Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

1100 - Goleiro espinosense Ivan ajuda o Joinville no acesso à Série A do Brasileirão após 28 anos de ausência

Um feito memorável! Depois de uma suada vitória por 2 x 1 sobre o Sampaio Corrêa, ontem à noite no Estádio Castelão, em São Luís do Maranhão, a equipe catarinense do Joinville conseguiu retornar à primeira divisão do futebol brasileiro depois de 28 anos de afastamento, enchendo de alegria a sua comissão técnica, os seus jogadores, a apaixonada torcida tricolor do JEC e todos nós, espinosenses, admiradores do nosso grande goleiro Ivan. 
A conquista histórica vem depois de ganhar a Série C em 2011 e ficar em sexto lugar nos campeonatos de 2012 e 2013 na Série B. Neste ano de 2014, finalmente veio o acesso à elite do futebol brasileiro, com quatro rodadas de antecedência. A fundamental vitória contou com gols de Éverton e Fernando Viana e com a segurança de Ivan no gol. O Joinville chegou aos 66 pontos conquistados em 34 partidas, com 20 vitórias, 6 empates e 8 derrotas e um aproveitamento de 64,7%, com 50 gols marcados e 29 sofridos. O artilheiro da equipe na competição é o atacante Jael, com 12 gols. Edigar Júnio marcou 11 gols. 
Nomes conhecidos nacionalmente estão diretamente ligados à conquista do Joinville. Ramon, ex-jogador, é o atual auxiliar-técnico da equipe, bem como o ex-jogador César Sampaio, que é o coordenador de futebol. Alguns jogadores do elenco são conhecidos em Minas, como o ex-cruzeirense Éverton e o ex-atleticano Fillipe Soutto.
Na partida que sacramentou o acesso à Série A, o Joinville jogou com Ivan, Édson Ratinho, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Anselmo, Éverton e Marcelo Costa (Fabinho); Fernando Vianna (Fillipe Soutto) e Edigar Júnio (Franco).
Mais uma vez o nosso conterrâneo Gilsivan Soares da Silva nos enche de orgulho com a brilhante conquista do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro pela equipe do Joinville. Exemplo de humildade, perseverança e dedicação à profissão, Ivan estará em ação no ano que vem enfrentando os grandes clubes do país, entre eles o Atlético e o Cruzeiro. Os nossos parabéns e o desejo que o seu sucesso continue.
Um grande abraço espinosense.




Confira a vitoriosa trajetória do Joinville em direção à Série A do Campeonato Brasileiro:
Como mandante:
13 vitórias
3 x 0 Portuguesa-SP
2 x 1 Icasa-CE
1 x 0 Náutico-PE
1 x 0 América-RN
1 x 0 Vila Nova-GO
3 x 1 Sampaio Corrêa-MA
2 x 1 Boa Esporte-MG
2 x 1 Oeste-SP
3 x 0 Paraná-PR
2 x 0 Atlético-GO
3 x 0 Ceará-CE
3 x 0 ABC-RN
1 x 0 Bragantino-SP
3 empates
0 x 0 Vasco-RJ
1 x 1 América-MG
1 x 1 Santa Cruz-PE
1 derrota
0 x 1 Avaí-SC

Como visitante:
7 vitórias
3 x 2 Paraná-PR
3 x 1 Ceará-CE
2 x 1 Portuguesa-SP
2 x 1 Náutico-PE
1 x 0 Vila Nova-GO
3 x 0 Avaí-SC
2 x 1 Sampaio Corrêa-MA
3 empates
0 x 0 Atlético-GO
2 x 2 Luverdense-MT
1 x 1 Icasa-CE
7 derrotas
3 x 1 América-MG
2 x 0 Santa Cruz-PE
2 x 1 ABC-RN
1 x 0 Bragantino-SP
2 x 0 Ponte Preta-SP
2 x 0 Vasco-RJ
1 x 0 América-RN

1099 - Uma chance para mudarmos o cenário político do Brasil

Nós, brasileiros, sempre estamos prontos e decididos a criticar a tudo e a todos, opinando com veemência contra os desmandos perpetrados pelos nossos políticos. Bradamos enfaticamente contra a má atuação dos nossos representantes, eleitos por nós mesmos, e explicitamos com fervor o nosso repúdio à corrupção. Pois bem, chegou a hora de sairmos da simples vocalização para a ação efetiva. A oportunidade está à nossa frente para que possamos dar a nossa importante contribuição para o combate à corrupção, para a melhoria do processo eleitoral e uma melhor composição dos representantes eleitos no Congresso Nacional, espelhando melhor as várias faces da sociedade brasileira.
Por iniciativa de órgãos de alta credibilidade no país, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), entre outros, está sendo proposto o Projeto de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que tem como objetivo mudar as regras de financiamento de campanhas, combater o caixa dois e aperfeiçoar o processo de escolha dos candidatos, possibilitando também um maior espaço às mulheres. 
Antes que alguém se surpreenda e se assuste com a proposta, ressalte-se que é um processo supra-partidário e de iniciativa amplamente popular. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa necessária ideia para o aperfeiçoamento do nosso processo político, que já conta com mais de 520 mil assinaturas. Leia atentamente a proposta, reflita sobre o seu conteúdo e não deixe de participar.  


O povo brasileiro obteve importantes avanços políticos, econômicos, sociais, ambientais e na luta contra todo tipo de discriminação. Todavia persistem graves problemas a serem resolvidos. Eles se expressam, de forma aguda, na crise urbana, na baixa qualidade do transporte público das grandes cidades, na violência crescente, na carência de esporte e lazer para a juventude, na deficiência da educação, na precariedade da saúde pública, na falta de terras para os trabalhadores sem-terra, entre outros tantos problemas.
E por que tais antigos problemas não são resolvidos? Porque a solução deles depende da aprovação de um conjunto de reformas, entre as quais, a reforma urbana, reforma agrária, reforma tributária e democratização dos meios de comunicação. E a aprovação destas reformas depende do Congresso Nacional. Todavia a atual composição do Congresso impede que tais reformas sejam aprovadas porque ele representa os interesses da minoria da sociedade e as reivindicações da maior parte da população não são ouvidas. Isto só será possível com uma forte pressão popular sobre os deputados e senadores. 
Assim foi criada essa Coalizão, uma articulação da sociedade brasileira visando a uma Reforma Política Democrática. É composta atualmente por 101 entidades, movimentos e organizações sociais. 
Necessita-se de aprovar uma reforma política capaz de construir um sistema político mais democrático e representativo no País. É preciso urgentemente resolver quatro problemas estruturantes do sistema político brasileiro, a saber: 
1) o financiamento de campanhas por empresas e a consequente corrupção eleitoral; 
2) o sistema eleitoral proporcional de lista aberta de candidatos; 
3) a sub-representação das mulheres;
4) a deficiente regulamentação dos mecanismos da democracia direta.
O problema estrutural mais grave que afeta o processo democrático brasileiro é o financiamento de campanha eleitoral por empresas, uma das principais causas da corrupção no Brasil. Isto porque o poder político daí originado não representa os interesses da maioria da população brasileira. O financiamento dos candidatos se origina de recursos privados, de pessoas físicas e de empresas, pessoas jurídicas. A contribuição das empresas ao financiamento das campanhas eleitorais representam mais de 95% do total arrecadado.
Para dar resposta à influência do poder econômico nas eleições, o projeto prevê a proibição do financiamento de campanhas por empresas e propõe o Financiamento Democrático de Campanha. Este tipo de financiamento visa criar condições de uma disputa igualitária e democrática. O Financiamento Democrático de Campanha será realizado através do Fundo Democrático de Campanha e do financiamento de pessoas físicas. O Fundo Democrático de Campanha será constituído por recursos do Orçamento Geral da União, multas administrativas e penalidades eleitorais. Os recursos do Fundo serão destinados exclusivamente aos partidos políticos. No segundo turno das eleições proporcionais os candidatos receberão do partido recursos em igualdade de condições. 
O financiamento de pessoas físicas será de, no máximo, R$ 700,00, corrigidos por índices oficiais, a cada eleição. E o total destas contribuições não poderá ultrapassar 40% dos recursos públicos destinados ao candidato. Isto para impedir uma nova forma de influência do poder econômico nas eleições com repasse de recursos a determinado candidato por intermédio de “laranjas”. 
A Justiça Eleitoral ficará encarregada de organizar um Fórum de Controle Social do Fundo Democrático de Campanha.
Constatada a contribuição ilegal de empresas o candidato terá seu registro de candidatura cassado, a empresa ficará proibida de contratar com o poder público por cinco anos e receberá multa de 10 vezes o valor da contribuição.



Essas são apenas algumas partes do projeto. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.reformapoliticademocratica.org.br/.
Mesmo que você concorde apenas em parte com as propostas e tenha outras ideias, não deixe de enviar a sua colaboração. Somos nós que construímos o nosso país e nada mais justo que participemos ativamente das mudanças tão necessárias para o seu futuro.
Um grande abraço espinosense.