Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de agosto de 2014

1037 - Hoje é o Dia da Fotografia


Hoje, dia de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Fotografia. Para mim, todo dia é.
Eu bem que poderia falar muito a respeito de uma de minhas paixões, mas é melhor mostrar aqui algumas lindas imagens que falam por si sós aos nossos corações. Com elas presto uma pequena homenagem aos fotógrafos Crispim Vieira, Jurandir Vieira, Vagner Oliva e Sandrim.

Um grande abraço espinosense.








1036 - Aos meus queridos mestres, o meu eterno carinho...

Já há algum tempo, tinha a vontade de homenagear aqui neste espaço os nossos valorosos professores, em particular os meus mestres queridos. A comemoração do dia do professor será em 15 de outubro, mas como eu não ligo muito para este negócio de datas, vou homenageá-los ainda hoje, mesmo porque esses seres tão especiais em nossas vidas merecem ser exaltados a todo momento.
Professor é aquele profissional cheio de sonhos, de ideais edificantes, de dedicação absoluta, de determinação inabalável, de confiança exacerbada no futuro que será construído através dos seus ensinamentos aos jovens alunos. É o instrumento do amor, do carinho, da paciência, da exigência, do despertar da consciência, do direcionamento moral e profissional na vida do estudante, não importando se trabalhe com letras, palavras, números, gráficos, textos, mapas, fórmulas ou histórias.
É um abnegado na execução da sua divina missão de ensinar, na construção de mentes sadias, de carreiras bem sucedidas, de cidadãos justos e honestos, de homens e mulheres virtuosos.
É uma pena que profissionais tão importantes e necessários na construção de uma sociedade primorosa sejam tão mal remunerados, tão pouco respeitados, tão relegados a uma posição de inferioridade nos nossos tempos atuais. Uma injustiça inconcebível!
A charge publicada abaixo mostra de maneira bastante clara a triste realidade de parte da educação brasileira atual, em que os alunos, antes tratados com rigor e firmeza e sem muita liberdade de expressão das suas ideias, desfrutam hoje de um poder demasiadamente exagerado que desagua, infelizmente, em abandono do estudo e em atitudes desrespeitosas em relação aos professores e, consequentemente, de toda a sociedade. Isso quando alguns jovens não se tornam protagonistas de condenáveis atos de agressões verbais e até físicas, de extrema violência, contra os mestres.
   

Lembro-me com bastante saudade dos meus professores, desde o Grupo Escolar Dom Lúcio, que funcionava em um velho casarão da Praça Coronel Joaquim Tolentino, onde se encontra hoje o Centro Social Araci Antunes Sepúlveda, que por sinal homenageia uma das minhas professoras (de Religião).


Desde os primeiros anos de escola, ainda no grupo escolar (atualmente ensino fundamental), tive a felicidade de contar com a capacidade profissional, com o divino dom de ensinar, com o especial carinho das minhas mestras Dona Dozinha Barbosa, Dona Elza Barbosa e Dona Nair Meira, que foram de substancial importância na minha formação. Mais tarde, eu viria desfrutar das fundamentais lições de tantos outros mestres especiais, dentre eles Lauro Mendes (Português), Durvalino Nunes (Matemática) e Dona Araci Sepúlveda (Religião). E tantos outros tão especiais quanto.
A todos os mestres que ajudaram a moldar a minha personalidade e enriquecer a minha formação educacional e social, os meus eternos respeito e agradecimentos. Sinto não poder aqui relacionar todos aqueles competentes profissionais da educação que tiveram participação decisiva na minha história escolar e na minha vida, mesmo porque a minha memória já não me responde tão satisfatoriamente, mas sintam-se plenamente e eternamente homenageados. Trarei vocês sempre no meu coração.
Um grande abraço espinosense.




    

1035 - Quem conseguirá parar o Cruzeiro?

Nem chegamos ainda ao encerramento do primeiro turno (faltam 4 rodadas), mas tudo indica que o título de Campeão Brasileiro já tem dono assegurado, o Cruzeiro de Belo Horizonte. Estamos às vésperas da 16ª rodada, que se inicia nesta quarta-feira, e o Cruzeiro, líder da competição com 33 pontos conquistados em 15 jogos, mostra um desempenho extremamente satisfatório, resultado de uma equipe bem montada e com um elenco de jogadores de excelente nível técnico e físico, mesclando experiência e juventude na dose certa. Mérito da diretoria liderada pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares, que contratou bons jogadores, formou um grupo coeso e qualificado e apostou, de maneira correta, na contratação e na manutenção por longo período do técnico Marcelo Oliveira. Os bons resultados obtidos atestam o acerto do conjunto dessas decisões.
É claro que muita coisa ainda pode acontecer no campeonato, e como todos sabemos, o futebol é o mais imprevisível dos esportes. Entretanto, a lógica sinaliza que nenhum dos adversários do time celeste tem cacife suficiente para barrar o seu caminho ao título de campeão. Os mais prováveis rivais em dificultar essa caminhada são o Internacional, o Corinthians, o Fluminense e o São Paulo. Mesmo com bons elencos disponíveis, essas equipes não possuem a mesma força que possui atualmente o Cruzeiro, que conta com pelo menos dois bons jogadores para cada posição. Entra um, sai outro, e a qualidade se mantém inalterada. O que se percebe claramente é que o time mineiro tem um esquema de jogo bem concatenado, com jogadas bem tramadas em velocidade e a presença de um goleiro excelente, uma defesa segura, um meio campo habilidoso e bons finalizadores no ataque. Aliado a tudo isso, um banco de reservas de alto nível. Arrisco-me a já cravar, sem medo de errar, que o Cruzeiro será o Campeão Brasileiro de 2014, vencendo a mais importante competição do futebol brasileiro pela segunda vez consecutiva.
Desde que o Campeonato Brasileiro adotou o sistema de pontos corridos no ano de 2003, o Cruzeiro tem se destacado, com dois títulos conquistados, chegando em segundo uma vez e em outras três edições conseguindo a hoje valorizada vaga para a Libertadores.


E mais uma boa notícia para a torcida cruzeirense. Após o sorteio da fase de oitavas de finais da Copa do Brasil realizado ontem, o Cruzeiro mais uma vez foi brindado com a sorte, uma sorte surpreendente. Vai enfrentar o mais fraco integrante desta fase, o humilde Santa Rita de Alagoas, que promete ser a vítima de uma goleada histórica no torneio eliminatório nacional. Lembrando que a maior goleada da história da Copa do Brasil tem como protagonista o Atlético, que em 28-02-1991, massacrou o Caiçara (PI) pelo placar de 11 x 0, em Belo Horizonte.
Com um time mais qualificado e um caminho muito mais fácil na disputa de mata-mata, o Cruzeiro tem tudo para repetir o ano de 2013, quando venceu o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil e conquistou a Tríplice Coroa. Nós, atleticanos, precisamos desde já nos preparar para suportar as brincadeiras e a zoeira dos nossos amigos cruzeirenses.
Um grande abraço espinosense.