Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 12 de abril de 2015

1223 - Que maravilha! Cinema na praça em Espinosa

O projeto não poderia ser mais bem intencionado. A época certamente é bastante propícia, já que a cidade não proporciona as mínimas condições de lazer à sua população, sacudida atualmente por uma onda preocupante de violência. O local, então, não poderia ser mais adequado: a Praça Antonino Neves, que por anos e anos acolheu o excelente Cine Coronel Tolentino, comandado por Nelito e Tidim, que tantos momentos de magia nos proporcionou. 
Estou falando do Cine Sesi Cultural, um projeto itinerante que tem como objetivo levar às pequenas cidades do interior do país sem cinema, as maravilhas da sétima arte, com exibição de filmes de curta e longa metragens, além de oferecer oficinas de cinema de animação (stop motion), para jovens e adultos. E tudo isso acompanhado de tapete vermelho e pipoca de graça para a plateia. As películas são apresentadas nas praças através de uma grande tela que mede 12 metros de largura por 5 de altura, num total de 60 metros quadrados de projeção.



Em Espinosa a programação nos dias 10, 11 e 12 de abril (sexta, sábado e domingo), mostrou os filmes "Cine Holliúdy", "O Menino e o Mundo" e "A Era do Gelo 4". 
O Cine Sesi Cultural é um projeto idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira e patrocinado pelo Sesi, o Serviço Social da Indústria. O projeto já passou por mais de 600 cidades do interior de 12 estados do país, alcançando um público de mais de 4 milhões e quinhentas mil pessoas, algumas delas que nunca tinham visto cinema na vida. Tal iniciativa busca incentivar a reabertura ou abertura das salas de projeção nas pequenas cidades, ao proporcionar a mágica experiência cinematográfica nas comunidades, onde geralmente poucos tiveram essa oportunidade.



Para conhecimento de quem ainda não sabe:
O Serviço Social da Indústria (SESI) foi criado em 1º de julho de 1946 e é uma instituição aliada das empresas no esforço para melhorar a qualidade da educação e elevar a escolaridade dos brasileiros. Também ajuda a criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis e a aumentar a qualidade de vida do trabalhador.    
Com 1.304 unidades espalhadas pelo Brasil, o SESI mantém uma rede de escolas que oferecem educação básica, educação de jovens e adultos, educação continuada e acompanhamento pedagógico para trabalhadores da indústria e seus dependentes. A instituição também mantém uma rede de bibliotecas, teatros e espaços culturais que facilitam o acesso dos brasileiros ao conhecimento e às artes.
Nas pistas de atletismo, piscinas, quadras para jogos e campos de futebol instalados em clubes e centros de atividades do SESI, os trabalhadores e a comunidade encontram programas que estimulam a prática de exercícios físicos, atividades esportivas, lazer e integração social.
Para complementar esse trabalho, o SESI mantém programas de prevenção a doenças. São ações que promovem a saúde dos industriários e suas famílias. Ao buscar a educação de qualidade, o bem-estar dos trabalhadores e estimular a gestão socialmente responsável das empresas, o SESI desempenha um papel decisivo para o aumento da competitividade da indústria e o desenvolvimento sustentável do Brasil. 
fonte: portaldaindustria.com.br

Em Minas Gerais, esta é a nona edição do Cine Sesi, que já atendeu a mais de 460 mil espectadores, de 109 municípios. 
Confira a programação de 2015:



Uma verdadeira festa para a comunidade espinosense. A oportunidade de poder sair de casa no fim de semana, em completa segurança, e ter acesso ao mundo mágico do cinema, tudo gratuitamente, tem que ser muito comemorada. Como seria maravilhoso poder ter acesso fácil ao cinema na cidade, não só pelo mundo de sonhos e realidade que ele nos propicia, bem como uma alternativa cultural de qualidade em virtude da péssima programação que atualmente temos nas televisões abertas. Que projetos como esse se multipliquem pelo país e permaneçam ativos por longo tempo.
Fonte: cinesesi.com.br - Algumas fotos: Ivory Tolentino (A quem agradeço)
Um grande abraço espinosense.