Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 11 de abril de 2015

1222 - Quem seguirá adiante?

Depois de ótimos resultados conquistados na disputa da fase de grupos da Copa Bridgestone Libertadores da América, Atlético e Cruzeiro voltam suas atenções para os jogos decisivos das semifinais do Campeonato Mineiro, que se iniciam na tarde deste domingo. O primeiro confronto acontecerá às 16 horas deste domingo, dia 12 de abril, com o mando de campo do Atlético e a partida sendo realizada no Estádio Independência. Mais uma vez, de forma lamentável, somente terão acesso ao estádio para assistir ao jogo, os torcedores alvinegros, em função da intolerância inacreditável que impede que torcidas rivais possam fazer juntas o mágico espetáculo do futebol em clima de paz e harmonia. Até quando, meu Deus, assistiremos à tamanha aberração?

Futebol é alegria, prazer, felicidade de estar ao lado dos amigos,
sejam eles atleticanos ou cruzeirenses, sempre em paz e harmonia

O Cruzeiro vem de vitória tranquila sobre o fraco time venezuelano do Mineros de Guayana, pelo placar de 3 x 0, em partida disputada no Mineirão, com gols anotados por Arrascaeta, Leandro Damião e Henrique. A equipe bicampeã brasileira, comandada competentemente pelo técnico Marcelo Oliveira, ainda não conseguiu apresentar um futebol parecido com aquele das temporadas anteriores, muito em função da severa reestruturação promovida no elenco celeste com a saída de vários jogadores fundamentais tais como Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Lucas Silva. Outros bons jogadores como Dagoberto, Borges, Marcelo Moreno e Nílton também deixaram o clube, criando imensas dificuldades para o treinador conseguir encaixar a nova equipe.


O Atlético, por sua vez, aparece bastante motivado e confiante após a difícil vitória contra o time colombiano do Independiente Santa Fé, conquistada com muita raça e suor no Estádio Independência na última quinta-feira, por 2 x 0, gols de Carlos e Guilherme. A equipe campeã da Copa do Brasil no ano passado, sob o comando do treinador Levir Culpi, sofreu uma baixa significativa com a saída do atacante Diego Tardelli, mas por outro lado se reforçou plenamente com a contratação do ótimo atacante argentino Lucas Pratto que, com sua garra, dedicação e faro de artilheiro, caiu imediatamente nas graças da apaixonada Massa Atleticana. O time da Cidade do Galo ainda se reforçou com o armador colombiano Sherman Cárdenas, contratado ao Atlético Nacional, da Colômbia, e a recuperação física de jogadores importantes que estavam lesionados, casos do meia-atacante Guilherme, do zagueiro Leonardo Silva, do lateral direito Marcos Rocha e do lateral-esquerdo Douglas Santos, que fizeram uma falta enorme nos dois primeiros jogos do time na Libertadores, quando o time saiu derrotado.


Mesmo que no momento, a qualidade técnica e o desempenho dos dois grandes times de Minas estejam bem distantes do apresentado no ano passado, é certo que teremos nos jogos decisivos das semifinais, muita rivalidade em campo, emoção de sobra nas torcidas, tensão constante em ambos os lados, disputa acirrada pela bola, nervos à flor da pele e, claro, alguma polêmica.
O que espero é que os torcedores se conscientizem de uma vez por todas que o futebol é apenas um jogo, que somos apenas adversários e não inimigos, e façamos desse combate de gigantes pela chance de chegar às finais do Campeonato Mineiro, apenas um confronto de equipes de futebol, sempre com respeito aos rivais e em perfeito clima pacífico e harmonioso. E que vença o melhor!
Um grande abraço espinosense.