Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

1056 - O nosso poeta maior Teotônio Barbosa Lima

Ganhei de presente há algum tempo dois livros do poeta espinosense Teotônio Barbosa Lima, o que muito me alegrou. Já havia agendado uma postagem sobre ele e a chegada dos livros me deu combustível para celebrar aqui no nosso blog a sua veia artística. São dois volumes, "Versos e Reflexos de um Velho Coração Infantil" e "Versos que Fiz Brincando". Lá estão poemas sobre os mais variados temas, desde os "Velhos Tempos" e a "Alegria de Viver" até saudações à cidade de Mamonas e ao nosso belo educandário Comendador Viana.
Aos que ainda não sabem de quem se trata, eis um breve relato da sua vida, conforme informações encontradas em um dos seus livros. 
Teotônio Barbosa Lima nasceu em Espinosa, no dia 26 de dezembro de 1920, filho de Antônio Barbosa Lima e Maria Alcinda Barbosa. No ainda Grupo Escolar Comendador Viana fez o curso primário. Trabalhou como funcionário público municipal, alfaiate e comerciante e foi eleito vereador e Presidente da Câmara de Espinosa. Por oito anos, participou do programa radiofônico "Hora da Poesia" na Rádio Educadora de Espinosa (que já não existe), levando poesia e arte à população da cidade. É casado com Julieta Tolentino de Oliveira desde 5 de outubro de 1943 e tem 6 filhos.
É gratificante ver, em uma cidade que não possui uma política cultural mínima, alguém se dedicar à criação poética e à divulgação de suas ideias sobre o mundo através da arte. Fico imaginando quanta gente talentosa deve existir em Espinosa e que não tem motivação ou oportunidade para expressar os seus dons artísticos por falta de uma secretaria de cultura atuante na cidade. Uma pena, realmente! 
Seu Teotônio é um apaixonado pelas palavras, mesmo tendo cursado apenas o curso primário. Isso não foi empecilho para que ele se dedicasse à leitura de tudo o que lhe chegasse às mãos e, de forma autodidata, construísse uma história de amor e devoção ao conhecimento, em especial à poesia.
Vindo de família humilde, criou e encaminhou os filhos todos no caminho do bem e dos estudos: Bernadete, Bolivar, Jayme, José Geraldo, Juraci e Neuza.
Em suas criações poéticas, combinadas com seu jeito sereno e pueril, ele espalha o amor, o carinho, a felicidade, a harmonia, a fé em Deus e Nossa Senhora, o apreço pela família e pela sua terra natal, a amizade e o otimismo na vinda de dias melhores para todos.
Ao Seu Teotônio, nosso poeta, a minha admiração, respeito e carinho, não só pelo valor da sua obra artística em uma cidade tão carente de cultura, como também pela sua trajetória de vida familiar, social e profissional repleta de dignidade e retidão.
Ao seu filho, Juraci, o meu agradecimento pelos presentes e o meu abraço amigo.
Um grande abraço espinosense.



Meu Coração
Teotônio Barbosa Lima

O meu coração é como uma casa grande,
Muito arejada, cheia de compartimentos,
Dentro dela, as minhas alegrias se expandem,
E dela eu tiro os melhores pensamentos.

Nela recebo alegrias, emoções e dores,
Havendo lugar até para os sofrimentos,
Só não existe lugar para rancores,
E muito menos para guardar ressentimentos.

Que ela seja assim por toda a minha vida,
Guardando apenas as passagens bem vividas,
De pura felicidade e nunca igualáveis!

E que não me sobre nenhuma sombra de mágoas,
Rolando todas pelo correr das águas,
Restando apenas alegrias incomparáveis.

1055 - Espinosa disponível para o mundo no Google Street View

Talvez eu seja o último espinosense a me dar conta disso, mas só ontem eu tomei conhecimento de que já estão disponíveis na Internet as imagens das ruas de Espinosa no Google Street View, uma verdadeira maravilha da tecnologia dos tempos modernos. Fui avisado da novidade pelo meu chefe no trabalho, o Hernan Rocha. Logo que cheguei em casa, fui confirmar a informação e fiquei bastante animado com a notícia, já que através desta ferramenta espetacular disponibilizada gratuitamente na Web, os nossos conterrâneos que residem bem distantes de Espinosa, alguns com vários anos sem visitá-la, poderão perambular tranquilamente pelas ruas da cidade e matar a enorme saudade da terrinha querida.
Para quem ainda não conhece este recurso extraordinário da informática, o Google Street View disponibiliza imagens panorâmicas de 360 graus na horizontal e de 290 graus na vertical, das praças, ruas e avenidas das cidades. Ele foi lançado em 25 de agosto de 2007, com a cobertura inicial de apenas cinco cidades americanas: São Francisco, Las Vegas, Denver, Miami e Nova Iorque. A partir daí, foram incluídas novas cidades americanas e outros países como França, Itália, Austrália, Japão e Espanha até o final de 2008. A partir de 2009 boa parte do resto do mundo também foi filmada, inclusive o Brasil, em setembro de 2010. 
Não tenho absoluta certeza, mas tudo indica que as imagens de Espinosa foram filmadas em junho de 2012, mas só há pouco tempo foram liberadas na rede mundial de computadores, já que eu sempre acessava e não as encontrava disponíveis. A paisagem já mudou bastante de lá pra cá na cidade, mas muita coisa permanece inalterada. Na Praça Antonino Neves, por exemplo, ainda não estava concluída a sede da APAE e nem existia a casa da minha amada Tia Lia. Legal também é descobrir nas imagens, mesmo com os rostos borrados pelo Google, personagens bastante conhecidos da nossa terra, como Xará (Na Rua 9 de Março) e Tone Barbosa (Na praça Coronel Joaquim Tolentino, em frente à casa dos seus pais).
Àqueles que ainda não fizeram uso deste dispositivo extraordinário da tecnologia, eu os convido a experimentar essa fantástica viagem virtual que parece nos transportar e nos fazer sentir presentes nas ruas da nossa cidade. Não deixem de utilizá-lo, principalmente os que estão a milhares de quilômetros de distância de casa, da nossa terrinha. Vocês não se arrependerão, eu aposto!
Para saber como funciona o processo de coleta de imagens, dê uma olhada aqui: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/maps/about/behind-the-scenes/streetview/#devices
Confiram abaixo algumas imagens retiradas do Street View.
Um grande abraço espinosense.













1054 - A melhor história de Paulo Coelho: Não Pare na Pista

Ele é conhecido mundialmente como um grande escritor, pelas dezenas de best-sellers lançados pelo mundo inteiro, mas aqui no Brasil ele talvez seja mais reverenciado por ter sido o parceiro ideal do "Maluco Beleza" Raul Seixas e ter composto algumas das mais famosas músicas do rock nacional tais como "Sociedade Alternativa", "Gita" e "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás". Trata-se do Paulo Coelho, nascido em 24 de agosto de 1947 no Rio de Janeiro, filho do engenheiro Pedro Paulo Coelho e de Lígia Coelho, atual ocupante da cadeira nº 21 na Academia Brasileira de Letras. Desde 1981 é casado com a artista plástica Christina Oiticica. 
Um personagem tão rico e misterioso não poderia deixar de ter a sua história contada no cinema, o que acontece agora com o lançamento do filme "Não Pare na Pista", com roteiro de Carolina Kotscho e direção de Daniel Augusto e que tem no elenco os atores Ravel Andrade (Paulo Coelho jovem), Júlio Andrade (Paulo Coelho adulto e atual), Fabíula Nascimento (A mãe Lygia), Enrique Diaz (O pai Pedro) e Lucci Ferreira (O parceiro Raul Seixas).
A sua cinebiografia mostra Paulo Coelho em três diferentes fases da vida: ainda adolescente (anos 60), no início da carreira de escritor (1980) e agora na maturidade, quando retornou ao Caminho de Santiago de Compostela. Ali são retratadas passagens fundamentais da vida do escritor, retiradas dos seus próprios depoimentos, em que aparecem sem disfarces as suas inquietações, os seus traumas, as suas experiências sexuais, religiosas e com as drogas, o encontro e a parceria com Raul Seixas e o sucesso estrondoso como escritor, mesmo após recusa de editores no início da carreira.
Desde cedo mantendo uma relação conflituosa e conturbada com o pai e com problemas de auto-aceitação, por se sentir feio e de não se dar bem com as mulheres, Paulo passa por um processo doloroso de descobertas, até com uma internação em uma clínica psiquiátrica, onde chegou a tomar choques elétricos como parte do tratamento para livrá-lo das suas inquietações. Em seguida passa por várias fases, onde vive intensamente a influência do álcool, das drogas, do sexo, da astrologia, da ufologia e das experimentações, até fazer o percurso do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha e começar a sua brilhante carreira de sucesso como escritor, a partir do lançamento de "Diário de Um Mago" em 1987.
O filme, que se desenrola entre três épocas diferentes, perde um pouco da coesão da narrativa e pode dificultar o entendimento por alguns, mas o mais importante é o bom desempenho dos atores e a riqueza da história de vida do homenageado. Gostem ou não dos seus livros ou das suas músicas, não há como negar a importância de um cara que conseguiu a proeza de vender, até hoje, cerca de 100 milhões de livros em mais de 150 países, com suas obras sendo traduzidas para 66 idiomas e se tornando o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos. Então, meus amigos, não deixem de assistir a história deste ícone da cultura brasileira.
Um grande abraço espinosense.