Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 23 de agosto de 2014

1040 - Os sagrados palcos do nosso futebol

O futebol é divinamente sensacional! Não importa se jogado profissionalmente nos gramados perfeitos do Maracanã, do Mineirão, do Camp Nou, do Old Trafford, do Allianz Arena ou do Emirates Stadium. Não importa se praticado alegremente nos campinhos mais pobres das periferias, sem a mínima estrutura, espalhados por todos os cantos deste nosso imenso país apaixonado pelo esporte. Não importa se jogado com bolas de última geração e chuteiras Nike ou Adidas de mil reais o preço. Não importa se apresentado por garotos franzinos de pé no chão, com bolas de meia ou de plástico. Importa jogar futebol e nos divertir com a felicidade que a bola divinamente nos traz.
Aos amantes do futebol em Espinosa, será que conseguem identificar alguns desses campinhos aí, em especial os de terra batida?
Um grande abraço espinosense.

























1039 - A música do Of Monsters and Men

Ainda não assisti à segunda parte da saga de Jogos Vorazes, "Em Chamas" (o que vou fazer em breve), mas descobri na sua trilha sonora uma música ("Silhouettes") de uma ótima banda de folk rock que já me conquistou à primeira audição: "Of Monsters and Men".
Abusando dos sons dos violões, com o uso da sanfona em algumas canções, além da bateria, baixo e dos teclados, a banda islandesa faz um som folk melodioso e moderno, com destaque para o dueto dos vocalistas, o que dá um toque todo especial pela junção das belas vozes masculina e feminina.
O "Of Monsters and Men" é uma banda islandesa formada em 2010 por Nanna Bryndís Hilmarsdóttir (voz e violão), Ragnar  "Raggi" Þórhallsson (voz e violão), Brynjar Leifsson (guitarra), Arnar Rósenkranz Hilmarsson (bateria) e Kristján Páll Kristjánsson (baixo). Também trabalham como músicos de apoio à banda, Ragnhildur Gunnarsdóttir (trompete e teclados) e Steingrimur Karl Teague (piano e acordeão). 
A banda começou a ganhar reconhecimento depois de vencer a competição anual de bandas Músíktilraunir, que anualmente ocorre em Reykjavík, na Islândia. Começaram a gravação do seu primeiro álbum, "My Head Is an Animal", depois de assinar um contrato de gravação com a Record Records em fevereiro de 2011. O álbum foi lançado em setembro de 2011 na Islândia. Com o sucesso alcançado no país, a banda assinou novo contrato com a Universal Records e teve o álbum lançado mundialmente em abril de 2012, iniciando assim a sua carreira internacional. O grupo saiu em turnê pelo mundo durante 18 meses, período em que o pianista Árni Guðjónsson se desligou da banda para voltar à faculdade. Eles se apresentaram em vários países, inclusive no Brasil, no Festival Lollapalooza do ano passado. Atualmente eles estão preparando o esperado próximo álbum a ser lançado entre o final de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Em dezembro eles lançaram o seu primeiro álbum ao vivo, o EP Live from Vatnagarðar, gravado em um estúdio da Islândia exclusivamente para o iTunes.  
Além da boa música criada e apresentada pela banda, chama a atenção a belíssima voz da linda cantora Hanna que é um charme à parte, com sua fisionomia lembrando Janis Joplin. É apenas o início de carreira dos garotos, mas pela qualidade da sua música só podemos esperar coisa boa nos trabalhos seguintes. Que venham eles!
Fonte: wikipedia.org
Um grande abraço espinosense. 












1038 - A pintura surrealista de Oleg Shuplyak

Quando você se depara com uma das muitas interessantes pinturas do artista ucraniano Oleg  Shuplyak, a sua percepção pode resultar em uma grande surpresa. Qual realmente é a imagem que o artista quis explicitar em sua obra? Em meio a várias imagens dispostas estrategicamente na tela, em uma expressiva ilusão de ótica, pode-se perceber um rosto conhecido, seja de Charles Darwin, Vincent Van Gogh, John Lennon, Leonardo da Vinci ou William Shakespeare.
Oleg Shupliak nasceu na Ucrânia em 23 de setembro de 1967. Apesar de ter se formado em Arquitetura, no Instituto Politécnico de Lviv, sua paixão sempre foi a pintura. E acabou se especializando em criar essas interessantíssimas ilusões de ótica, na esfera do surrealismo. Espero que apreciem o seu trabalho.
Um grande abraço espinosense.


















Autorretrato do artista Oleg Shuplyak