Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

1074 - A arte matuta e brasileira de Jessier Quirino

Um craque da poesia matuta foi-me apresentado há pouco pelo meu irmão José de Freitas Tolentino, que mora em Gurupi, no estado do Tocantins que, através de um e-mail, me mostrou a arte deste paraibano arretado que espalha pelo país a infinita beleza, brasilidade e humor escrachado das histórias de vida dura dos moradores do Sertão do Brasil.
Quarto filho de Antônio Quirino de Melo e Maria Pompéia Araújo de Melo, nascido no dia 30 de abril de 1954 em Campina Grande, na Paraíba, o poeta (e arquiteto) Jessier Quirino de Araújo desde muito cedo demonstrou aptidão artística. Inicialmente para desenhar. Depois, para compor, escrever poemas satíricos, paródias e memorizar poesias dos mestres já consagrados, influenciado por um misto de influências poéticas. Sua história sempre foi preenchida com arte, aos atos de desenhar, pintar, tocar violão, compor alguma coisa, ouvir, dizer causos e recitar, conforme seu próprio relato. Destaca-se pela presença de palco, por uma memória extraordinária e pelo varejo das histórias, que vão desde a poesia matuta, impregnada de humor, neologismos, sarcasmo, amor e ódio, até causos, côcos, cantorias, músicas, piadas e textos de nordestinidade apurada. Nos espetáculos com fundo musical, apresenta-se acompanhado de músicos de primeira grandeza, entre os quais dois filhos seus, que dão um tom majestoso e solene ao recital. São eles: Vítor Quirino (violão clássico), André Correia (violino) e Matheus Quirino (percussão). Os músicos Letinho (violão) e China (percussão) atuam nos espetáculos mais elaborados.
Também é escritor e lançou os livros "Paisagem de Interior", "Chapéu Mau e Lobinho Vermelho", "Política de Pé de Muro", "Agruras da Lata D´Água", "Papel de Bodega", "Bandeira Nordestina", "Berro Novo" e "Prosa Morena".
Residindo atualmente em Itabaiana, foi a partir de 2001, já com obra e talento reconhecidos por público e crítica, que passou a viver exclusivamente da atividade artística, em espetáculos de teatro, eventos culturais, pedagógicos e empresariais em todo o Brasil.
Fonte: jessierquirino.com.br
Conheçam um pouco desse original artista brasileiro, que trava uma batalha diária para não deixar desaparecer a essência do bravo povo do Sertão nordestino.
Um grande abraço espinosense. 



1073 - A maldita corrupção

Não é de hoje que a maldita corrupção infesta os porões do poder em todos os níveis e em todas as partes do mundo. Desde tempos incertos, dos impérios romano e grego, esta praga vem causando estragos nas estruturas administrativas dos países do mundo, sem exceção, com diferentes graus de alcance destrutivo.
Muito já se tentou para combater este mal no mundo, como a criação da instituição Transparência Internacional, em 1993, pela iniciativa de várias organizações de países democráticos. Com o objetivo de recuperar dinheiro desviado de países, através de subornos, lavagem de dinheiro e outros atos criminosos, foi assinada em 2003, por mais de 110 países, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. No Brasil, o Instituto Transparência Brasil também se esforça para combater a corrupção e os desvios de dinheiro público. Uma ótima ação foi tomada pelo governo brasileiro, que criou o site portaldatransparencia.gov.br, onde disponibiliza informações oficiais sobre despesas, receitas, transferências de recursos e gastos do governo, com acesso livre a qualquer cidadão a dados atualizados diariamente.
Entre os protagonistas desse mal estão funcionários públicos, empresários e políticos que, para conseguirem mais lucro e poder, usam de todas as possibilidades, certas ou erradas, justas ou injustas, éticas ou não éticas, para atingirem os seus sórdidos objetivos. Cabe ressaltar, entretanto, que eles não estão sozinhos nesta verdadeira praga humana. Nós, cidadãos comuns, somos parte importantíssima desta engrenagem que desvia recursos que deveriam ser aplicados na melhoria da vida das comunidades. Quando compramos produtos falsificados, subornamos o policial rodoviário ou o guarda com o dinheiro da famosa "cervejinha", sonegamos impostos, furamos a fila, damos uma "agrado" para recebermos um atendimento preferencial nas repartições públicas, aplicamos recursos nas campanhas políticas para receber adiante em dobro, estamos simplesmente atuando plenamente como agentes da corrupção, sem desculpas.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de acessar o site transparencia.org.br e o site muco.com.br. Lembre-se que a corrupção é um câncer impossível de ser totalmente erradicado, pela própria essência do ser humano, mas um país menos corrupto começa com as suas atitudes mais elementares em casa, na rua e no trabalho. Faça a sua parte!
O vídeo publicado abaixo, da fábula da corrupção, nos conta de forma bem humorada e didática a forma como a corrupção se instala sorrateiramente nos negócios e na vida de todos.
Um grande abraço espinosense.