Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 15 de novembro de 2014

1109 - As cores e sabores do Mercado Municipal de Espinosa

Sábado de manhã, dia de ir à feira em Espinosa, no Mercado Municipal. No terreno do antigo Campão, onde partidas memoráveis do futebol espinosense foram disputadas, entre elas clássicos inesquecíveis como Espinosense x Santa Cruz ou Minas x Cruzeirinho. Joguei e assisti a muitas partidas neste campo, quando jovem. Mas agora o lugar serve para outra coisa, para abrigar dezenas de pequenos comerciantes que abastecem os lares espinosenses de gêneros alimentícios e outras especiarias da nossa região. 
Lá você encontra os familiares e amigos, como também frutas, legumes, peixes, farinha de mandioca, arroz, feijão, queijos, requeijões, rapaduras, doces, espetinhos, carnes, linguiças, biscoitos, pastéis e até o famoso e tradicional quebra-queixo. E se você não quiser carregar a sua feira, por estar muito pesada, então é só alugar um carrinho de mão com a meninada trabalhadora sempre ali postada à espera de um chamado.
Esse é o cenário estimulante e prazeroso do nosso centro de abastecimento. Ali você encontra quase tudo que precisa. Se você estiver disposto a tomar um cafezinho, tem. Se preferir uma cervejinha ou até uma cachacinha, também tem. Mas se você quer apenas sentir o calor humano do nosso povo, não há melhor lugar. É um dos lugares indispensáveis para minha visita quando estou em Espinosa.  
Um grande abraço espinosense.





























1108 - Homens, chega de machismo! Cuidem-se!

É bastante notório que os homens morrem mais cedo do que as mulheres. Isso pode ser percebido facilmente. Basta fazer uma simples pesquisa nas cidades brasileiras, por exemplo em Espinosa, e notar quantas viúvas estão ao seu redor. Eu vejo isso claramente na minha Rua da Resina, onde isso é fácil de perceber. Isso pode ser explicado pelo simples fato de ser os homens as maiores vítimas de acidentes de trânsito e de assassinatos.
Entretanto, uma grande parte dessa situação deve-se também à lamentável resistência dos homens em ir ao médico e fazer exames de saúde. O preconceito, a desinformação e o machismo são fatores preponderantes para que eles se recusem a fazer, principalmente, o exame de toque retal, imprescindível para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.
Para tentar mudar esse quadro, foi criada, há 5 anos, a campanha Novembro Azul, idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O intuito é difundir informações completas sobre a doença e conscientizar os homens sobre a importância de se submeter a exames anuais para a descoberta precoce do câncer de próstata. Conforme os especialistas, a chance de cura de um câncer de próstata diagnosticado precocemente é alta, cerca de 90%. Ao contrário da descoberta após o aparecimento dos primeiros sintomas, quando cerca de 95% dos casos já estão em fase avançada, com poucas chances de cura.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença acomete um a cada seis homens no Brasil, com estimativas de 69 mil novos casos diagnosticados neste ano de 2014 no país, causando cerca de 13 mil óbitos em decorrência da doença.
O câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino. A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha e que pesa cerca de 20 gramas. Ela se localiza abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Não é possível evitar essa doença. Mas pode-se diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%. São fatores de risco: a idade, o histórico familiar, a raça (maior incidência em negros), a alimentação inadequada, o sedentarismo e a obesidade. Entre 10% e 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. Por isso, o exame de toque e o PSA são complementares.
A recomendação é para que os homens, a partir de 50 anos, façam o exame periódico de PSA e o de toque retal. Se houver histórico familiar e se a pessoa for negra ou obesa, a recomendação é procurar um urologista a partir dos 45 anos.A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.
No dia 17 de novembro se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. 
Então, meus amigos, deixem de lado o machismo, o preconceito, a vergonha, e se cuidem, indo ao médico anualmente para fazer os exames necessários para manter a sua saúde e evitar essa terrível doença. Eu já me cuido. Faça você também o mesmo.
Mais informações estão no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br.
Um grande abraço espinosense.