Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 3 de março de 2015

1196 - Aleluia! Um tapa de luva na intolerância e uma esperança que renasce

Demorou! Mas nunca é tarde! Até que enfim uma luz, de grande intensidade, aparece no horizonte do futebol brasileiro. Depois de tanta violência, truculência e intolerância de parte ínfima dos torcedores, um grupinho de vândalos ensandecidos que se digladiam em estádios de futebol pelo país, algumas excelentes ideias começam a surgir em algumas cidades do país.
O Coritiba e o Atlético-PR se uniram para desencadear um projeto de parceria, tentando trazer de volta a paz entre os seus torcedores. A campanha foca na rivalidade sadia, nunca em inimizade. Por ocasião do clássico entre os dois clubes dias atrás, os presidentes, treinadores e um jogador de cada time estiveram juntos na entrevista coletiva concedida no Estádio Couto Pereira, em uma demonstração elogiável de busca de entendimento e paz.


Mas o melhor e mais contundente bom exemplo vem do Rio Grande do Sul, onde dirigentes do Internacional criaram uma campanha espetacular de promoção da união e da harmonia entre os torcedores. Em uma ideia brilhante, foi criado um espaço para duas mil pessoas no Estádio Beira-Rio onde cada torcedor colorado poderia comprar o seu ingresso e mais outro para um convidado torcedor gremista, para assistir à partida lado a lado. A promoção chega em um momento inacreditável de demonstração de incapacidade do poder público no quesito segurança, que se declara incompetente para administrar a realização de um dos maiores eventos sociais e culturais do país, o futebol.




É um completo absurdo que poucos vândalos consigam se perpetuar na disseminação da violência, no desrespeito às leis e nas atitudes de intolerância sem que nada seja feito, sem que nenhuma punição séria e firme seja realizada pela Justiça brasileira. Até quando esses imbecis, que saem de casa não para assistir ao jogo e torcer pelo seu time de coração, mas para se digladiar pelas ruas e estádios, ficarão impunes?
Já passou e muito da hora de todos, governos, poder judiciário, instituições, clubes e imprensa, se unirem com determinação e firmeza na erradicação deste mal que nos enche de vergonha perante o mundo. Mais que torcedores de times diferentes, somos gente que trabalha e convive diariamente de maneira civilizada. Somos apenas adversários, jamais inimigos. Por que então esse absurdo?
É uma pena que Atlético e Cruzeiro, que irão se enfrentar no próximo domingo pelo Campeonato Mineiro, não tenham aderido a esta campanha e promovido tão elogiável ideia, com a instalação de um espaço de convivência harmônica e civilizada entre torcedores alvinegros e celestes. Quem sabe em um futuro bem próximo não teremos extirpado a barbárie de alguns idiotas, trazendo de volta a paz aos estádios? Não custa sonhar. Um pequeno passo foi dado. Tomara que a ideia se espalhe. 
Um grande abraço espinosense.

1195 - As escolas de Espinosa

Dia desses acessei o site da Secretaria de Educação de Minas Gerais para pesquisar um assunto e me deparei com a relação das escolas de Espinosa. Confesso que me surpreendi com a quantidade de escolas espalhadas pela zona rural da nossa cidade, bem como pelo número de creches existentes. Surpresa boa, portanto. Aí me chamaram a atenção os nomes de algumas das nossas escolas, em especial as municipais.
Criadas por volta dos anos 70, muitas delas homenageiam personagens distantes da nossa realidade, em geral políticos, alguns até ligados à Ditadura Militar. Lá estão o ex-presidente Costa e Silva e o ex-presidente Médici. E até o Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos. Outras homenageiam o Barão do Rio Branco, o Benedito Valadares, o Doutor José Maria de Alkimim, o Doutor Melo Viana, o ex-presidente Getúlio Vargas, o Governador Bias Fortes, o Governador Mílton Campos, o Osório Salgado, o Ovídio de Abreu e até a Sara Kubitschek, esposa do ex-presidente Juscelino. São grandes nomes do cenário estadual e nacional, mas distantes do nosso mundo real e interiorano.
Por outro lado, de maneira altamente positiva, personagens importantes da nossa história política e educacional estão entre os que mereceram homenagens, casos de Agostinho José Tolentino, Doutor José Esteves, Padre Guilhermino, Aristides José Tolentino, Genésio Tolentino, Rodolfo Caldeira da Cruz, José Osvaldo Tolentino, Wanda Paim e Ursulino Sales. Confesso a minha completa ignorância sobre alguns homenageados, como as histórias de vida das professoras Adalgisa F. Ribeiro e Joana Porto. Peço a quem tiver informações a respeito desses homenageados que, por favor, enviem mensagens com esclarecimentos que terei o maior prazer em publicar.
Se eu tivesse o poder, não teria dúvidas em trocar os nomes de todas as nossas escolas municipais, homenageando tão somente os nossos mestres, tão importantes no cenário educacional da nossa terra.
Não que os atuais homenageados não mereçam tal regalia, mas entendo que seria de extrema justiça lembrar dos nossos conterrâneos que lutaram e continuam lutando bravamente pela educação do nosso povo.
Um grande abraço espinosense.






Vejam abaixo a relação de todas as nossas escolas:

Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira - Rua São Vicente de Paulo, 417 - São Cristóvão
Escola Estadual Comendador Viana - Rua Antônio Antunes, 56 - Alto Cruzeiro
Escola Estadual Dom Lúcio - Rua Montes Claros, 330 - São Cristóvão
Escola Estadual Joaquim de Freitas - Avenida Doutor José Cangussu, 87 - Centro
Escola Estadual Manoel dos Santos - Praça da Igreja - Charco
Escola Estadual Professora Adalgisa F. Ribeiro - Raposa do Rio Verde
Escola Estadual Professora Joana Porto - Estreito
Escola Estadual Santos Dumont - Praça José Yeyé Antunes - Santos Dumont
Escola Estadual Santa Terezinha - Travessa Domingos Tolentino Filho, 107 - Cigano
Escola Estadual Virgínio Cruz - Rua Inocêncio Cruz, 133 - Alto São João
Escola Estadual Washington Xavier Mendes - Rua Principal - Itamirim
Creche Municipal Antonina Campos Cruz - Rua Jason Ramos de Oliveira, 515 - Ponte Nova
Creche Municipal Criança Esperança - Mingu
Creche Municipal Criança Feliz - Avenida Juraci Antunes Caldeira, 89 - Santa Cláudia
Creche Municipal Dindinha Almerinda - Rua Antonina Nena Salviola - Santos Dumont
Creche Municipal Nossa Senhora da Rosa Mística - Praça da Igreja - Charco
Creche Municipal Nossa Senhora da Soledade - Rua Quinze de Novembro, 105 - Soledade
Creche Municipal Sonho de Criança - Pernambuco
Creche Municipal Sossego da Mamãe - São Pedro
Escola Municipal Agostinho José Tolentino - Lagoa do Vitorino
Escola Municipal Antônio Neves - Piranhas
Escola Municipal Barão do Rio Branco - São Pedro
Escola Municipal Benedito Valadares - Pau de Colher
Escola Municipal Castro Alves - Melada
Escola Municipal Domingos Tolentino - Furadinho
Escola Municipal Doutor José Esteves - Sussuarana
Escola Municipal Doutor José Maria de Alkimim - Santo Antônio do Espigão
Escola Municipal Doutor Melo Viana - Sítio da Lagoa
Escola Municipal Duque de Caxias - Roça Velha
Escola Municipal Eujácio Nogueira - Alagadiço
Escola Municipal Felisberto Antunes - Barro Vermelho
Escola Municipal Gedeon Cardoso de Sá - Santa Marta
Escola Municipal Getúlio Vargas - Teiú
Escola Municipal Governador Bias Fortes - Várzea da Pedra
Escola Municipal Governador Mílton Campos - Caititu
Escola Municipal Horácio Neves - Várzea da Faca
Escola Municipal Monteiro Lobato - Taquaril
Escola Municipal Osório Salgado - Tanque de Pedra
Escola Municipal Ovídio de Abreu - Pedra Branca
Escola Municipal Padre Guilhermino - Capivara de Cima
Escola Municipal Pequeno Príncipe - Rua da Imprensa - Centro
Escola Municipal Prefeito Aristides José Tolentino - Tabuleiro
Escola Municipal Prefeito Genésio Tolentino - Galheiro
Escola Municipal Prefeito Rodolfo Caldeira da Cruz - Mundo Novo
Escola Municipal Prefeito Teotônio Júnior - Pau Ferro
Escola Municipal Presidente Costa e Silva - Santa Marta
Escola Municipal Presidente Kennedy - Gentio
Escola Municipal Presidente Médici - Pilão
Escola Municipal Professor José Osvaldo Tolentino - Barriguda
Escola Municipal Professora Helena Antipoff - Peri Peri
Escola Municipal Professora Joana Antunes Soares - Japoré
Escola Municipal Professora Wanda Paim - Rua Jason Ramos de Oliveira, 625 - Ponte Nova
Escola Municipal Rui Barbosa - Rio Grande
Escola Municipal Sara Kubitschek - Sítio do Limoeiro
Escola Municipal Tiradentes - Povoado de Campinhos
Escola Municipal Ursulino Sales - Lagoa do Morro
APAE de Espinosa - Praça Antonino Neves, 79 - Centro
Centro Educacional Florisvaldo Lopes Cruz - Rua Vicente Neres dos Santos, 17 - JK

Para quem não conhece a história dos homenageados, aqui estão informações sobre alguns deles:

Barão do Rio Branco - José Maria da Silva Paranhos Júnior foi jornalista, professor, advogado, promotor público, geógrafo, historiador, político e diplomata, Ministro das Relações Exteriores de 1902 a 1912 e Patrono da Diplomacia Brasileira.
Benedito Valadares - Benedito Valadares Ribeiro foi jornalista, político, vereador e prefeito de Pará de Minas, governador de Minas Gerais, deputado federal e senador.
Castro Alves - Antônio Frederico de Castro Alves foi um grande poeta brasileiro.
Doutor José Maria de Alkimim - Nascido em Bocaiúva, foi Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, deputado federal, ministro da Fazenda e vice-presidente da República.
Doutor Melo Viana - Fernando de Melo Viana foi um advogado, juiz de direito, político, senador, governador de Minas Gerais e vice-presidente da República.
Duque de Caxias - Luiz Alves de Lima e Silva foi um militar, senador, ministro da Guerra e se tornou Patrono do Exército Brasileiro.
Getúlio Vargas - Getúlio Dornelles Vargas foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro período foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945. No segundo período, eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando cometeu suicídio.
Governador Bias Fortes - José Francisco Bias Fortes foi um político brasileiro, prefeito de Barbacena, entre 1937 e 1945, ministro da Justiça no governo de Eurico Gaspar Dutra, e governador de Minas Gerais, de 31 de janeiro de 1956 até 31 de janeiro de 1961.
Governador Mílton Campos - Milton Soares Campos foi um político, professor, jornalista e advogado brasileiro. Foi deputado, senador e governador de Minas Gerais.
Monteiro Lobato - José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. Contista, ensaísta e tradutor, alcançou enorme sucesso com os livros destinados ao público infantil. Foi ainda um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções.
Ovídio de Abreu - Ovídio Xavier de Abreu foi um político brasileiro que exerceu as funções de presidente do Departamento Nacional do Café (1944-1946), presidente do Banco do Brasil (1949-1950) e foi deputado federal por Minas Gerais.
Presidente Costa e Silva - Marechal do Exército Brasileiro que foi nomeado o vigésimo sétimo Presidente brasileiro, o segundo do regime militar, Artur da Costa e Silva foi um militar e político brasileiro.
Presidente Kennedy - 35° presidente dos Estados Unidos (1961–1963), John Fitzgerald Kennedy, também conhecido como JFK, foi um político estadunidense assassinado em Dallas em 22 de novembro de 1963, em um acontecimento que chocou o mundo.
Presidente Médici - Emílio Garrastazu Médici, militar e ex-presidente do Brasil na Ditadura Militar.
Professora Helena Antipoff - Helena Wladimirna Antipoff, psicóloga e pedagoga de origem russa que se fixou no Brasil a partir de 1929, a convite do governo do estado de Minas Gerais, foi uma grande pesquisadora e educadora da criança portadora de deficiência no Brasil, sendo pioneira na introdução da educação especial no país, onde fundou a primeira Sociedade Pestalozzi.
Ruy Barbosa - Ruy Barbosa de Oliveira foi jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, advogado, tradutor, orador, deputado, senador, ministro. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.
Sara Kubitschek - Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, esposa do ex-presidente Juscelino Kubitschek, foi primeira-dama brasileira de 1956 a 1961. Fundou a Organização das Pioneiras Sociais, que realizou uma notável obra de assistencialismo em Minas Gerais.
Tiradentes - Herói nacional, Mártir da Inconfidência Mineira, Patrono das Polícias Militares dos estados brasileiros, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou nos domínios portugueses nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foi enforcado por ter participado da Inconfidência Mineira e ter assumido a culpa sozinho, em um belo gesto de grandeza.
Fonte: wikipedia.org