Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 9 de março de 2015

1201 - Feliz aniversário, minha Espinosa querida!

Hoje é dia de festejar mais um aniversário da nossa emancipação política. E é com grande alegria que trago imagens da nossa cidade querida e depoimentos das pessoas que fazem esse lugar ser tão especial. Alguns ainda por lá presentes, enquanto outros fora, residindo em recantos distantes, com uma saudade imensa no peito, porém todos jamais desligados do seu cotidiano.
A todos esses espinosenses que tiraram um tempinho da sua vida atribulada para participar deste humilde projeto, o meu agradecimento sincero. Valeu muito a essencial participação de vocês. 
À nossa Espinosa, um pequeno poema pelo seu aniversário.
Um grande abraço espinosense e viva Espinosa!

Minha Espinosa

Ah, como eu queria poder ser poeta
Para escrever muito sobre ti, Espinosa
Sair pelos teus caminhos, de bicicleta
Sem rumo, numa jornada impetuosa

Passear pelos teus becos, ruas e praças
E conviver com teu povo sempre acolhedor
Que depois do batente, toma umas cachaças
E alegre e feliz, como eu, mascara a sua dor

Ah, como eu queria ver você mais linda
Aumentando o orgulho que trazemos no peito
Ver teus filhos ganhando o mundo, jovens ainda
Tornando mais intenso o nosso amor insuspeito

E quando o cansaço me impedir de seguir adiante
Sinalizando a partida que ninguém pode evitar
Resta deixar os entes queridos e manter sereno o semblante
Para em profunda paz em teu solo quente descansar


1200 - Parabéns, minha Espinosa!

9 de março de 2015, uma segunda feira de feriado na cidade. A nossa querida terra natal, Espinosa, completa hoje seu 91º aniversário de emancipação política, em meio a um dilema: se por um lado temos muito o que comemorar, por outro lado temos muito o que lamentar.
Para comemorar, temos a evidente melhoria da qualidade de vida da nossa população nos últimos anos, a boa oferta de empregos com carteira assinada, a elogiável atuação de jovens empreendedores em vários setores da economia, o importante trabalho da ACE-Associação Comercial e Empresarial, a construção do Polo Industrial, o recadastramento biométrico, o sucesso dos nossos jovens na educação e na vida profissional, o início da construção da Escola Técnica, a implantação do esgotamento sanitário, o louvável trabalho do Asilo Espinosa e da APAE, o aparecimento de jovens talentosos nas letras, como o Marco Birkheuer, além do destacado desempenho esportivo dos nossos ídolos Pathy Ramos e Ivan Soares. É claro que temos muito mais a comemorar, sobretudo a continuidade da nossa incrível capacidade de receber bem os nossos visitantes, a nossa gigante solidariedade e o nosso imenso calor humano.
Mas, infelizmente, há também o que lamentar. E muito. A violência que aumenta a cada dia, o crescimento do uso e do tráfico de drogas, a poluição ambiental que afeta mortalmente os nossos rios, a desarmonia na disputa política, a falta de investimentos na humanização da cidade, a precária situação dos pisos das nossas vias públicas, a seca que anualmente nos aflige, a completa inexistência de um calendário cultural, o fim das nossas mais aprazíveis tradições.
Porém, mesmo com todos os problemas e vicissitudes da vida, espinosense que se preza jamais perde a alegria e a esperança de tempos melhores.
Assim, respondendo a um amplo e modesto convite, alguns espinosenses, alguns naturais, outros adotados, alguns residentes, outros distantes, concordaram em declarar o seu amor pela nossa cidade neste aniversário de 91 anos, participando de um pequeno vídeo produzido para comemorar essa importante data. Aproveito o espaço para agradecer de coração a todos que se dispuseram a colaborar com esta ideia, simples e humilde, mas com a mais pura boa vontade de homenagear a nossa terrinha querida.
Espero e desejo que Espinosa consiga alcançar um maior desenvolvimento social, político, econômico, esportivo e cultural, para que os seus habitantes possam se orgulhar da cidade em que vivem e possam conquistar uma vida plena de oportunidades de lazer e trabalho. Que assim seja!
Parabéns Espinosa, minha terra querida!
Um grande abraço espinosense.