Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

1186 - Andanças por São Gonçalo do Rio Preto e Diamantina

Época de carnaval é tempo de muita música, batuque, barulho, farra, bebida e muita badalação. Para muitos, pois alguns preferem se divertir em retiros religiosos, cultuando a Deus. Outra turma prefere se distanciar da turbulência e pousar em locais mais tranquilos e sossegados para um merecido descanso. 
Neste carnaval, eu, minha esposa Cléa e mais alguns grandes amigos resolvemos viver um pouquinho de cada coisa. Dirigimo-nos então para a pacata cidadezinha de São Gonçalo do Rio Preto, um verdadeiro oásis de paz e beleza no interior das Minas Gerais. Em meio à exuberância da Natureza, vivemos momentos de alegria e descontração. Tomamos banho de rio entre os peixes como também tomamos as nossas cervejas geladas para nos confraternizar, ouvindo música da melhor qualidade. Acompanhamos o desfile de carnaval da cidade como também fomos à igreja assistir à missa do domingo. Em outro dia fizemos uma pequena viagem de 44 km em direção à Diamantina para acompanhar um pouco o clima de carnaval da cidade e nos alegrar com a animação dos foliões de todas as idades e suas fantasias criativas e maravilhosas. Merecem aplausos os carnavalescos diamantinenses pela incorporação do verdadeiro espírito do carnaval, de muita disposição, alegria e descontração. Bem que os espinosenses poderiam se espelhar neles e trazer de volta à nossa Espinosa o carnaval de fantasia, harmonia e confraternização de tempos idos.
Algumas imagens da exuberante Natureza de São Gonçalo do Rio Preto e do carnaval de Diamantina estão no vídeo abaixo para sua apreciação. Espero que gostem. 
Um grande abraço espinosense.

1185 - Agora é para valer: Começou o recadastramento biométrico em Espinosa

Já ficou bem para trás aquele tempo em que íamos votar naquelas velhas cédulas de papel, que proporcionavam enormes possibilidades de fraudes e que faziam a gente perder um tempão esperando na fila. Com a adoção das urnas eletrônicas o processo de votação ficou muitíssimo mais seguro e rápido.


Há pouco tempo outra moderna medida de segurança começou a ser implantada em todo o país. Regulamentado pela Resolução-TSE nº 23.335/2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral. Trata-se de um sistema criado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa previamente cadastrada, a partir das suas impressões digitais.  
A palavra biometria vem do grego bios (vida) e metron (medida) e é utilizada para melhorar a segurança ou conveniência dos cidadãos. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. Além disso, muitas empresas adotam tais sistemas para acesso às suas instalações ou utilização de seus serviços.


No caso do cadastramento que será efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados serão coletados por um scanner de alta definição. Nos municípios sob revisão, os eleitores serão convocados para comprovar o domicílio eleitoral, ou seja, que possuem vínculos com a cidade onde votam, apresentando a documentação exigida. O processo é obrigatório e tem prazo certo. Aqueles que não comparecerem ou não comprovarem tal vínculo têm o título cancelado.
Vale lembrar que os eleitores de voto facultativo (os que têm entre 16 e 17 anos, os analfabetos e os maiores de 70 anos) também devem comparecer para a identificação biométrica, para não terem seu título eleitoral cancelado.


Conforme informações do TRE-MG, a cidade de Espinosa já começou a providenciar o recadastramento biométrico dos seus eleitores, na quarta-fase do projeto de modernização. De 4 de fevereiro a 14 de maio de 2015 estarão sendo identificados seus 25.332 eleitores.
Se você é eleitor na cidade de Espinosa, não perca tempo e veja o que é preciso levar e onde conseguir informações mais detalhadas sobre o processo.

Período de recadastramento: de 4 de fevereiro a 14 de maio de 2015
Datas e horários de atendimento: de segunda a sábado, das 9h às 18h
Local: Cartório Eleitoral, Avenida Doutor José Cangussu, 148 - Centro 
Documentos necessários:
1. Documento oficial de identificação
2. Comprovante de endereço, de preferência em nome do eleitor
3. Título eleitoral e CPF (se possuir)
4. Certificado de reservista, para homens maiores de 18 anos

Se houver dúvidas, ligue: Disque-Eleitor: 148 ou Cartório Eleitoral: (38) 3812-1606
Um grande abraço espinosense.


Confira o cronograma do recadastramento biométrico em Minas Gerais:

Primeira fase (2009 – 2010)
De novembro de 2009 a fevereiro de 2010, nos municípios de Curvelo, Pará de Minas, Ponte Nova e São João Del Rei. 

Segunda fase (2011 – 2012)
De setembro de 2011 a fevereiro de 2012, em 17 municípios.
Araporã
Bom Jesus do Amparo
Cachoeira Dourada
Camanducaia
Coimbra
Divinésia
Estrela Dalva
Faria Lemos
Galileia
Itaguara
Marmelópolis
Mata Verde
Montezuma
Santa Efigênia de Minas
Santa Rita do Itueto
Santo Antônio do Rio Abaixo
Umburatiba

Terceira fase (2013 - 2014)
De março a novembro de 2013, nos municípios de Brás Pires, Divinópolis, Dores do Turvo, Senador Firmino e Tapira.

Quarta fase (2015)
De fevereiro a dezembro de 2015, em 71 municípios, inclusive Espinosa.

Nas Eleições 2014, quase 500 mil eleitores mineiros votaram em urnas biométricas. Isso superou a meta estabelecida no planejamento estratégico 2013-2014 do TRE-MG, de ter 2,5% (375 mil) dos eleitores do Estado recadastrados biometricamente.
Fonte: tre-mg.jus.br

1184 - AABB Montes Claros reforma seu ginásio poliesportivo

Com muita música, alegria, esporte e confraternização, além da presença dos atletas do Montes Claros Vôlei, a diretoria da Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros entregou aos associados, na noite desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, o ginásio poliesportivo com o piso totalmente reformado.
A cerimônia de reinauguração contou ainda com a presença de todos os membros da diretoria capitaneada pelo presidente Mauro Rodrigues e de uma banda de metais com a presença do grande amigo Ivo Cândido, que deu um show tocando marchinhas, músicas de diversos estilos e o Hino Nacional na abertura do evento.
O evento começou com uma partida de futsal entre associados seniors do clube, vencido pelo time azul por 6 x 4.
Time Azul: João Vítor, Chico, Bispo, Deraldo, Adão e Carlão.
Time Amarelo: Rafael, Niélson, Eustáquio, Coutinho e Mauro Ramires.
Logo após a partida, aconteceu a cerimônia de abertura do evento com a presença da diretoria do clube, de um representante da prefeitura de Montes Claros, de jornalistas e do elenco do Montes Claros Vôlei, que participou de brincadeiras e sorteio de camisas com a turma presente no ginásio.
Para encerrar, uma animada confraternização com muita cerveja, churrasco e música, em um ambiente de amizade e harmonia. 
Um grande abraço espinosense.