Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 7 de julho de 2014

1006 - Copa 2014 - Duelos de gigantes nas semifinais

Que bom! Para meu contentamento, as seleções para quem eu estava torcendo conseguiram se classificar para  as semifinais da Copa do Mundo. Eu gosto é de futebol e não poderia deixar de querer as melhores equipes disputando o mais cobiçado título do mundo. As seleções da Alemanha, Argentina, Brasil e Holanda mereceram a classificação e, na minha opinião, o título de campeão estará bem entregue a qualquer uma delas. É claro que estarei torcendo pela Seleção Brasileira, mas se não der, ficarei satisfeito em ver o meu ídolo Lionel Messi ganhando a sua primeira Copa ou a Holanda de Robben, que já chegou a três finais sem sucesso (1974, 1978 e 2010), finalmente vencendo ou ainda a poderosa e competente Alemanha de Thomas Müller mais uma vez demonstrando a força do seu futebol. Não vejo qualquer favoritismo a partir de agora. Qualquer resultado é inteiramente normal. Como fanático por futebol, quero é assistir a jogos de boa qualidade, emocionantes e no maior tempo possível, ou seja, com prorrogação, claro.





Como observador atento do futebol, mas sem nenhuma pretensão de comentarista (ou não, como diria Caetano Veloso), entendo que a Holanda está jogando o melhor futebol entre os quatro finalistas. Uma equipe ofensiva, que troca passes em velocidade e cria inúmeras chances de gol. A Alemanha é para mim a equipe mais forte, mais completa, com grandes jogadores, a começar pelo goleiraço Manuel Neuer, passando pelo ótimo zagueiro Mats Hummels, pelo eficiente Bastian Schweinsteiger no meio até o habilidoso Thomas Müller no ataque. A Argentina, assim como o Brasil, não vem jogando bem, mas está seguindo adiante na competição com muita garra e a competência extraordinária de Lionel Messi, um craque excepcional que sempre me deixa fascinado pela sua genialidade com a bola nos pés. Quanto à Seleção Brasileira, a verdade é que temos um bom time, não resta dúvidas, mas que infelizmente não empolga os amantes do bom futebol. Ao contrário dos grandes times da nossa história vencedora, quando tínhamos grandes craques no meio de campo e no ataque, desta vez os melhores estão na defesa, com Thiago Silva e David Luiz sendo considerados pela imprensa esportiva como os melhores zagueiros do mundo na atualidade. E ainda por cima, de maneira triste e violenta, perdemos o maior craque da equipe, o Neymar, que mesmo sem mostrar todo o seu brilhante futebol, era o destaque e a esperança de desequilíbrio a nosso favor no torneio. Se já estava difícil, agora com este desfalque é que a coisa ficará mais complicada ainda. 
Vejo muita gente criticando pesadamente o Fred, pelo seu baixo rendimento, mas como exigir dele finalizações e gols se a bola não chega em boas condições? Aliás, não está chegando bola de jeito nenhum. As jogadas pelas laterais, os cruzamentos na área, são quase inexistentes. Assim fica difícil qualquer atacante balançar as redes adversárias. Mas como o Fred é um cara iluminado, não duvido que ele marque gols decisivos e leve o Brasil ao título. O futebol, como sempre, é surpreendente.
Então, nada está decidido e tudo pode acontecer nesta Copa do Mundo maravilhosa e espetacular. Só sei que um calmante será necessário para suportar as emoções especiais que virão certamente nesta tarde de terça-feira no jogão entre Brasil e Alemanha. Preparemos os nossos velhos e cansados corações para fortes emoções e que saibamos aceitar o resultado em paz e harmonia.
Um grande abraço espinosense.    

1005 - "Ordinary Love", by U2

Nada como uma boa música para nos ajudar a levantar o astral. E poucos são tão competentes como a banda irlandesa U2 para criar canções que nos tocam a alma de forma surpreendente e pacificadora. Bono Vox, The Edge, Larry Müllen Jr. e Adam Clayton estiveram no programa "The Tonight Show" apresentado pelo Jimmy Fallon e fizeram esta belíssima performance da música "Ordinary Love", com a presença do astro do cinema Will Smith. Coisa mais linda!
"Ordinary Love", a linda canção criada pela banda de rock irlandesa U2 para homenagear Nelson Mandela, faz parte da trilha sonora do filme biográfico "Mandela: Long Walk to Freedom", lançado em 2013.
Um grande abraço espinosense.

Ordinary Love
U2

The sea wants to kiss the golden shore
The sunlight warms your skin
All the beauty that's been lost before
Wants to find us again

I can't fight you anymore
It's you I'm fighting for
The sea throws rocks together
But time, leave us polished stones

We can't fall any further
If we can't feel ordinary love
And we cannot reach any higher
If we can't deal with ordinary love

Birds fly high in the summer sky
And rest on the breeze
The same wind will take care of you and I
We'll build our house in the trees

Your heart is on my sleeve
Did you put it there with a magic marker?
For years I would believe
That the world could wash it away

'Cause we can't fall any further
If we can't feel ordinary love
And we cannot reach any higher
If we can't deal with ordinary love

Are we tough enough
For ordinary love?

We can't fall any further
If we can't feel ordinary love
And we cannot reach any higher
If we can't deal with ordinary love

We can't fall any further
If we can't feel ordinary love
And we cannot reach any higher
If we can't deal with ordinary love

Amor Simples
U2

O mar quer beijar a costa dourada
A luz do sol aquece a sua pele
Toda a beleza que já foi perdida antes
Quer nos encontrar novamente

Não consigo mais lutar contra você
É por você que eu estou lutando
O mar atira pedras
Mas o tempo, nos deixa pedras lapidadas

Não podemos mais nos apaixonar
Se não podemos sentir um amor simples
E não podemos alcançar outro nível
Se não podemos lidar com um simples amor

Os pássaros voam bem alto no céu do verão
E descansam na brisa
O mesmo vento cuidará de você e de mim
Construiremos nossas casas nas árvores

Seu coração está na minha manga
Você o colocou lá com um marcador de magia?
Por anos eu acreditei
Que o mundo pudesse levá-lo embora

Porque não podemos mais nos apaixonar
Se não podemos sentir um amor simples
E não podemos alcançar outro nível
Se não podemos lidar com um simples amor

Somos fortes o suficiente
Para um amor simples?

Não podemos mais nos apaixonar
Se não podemos sentir um amor simples
E não podemos alcançar outro nível
Se não podemos lidar com um simples amor (bis)