Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

1119 - Duelo de gigantes das Minas Gerais

Uma pequena pausa no acompanhamento do Campeonato Brasileiro para focar toda a atenção na inédita decisão da Copa do Brasil que, na noite desta quarta-feira, dia 26 de novembro, vai alucinar todos os cantos das Minas Gerais (quiçá do Brasil e do mundo) onde existir fanáticos atleticanos e cruzeirenses. É a primeira vez que os dois gigantes do futebol mineiro decidem um título nacional. Motivo de orgulho para os torcedores mineiros e fonte de muita rivalidade e brincadeiras que só aumentarão após a decisão, qualquer que seja o resultado.
E esse título vale muito para ambas as equipes, no mínimo pela eterna rivalidade. Para o Cruzeiro, significa a concretização de uma segunda conquista histórica, a Tríplice Coroa, com os títulos de Campeão Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil, esta última pela quinta vez. Para o Atlético significa uma conquista inédita de um título nacional e a consequente classificação à disputa da Copa Libertadores da América de 2015, que terá de volta grandes equipes da América como Boca Juniors, River Plate e Colo Colo.


Confortavelmente posicionado após a notável conquista antecipada do Brasileirão, o time da Toca da Raposa entrará em campo descompromissado com a necessidade de se classificar à Libertadores, feito já alcançado com o seu quarto título nacional. Jogará tranquilo, apesar de ter a necessidade de reverter um resultado negativo de 2 x 0 conseguido pelo Atlético na primeira partida da decisão disputada no Estádio Independência.
Ao Atlético só restará o título para assegurar a sua participação na próxima competição sulamericana de clubes. Com a vantagem de ter vencido o primeiro embate, cabe ao time da Cidade do Galo resistir à verdadeira avalanche de ataques que virão do excelente time cruzeirense, destaque da temporada.
Será, para nós amantes do futebol, mais uma prova homérica de tolerância à ansiedade, à angústia e à emoção que somente uma partida de futebol, principalmente um Atlético e Cruzeiro, pode proporcionar. Os sentimentos de inquietude e aflição estarão saindo pelos poros em cada instante da disputa e uma cerveja gelada poderá ser uma necessidade inevitável para que se consiga chegar ao final da partida ainda vivo e com o coração ileso.


Mesmo para nós, atleticanos, acostumados à essa tortura constante, essa quarta-feira será um espetáculo de emoções extremas que, esperamos, termine com o brilho dos olhos sendo embaçado pelas lágrimas de alegria e prazer por mais uma suada conquista atleticana. Se for o Cruzeiro o vencedor, conquistando de forma brilhante mais uma Tríplice Coroa, que os seus torcedores comemorem bastante, extravasando toda a sua alegria e contentamento pelo grande feito alcançado. Qualquer que seja o desfecho desta batalha do esporte, é imprescindível que tudo transcorra na mais completa paz e harmonia, com muita gozação e brincadeira, mas sempre com o maior respeito e serenidade para com o adversário. Somos adversários, não inimigos! E todos irmãos em Cristo.
Fico até imaginando possíveis situações que podem acontecer nesta partida. Já pensou se o Cruzeiro consegue uma vitória por 2 x 0, um resultado completamente normal, e leva a decisão para os pênaltis? Será um teste e tanto para os nossos já afadigados corações. Não vai ser nada fácil!
Então é esperar que o melhor vença e que saibamos reconhecer o mérito do outro, mesmo porque é uma vitória e tanto do futebol mineiro contar com os seus maiores clubes no topo do cenário esportivo nacional. 
Um grande abraço espinosense e viva o futebol das Gerais!