e ainda encontra tempo para ser funcionário do Banco do Brasil em Espinosa. 
Esse é o Paulo Tito Cotrim de Sá, natural de Guanambi, na Bahia, onde nasceu aos 8 de maio de 1958, fruto do amor de "Seu" Zé de Sá e Dona Sinhá, mas que foi adotado carinhosamente pela população de Espinosa há alguns anos. 
Na noite desta sexta-feira, dia 24 de abril, nas dependências do Centro Educacional Florisvaldo Lopes Cruz (CEFLOC), ele recebeu amigos e destaques da sociedade espinosense na noite de autógrafos do lançamento do seu mais recente livro, de nome "É deveras!". Com seu texto sempre rico e bem humorado, ele narra suas histórias tendo como cenário o sertão ensolarado do Sudeste da Bahia e do Norte de Minas, com as boas lembranças dos tempos passados.
Paulo Tito, que é membro da Academia Guanambiense de Letras, já lançou outros livros, como "O Jogo do Século" e "Sina que Fascina", e há pouco tempo prestou uma maravilhosa homenagem ao seu colega de trabalho João Carlos Amarante Castro, por ocasião da aposentadoria dele, através de versos de literatura de cordel.
Parabéns ao Paulo Tito por mais esse trabalho literário que terei o maior prazer em apreciar em breve. Espero que muito mais escritores surjam na nossa Espinosa, contribuindo para o crescimento da cultura entre a nossa população. Cultura nunca é demais!
Fotografias: Wagner Oliva, do Jornal de Espinosa, a quem mais uma vez agradeço.
Um grande abraço espinosense.