Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 23 de novembro de 2014

1118 - Cruzeiro, mais uma conquista histórica

De maneira incontestável, a equipe mineira do Cruzeiro Esporte Clube conquistou agora há pouco o seu quarto título brasileiro de futebol. Ainda faltam duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro de Futebol, mas o Cruzeiro não pode mais ser alcançado e conquistou brilhantemente o título pela segunda vez consecutiva. Com a vitória de hoje sobre o Goiás por 2 x 1, o Cruzeiro chegou ao seu 36º jogo na competição, com 76 pontos conquistados, 23 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, 64 gols marcados e 36 sofridos, com um aproveitamento de 70,4%.

Dados da partida:

Cruzeiro 2 x 1 Goiás
36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Mineirão, Belo Horizonte

Cruzeiro: Fábio, Mayke (Eurico), Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva (Nílton), Henrique, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marcelo Moreno (Júlio Baptista) e Willian.
Goiás: Renan, Tiago Real, Jackson, Pedro Henrique e Felipe Saturnino (Lima); Amaral, David (Wellington Júnior), Thiago Mendes e Ramon (Esquerdinha); Erik e Samuel.

Gols: Ricardo Goulart (CRU) 13 min , Samuel (GOI) 22 min, Éverton Ribeiro (CRU) 17 min 2º tempo
Cartões amarelos: Tiago Real (GOI), Henrique (CRU)

Esses são os atletas Campeões Brasileiros de 2014 pelo Cruzeiro:
Goleiros: Fábio (34 anos), Rafael (25 anos), Élisson (27 anos) e Alan (20 anos);
Defensores: Ceará (34 anos), Mayke (22 anos), Léo (26 anos), Bruno Rodrigo (29 anos), Dedé (26 anos), Manoel (24 anos), Breno (24 anos), Alex (21 anos), Egídio (28 anos) e Samúdio (28 anos);
Meio-campistas: Lucas Silva (21 anos), Nílton (27 anos), Henrique (29 anos), Tinga (36 anos), Willian Farias (25 anos), Eurico (20 anos), Marlone (22 anos), Júlio Baptista (33 anos), Éverton Ribeiro (25 anos), Ricardo Goulart (23 anos) e Álisson (21 anos);
Atacantes: Borges (34 anos), Dagoberto (31 anos), Hugo Ragelli (19 anos), Judivan (19 anos), Marcelo Moreno (27 anos), Marquinhos (25 anos), Neílton (20 anos) e Willian (28 anos).


Uma conquista nunca é só dos jogadores. Tem muita gente envolvida no processo, todos com a sua importante participação na trajetória até a vitória final e o título. Então, torcida cruzeirense, conheçam os personagens que trabalharam duro fora de campo e foram fundamentais em mais essa conquista: 
Presidente: Gilvan de Pinho Tavares
Diretor de Futebol: Alexandre Mattos
Gerente de Futebol: Valdir Barbosa
Supervisor de Futebol: Benecy Queiroz
Diretor de Comunicação: Guilherme Mendes
Treinador: Marcelo Oliveira
Auxiliares Técnicos: Tico dos Santos e Ageu Gonçalves
Preparadores Físicos: Juvenílson de Souza, Quintiliano Lemos e Eduardo Freitas
Preparador de Goleiros: Robertinho
Médicos: Sérgio Freire Júnior, Leonardo Corradi e Walace Espada
Fisiologistas: Eduardo Pimenta e Rodrigo Morandi
Nutricionista: Flávia Almeida
Massagistas: Barjão e Álisson Lima da Silva
Roupeiro: Geraldo Barros e José Eduardo Gil
Fisioterapeutas: André Rocha, Charles Costa, Ronner Bolognani e Jomar Ottoni
Enfermeiro: Marco Antônio
Assessor de Imprensa: Bruno Faleiro
Analista de Desempenho: André Batista
Auxiliar de Campo: Vagner Gonçalves
Almoxarife: Carlos Roberto
Administrador da Toca II: Otávio Coutinho
Um grande abraço espinosense e parabéns ao Cruzeiro e aos seus torcedores por mais essa conquista.


1117 - A mágica terra do gelo: Islândia

Iceland, ou "Terra do Gelo", ou ainda Islândia, é a segunda maior ilha da Europa, atrás da Grã-Bretanha. Uma terra de belas paisagens em um local inóspito e selvagem, recheado de vulcões, cachoeiras caudalosas, grandes penhascos, vales profundos, piscinas geotérmicas, geleiras, lagos e até gêiseres. 
A capital é Reykjavik, uma cidade moderna, fria e com noite agitada, com pouco mais de 120 mil habitantes. O país inteiro tem cerca de 320 mil habitantes. Foi neste pedaço lindo do mundo que este vídeo foi filmado, com o processo da aceleração das imagens, com produção e direção de Massimo Fusaro. Não se espante com algumas distorções no som do vídeo. É que a música tem algumas variações no volume durante a sua exibição.
São imagens estupendas de um recanto distante e pouco conhecido do mundo, mas repleto de belezas naturais que merecem um dia ser conhecidas.
Um grande abraço espinosense.

1116 - Evento Cultural em Espinosa, o IV Café com Letras

Em uma cidade carente ao extremo de eventos e possibilidades culturais, principalmente para a população mais humilde, é reconfortante perceber o formidável trabalho realizado pelos professores e alunos da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, com a realização de mais uma edição do evento Café com Letras, desta vez o de número quatro.
O tema desenvolvido neste ano foi o Romantismo, movimento artístico, político e filosófico surgido na Europa no final do século XVIII que se traduzia em uma visão de mundo centrada no indivíduo, com ênfase nos dramas humanos, na emoção exacerbada dos amores trágicos, na fuga da realidade e nos ideais cheios de utopia e lirismo. No Brasil, nas fases do Romantismo, destacaram-se, entre outros, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Tobias Barreto e José de Alencar.
No evento literário realizado no dia 14 de novembro passado, foram apresentadas poesias dramatizadas, com efetiva participação dos alunos, funcionando como atores.
Para mais informações, leia o informativo enviado pela Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira:

O Café com Letras é um projeto que integra a proposta pedagógica da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira e é realizado a cada dois anos. E, neste ano de 2014, escolheu como eixo-temático o Romantismo, em suas três fases: Indianismo, Ultrarromantismo (Mal do Século) e o Condoreirismo.
O IV Café com Letras ocorreu no dia 14 de novembro de 2014, às 20 horas, na sede da escola, e teve como convidados alunos, pais dos alunos que estavam se apresentando e representantes da sociedade local. 
A ornamentação teve um brilho especial, com uma aldeia indígena no pátio de entrada da escola e alunos caracterizados de índios.
Os alunos fizeram a diferença e deram um verdadeiro show de compromisso e talento nas apresentações, começando com a encenação de "Iracema", de José de Alencar, seguido de uma dança folclórica indígena.  Poesias foram encenadas e dramatizadas, tendo destaque "Tragédia no Lar", de Castro Alves.
O Café com Letras homenageou ainda, a competente professora Wânia Maria Ferreira Pimentel, com o poema de sua autoria, "Paraíba", e o funcionário Uílson Pedro Rodrigues, com a poesia "Casa Abandonada".
No final, o público foi surpreendido com a apresentação de música ao som do violino, além do lançamento do livro "Segure Minha Asa", de autoria de um dos alunos da escola, o jovem Marcos Birkhauer.
Maria das Graças Gonçalves Lopes, pela E. E. Betânia Tolentino Silveira

Gostaria muito de estar presente, mas infelizmente não pude comparecer. Na oportunidade, quero agradecer à diretora da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, Ângela Oliveira Prates, pelo convite e parabenizar a todos os educadores e funcionários deste estabelecimento de ensino pela dedicação em prol da educação espinosense. Que Deus os proteja! Não desistam e continuem esse maravilhoso trabalho.
Em tempo, um agradecimento especial a Wagner Oliva, do Jornal de Espinosa, de quem "tomei emprestado" algumas fotografias.
Um grande abraço espinosense.