Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 2 de março de 2015

1194 - Cidade mais que Maravilhosa, o Rio de Janeiro completa 450 anos de fundação

Uma das mais belas cidades do mundo, o Rio de Janeiro comemorou neste primeiro de março o seu aniversário de 450 anos de fundação. Cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, a capital fluminense é a segunda maior cidade do Brasil, a sexta maior da América e a trigésima quinta mais populosa do mundo.
É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre tantas outras), o Estádio do Maracanã, o Estádio Nílton Santos, o bairro boêmio da Lapa e seus arcos, o Theatro Municipal, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba. Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para a recém-construída Brasília.


Para celebrar o aniversário de quatro séculos e meio do Rio, uma programação especial tomou conta da cidade no dia primeiro com a inauguração do Túnel Rio450, na Zona Portuária, e do Palácio Rio450, em Oswaldo Cruz, além da Maratona Cultural com shows, peças e exposições gratuitas ou com descontos de 50%. Mas a festa começou um dia antes, no dia 28 de fevereiro, com um megashow gratuito na Quinta da Boa Vista. Para interpretar clássicos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Tim Maia, entre outros, grandes nomes da música brasileira subiram ao palco do evento: Ana Carolina, Arlindo Cruz, Baby do Brasil, Caetano Veloso, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Fernanda Abreu, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Marcelo D2, Martinho da Vila, Max de Castro, Neguinho da Beija-Flor, Paralamas, Paulinho da Viola, Roberto Frejat, Simoninha, Toni Garrido, Vanessa da Mata e Zeca Pagodinho. O show foi realizado a partir das 21h. Ao final do espetáculo, uma queima de fogos saudou os primeiros minutos do dia do aniversário da cidade.


Estive no Rio pela primeira vez no ano de 1982, quando participei de um curso da empresa em que trabalho. Foi uma descoberta maravilhosa desta cidade espetacular, mesmo que eu não tivesse tempo para conhecer os pontos turísticos tão famosos no mundo inteiro. Mas só de estar ali já foi demais. Há poucos anos estive por lá de passagem, quando participamos dos jogos da Fenabb em Niterói. Ainda pretendo voltar para realmente conhecer a cidade e suas infinitas belezas. Quem sabe um dia?
Fonte: wikipedia.org e rioguiaoficial.com.br
Um grande abraço espinosense.