Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

1053 - Marco Birkheuer, nosso jovem e talentoso escritor

Estamos vivendo um momento mágico de boas descobertas dos talentos escondidos de Espinosa. Se não bastassem o sucesso do grande goleiro Ivan no time do Joinville e da nossa brilhante campeã mundial de vôlei de praia Ana Patrícia Silva Ramos, a Paty, eis que me surpreendo ao saber do lançamento do livro "Segure Minha Asa" (Editora 42) do jovem escritor espinosense Marco Birkheuer, de apenas 15 anos. Que maravilha isto, rapaz! 
Confesso que estou completamente entusiasmado com essa descoberta. Eu, que não canso de reivindicar aqui no nosso blog, ações das várias esferas da sociedade de Espinosa, em especial o poder público, para que sejam criadas oportunidades de descobertas de talentos, tanto na área esportiva quanto na área da cultura, não poderia estar mais animado. Quantos talentos estão ocultos por aí, adormecidos, desperdiçados pela inoperância das autoridades? Quando aparece um talento assim, como o Marco, é um motivo especialíssimo para comemorar e muito.
O garoto terá o seu livro lançado na cidade de Espinosa no dia 14 de novembro próximo, por ocasião do evento literário "Café com Letras", realizado a cada dois anos pela Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira.
Em entrevista concedida ao blog "Meu Livro, Meu Tudo", o jovem escritor espinosense fala das suas influências literárias e musicais, de onde vem a sua inspiração e o plano de escrever logo um outro livro. Disse ser admirador das obras de Pedro Bandeira, Renata Ventura, Suzanne Collins, Sara Shepard, J. K. Rowling, Cassandra Claire, Paulo Sérgio Moraes e Monteiro Lobato. Seu gosto musical vai dos eternos Beatles a Lorde, passando por Louis Armstrong, Roxette e Simple Red. Tem bom gosto o rapaz! 
Ele contou ainda que passou cerca de oito meses escrevendo e que, entre cinco editoras a quem foram apresentadas o livro, quatro delas aprovaram o seu trabalho. A história envolve romance e suspense e relata as peripécias de dois irmãos adolescentes às voltas com um "stalker", um invasor da vida privada alheia, personagem baseado em parte a um acontecimento real na cidade de Espinosa, conforme seu relato. Como curiosidade, o seu sobrenome artístico, Birkheuer, foi retirado de um personagem de um jogo RPG.
Então, só nos resta aplaudir de pé o nosso mais novo escritor, mais um excelente exemplo para a juventude da nossa cidade e, como ele mesmo ensina: vamos escrever pois "escrever é criar, seja dono de seu próprio mundo". 
Parabéns, Marco, e sucesso, garoto! Estamos torcendo por você!
Um grande abraço espinosense.



1052 - A picape de areia

Para promover o lançamento da nova geração da sua picape Colorado, a montadora americana Chevrolet se aproveitou da realização de uma competição de esculturas de areia, nos Estados Unidos, para patrocinar o evento e realizar um evento de marketing. Na cidade de San Diego, na Califórnia, região de maior mercado de picapes médias dos Estados Unidos, foi criada uma versão da picape Colorado totalmente em areia, para deleite dos visitantes. 
O modelo criado em escala real consumiu 34 toneladas de areia e demorou cinco dias para ficar pronto. Bastante simples e criativa a ideia. Legal!
Um grande abraço espinosense.

 

1051 - A arte em madeira e as guitarras espetaculares de Ton Dias

O artista plástico mineiro Ton Dias é um talento na confecção de quadros artísticos, trabalhos de madeira esculpida e peças de escultura de parede, que ele comercializa também pelo seu site na Internet. Mas o que mais me chamou a atenção no seu trabalho foram as guitarras personalizadas que ele cria com imensa criatividade. Ao vê-las, imediatamente lembrei-me dos espinosenses Bruno, Rogério Castro e Leonardo Tolentino, aficionados por música, guitarras e violões.
Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Halston Mendes Dias, ou Ton Dias, é natural de Belo Horizonte e, além de escultor, entalhador e pintor, também é luthier de instrumentos eletroacústicos.
Se se interessarem em comprar uma dessas maravilhas é só acessar o site do artista: tondiasescultor.blogspot.com ou luthierguitarra.wix.com.
Um grande abraço espinosense.











Ton Dias e Yves Passarell do Capital Inicial