Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 16 de abril de 2015

1225 - Uma lembrança dos bons tempos do futebol de Espinosa

Se você me perguntar quem foi o maior craque do futebol que eu vi jogar em Espinosa, não terei a mínima dúvida em afirmar que foi Kita, que era da nossa vizinha cidade baiana de Urandi e de quem sempre fui um grande admirador. E o segundo melhor? Na minha humilde opinião foi um que eu tive a alegria e a felicidade de jogar por muito tempo ao seu lado, o craque Elton Gomes, o meu amigo Tatuzinho. E os demais? Aí a coisa fica mais complicada, pois a relação de grandes jogadores de Espinosa é enorme. Dos que eu tive o privilégio de jogar junto ou vi atuando cito Sidney Castro, Roberto Pé-Duro, Téo (Zé Neguinho), Fonso, Ernanni, Gena, Jorginho, Dai, Tarcisinho etc etc etc. Corro até o risco de ser massacrado por não poder listar todo mundo aqui. A lista é interminável e eu poderia ainda incluir jogadores de outras cidades que jogaram por aqui, casos de Itamar e Luiz Fonfon, de Monte Azul. Então, vou parar por aqui pois a lista seria enorme. 
Nos dias de hoje o que me entristece é que o futebol de Espinosa está em um processo de tamanha decadência que eu não ouço falar de nenhum craque criado na cidade nos últimos tempos. Até pela falta de times com apresentações regulares, como acontecia na época de ouro do futebol da cidade, quando a rivalidade entre Santa Cruz e Espinosense (ex-M. Teixeira) fazia a alegria dos torcedores. Torcedores esses que enchiam as laterais e as linhas de fundo do conhecido Campão, um campo de futebol sem vestiário, sem arquibancada, sem muro, sem gramado, pelo simples prazer de torcer pelo seu time do coração. E esse entusiasmo também se propagava com as equipes de jovens e de crianças, com centenas de bons jogadores espalhados por todos os bairros da cidade.
Para relembrar esses bons tempos, publico duas fotografias dos maiores adversários da época, Santa Cruz e Espinosense. Essas fotografias me foram gentilmente cedidas por Gilberto, grande jogador de futebol de Monte Azul, a quem encontrei na Semana Santa em Espinosa. Consegui mais algumas fotografias com ele e pretendo ir publicando aqui aos poucos. Aproveito para agradecê-lo pela imensa boa vontade em me permitir copiar as fotos que ele guarda com tanto cuidado e carinho.
Para matar as saudades daquele tempo bom e inesquecível do animado e criativo futebol de Espinosa, uma pequena homenagem aos grandes esportistas Téo, Paulão e Carlinhos Pé-de-Chumbo, que já não estão mais aqui conosco, mas que deixaram nas nossas mentes as suas histórias e épicas atuações futebolísticas.
Um grande abraço espinosense.

Santa Cruz:
Péba, Roberto Pé-Duro, Téo, Paulão, Merindão e Lucídio;
Bertoldo, Tarcisinho, Valdomiro, Dim e Dai.

Espinosense:
Valdeci, Acy, Téo, Carlinhos Pé-de-Chumbo, Chico e Roberto Pé-Duro;
Tone Lacrau, Fonso, Dim, Kita e Ju.
 

1224 - O som suave e prazeroso de Ingrid Michaelson

Se você gosta de música de qualidade, de uma voz suave, marcante, linda e encantadora, você precisa escutar Ingrid Michaelson. A cantora e compositora americana nasceu em Staten Island, Nova Iorque, aos 8 de dezembro de 1979. Seu nome de batismo é Ingrid Ellen Egbert Michaelson.
Ela compõe e canta divinamente canções pop, indie e folk que tratam das relações humanas no cotidiano, com suas alegrias e tristezas, amores e angústias. Algumas de suas músicas foram utilizadas em episódios de várias séries da TV americana, entre elas "The Vampire Diaries", "Scrubs", "Pretty Little Liars", "Body of Proof", "Bones", "Grey's Anatomy", "In Plain Sight" e "One Tree Hill".
Desde 2005 ela já gravou 5 álbuns, todos eles pelo seu selo independente Cabin 24 Records, o que lhe rendeu uma significativa popularidade. Ingrid toca piano, violão e ukelele e também é bastante envolvida com causas comunitárias. Ah, e se já não bastasse tudo isso, ela é linda e tem um sorriso encantador.

Álbuns lançados:
2005 - Slow the Rain 
2007 - Girls and Boys
2008 - Be OK
2009 - Everybody
2012 - Human Again
2014 - Lights Out

Músicas do seu mais recente álbum: "Lights Out"
1) Home
2) Girls Chase Boys
3) Wonderful Unknown (feat. Greg Laswell)
4) You Got Me (feat. Storyman)
5) Warpath
6) Handsome Hands
7) Time Machine
8) One Night Town (feat. Mat Kearney)
9) Open Hands (feat. Trent Dabbs)
10) Ready to Lose (feat. Trent Dabbs)
11) Stick
12) Afterlife
13) Over You (feat. A Great Big World)
14) Everyone is Gonna Love Me Now


Eu me encantei com o talento da garota americana. Uma grata surpresa na música atual. Espero que gostem assim como eu.
Um grande abraço espinosense.