Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 15 de junho de 2014

991 - "Carcereiros", livro instigador de Dráuzio Varella

Confesso ser um grande admirador do médico e escritor Dráuzio Varella, não só pela sua atuação como médico em programas na televisão, alertando e simplificando o entendimento, pela população desinformada, dos perigos e efeitos das enfermidades, mas também pela sua conduta ilibada, digna e de uma humildade impressionante para quem possui tamanha notoriedade.


O Doutor Dráuzio, paulistano, nascido em 1º de janeiro de 1943, tem mais de 23 anos de trabalho voluntário nas prisões paulistas. O fascínio por este mundo vem desde a infância. Com todos esses anos de convívio com a imensa população desses verdadeiros infernos humanos, o escritor lançou em 1999 o livro "Estação Carandiru", contando histórias envolvendo detentos de um dos maiores presídios do país, a Casa de Detenção, desativado e implodido em 2002. No livro ele revela o intrincado, firme e impiedoso código de ética das prisões, que regula duramente as regras de convivência entre a população carcerária. O sucesso do livro, que vendeu mais de 500 mil exemplares, acabou resultando no filme "Carandiru".
Com uma convivência longa e harmoniosa com os agentes penitenciários, os chamados carcereiros, o Dr. Dráuzio acabou se tornando amigo íntimo de muitos deles, a ponto de se reunirem constantemente em um boteco nas imediações da prisão para tomarem uma cerveja e desestressar a mente após um cansativo dia de trabalho. Mesmo após a desativação do presídio, eles ainda se encontram de vez em quando para celebrar a amizade e colocar as histórias em dia.
A partir desta convivência, muitas histórias foram contadas e ele, para não perdê-las, resolveu escrever um livro contando tudo: "Carcereiros". Acabei de lê-lo. Lá está retratada a realidade dramática de suas vidas, das suas origens, dos seus complicados relacionamentos familiares, do seu trabalho recheado de periculosidade, dos salários insuficientes, da violência constante ao redor, da corrupção, das traições, mas também dos atos de heroísmo, de solidariedade e de compaixão. Esses valorosos homens, obrigados diariamente a uma jornada de trabalho estafante em um ambiente de pressão constante, relatam as suas "aventuras" de verdadeiros roteiros cinematográficos, sempre com a presença constante da violência, da dor e da sombra da morte, mas sem jamais perder o bom humor. O que impressiona no livro é a surpreendente dimensão humana dos depoimentos desses homens corajosos e decididos que, sem as condições necessárias ao trabalho, enfrentam centenas de perigosos prisioneiros de peito aberto. Mesmo com as suas deficiências morais, concernentes a todos nós, são certamente desconhecidos heróis do cotidiano, acima de tudo. Não deixe de ler.
O Dr. Dráuzio Varella prepara a terceira edição desta trilogia, o livro "Prisioneiras", que sairá em breve e contará as histórias das mulheres presas na Penitenciária Feminina da capital paulista, onde ele presta os seus serviços voluntários atualmente. Certamente irei ler mais esta sua obra.
Se você quiser conhecer mais sobre a vida e atuação deste grande brasileiro, acesse drauziovarella.com.br. 
Um grande abraço espinosense.

Título: Carcereiros
Editora: Companhia das Letras
Encadernação: Brochura
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Peso: 0,292 kg
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 232


990 - Vai ter um filho? Inspire-se nas cidades brasileiras para escolher o nome

Um dos momentos mais felizes na vida é, sem dúvida, o nascimento de um filho. Se for o primeiro, então, é uma emoção indescritível. Tive a felicidade de passar por este momento por duas vezes e jamais esquecerei a emoção e a felicidade de me tornar pai. É tempo também de muita alegria quando a gente se entusiasma para a escolha do nome da criança. Alguns escolhem nomes bíblicos, outros, nomes simples ou pomposos, e há aqueles que inventam uns nomes bem estranhos e diferentes. 
Se você estiver naquela expectativa maravilhosa de se tornar pai ou mãe e ainda não houver decidido que nome dar ao seu filho ou à sua filha, que tal dar uma olhada nos nomes das muitas cidades brasileiras espalhadas por todas as regiões do país e se inspirar? Quem sabe você não acaba escolhendo um nome de cidade para o seu rebento?
Um grande abraço espinosense.


Se for menina:
Albertina (MG)
Angélica (MS)
Angelina (SC)
Antonina (PR)
Aparecida (SP)
Áurea (RS)
Aurora (SC)
Betânia (PE)
Cássia (MG)
Catarina (CE)
Clementina (SP)
Colatina (ES)
Conceição (PB)
Constantina (RS)
Cristina (MG)
Custódia (PE)
Denise (MT)
Ernestina (RS)
Fátima (TO ou BA)
Glória (BA)
Graça (CE)
Heliodora (MG)
Imaculada (PB)
Iracema (RR)
Jaciara (MT)
Joanésia (MG)
Jordânia (MG)
Jurema (PI)
Jussara (PR ou GO)
Leopoldina (MG)
Lorena (SP)
Lourdes (SP)
Lucélia (MG)
Lutécia (SP)
Magda (SP)
Maria Helena (PR)
Marialva (PR)
Mariana (MG)
Marilac (MG)
Marilena (PR)
Marília (SP)
Mariluz (PR)
Mercedes (PR)
Mercês (MG)
Moema (MG)
Nazaré
Olímpia (SP)
Rosana (SP)
Salete (SC)
Silvânia (GO)
Socorro (SP)
Terezinha (PE)
Vicentina (MS)
Virgínia (MG)


Se for menino:
Adolfo (SP)
Afonso Cláudio (ES)
Afrânio (PE)
Altair (SP)
Anastácio (MS)
Antônio Carlos (MG)
Antônio João (MS)
Benevides (PA)
Cláudio (MG)
Damião (PB)
Dionísio (MG)
Eusébio (CE)
Fernão (SP)
Gaspar (SC)
Herval (RS)
Irani (SC)
Jacinto (MG)
Luiz Antônio (SP)
Lupércio (SP)
Nazareno (MG)
Pedro Alexandre (BA)
Tenório (PB)
Timóteo (MG)
Ubirajara (SP)
Veríssimo (MG)
Vitorino (PR)
Wagner (BA)
Wanderley (BA)
Zacarias (SP)

989 - Começou!

Havia (e há) muita gente torcendo contra. Havia (e há) uma imprensa canalha empenhada em usar politicamente a Copa do Mundo para propagar o caos e o pessimismo e favorecer o seu candidato à eleição presidencial. Houve até uma revista de circulação nacional especializada em bater no governo que estampou na capa a previsão de que os estádios só ficariam prontos em 2038. Não acredita? Dê só uma olhada.

Pois é, mesmo com tamanha avalanche de críticas, desvirtuamento dos fatos, acusações e previsões infundadas, a Copa do Mundo do Brasil começou. Começou com muitos acertos e alguns erros, normais em um evento desta magnitude. Nada que não tenha ocorrido em outras edições, seja na África do Sul, na Argentina, na Itália ou nos Estados Unidos. 
Muitos disseram que os estádios não ficariam prontos a tempo. Pois estão disponíveis, belos e confortáveis.
Muitos disseram que não haveria Copa. Pois ela já começou e começou muito bem. E será inesquecível.
Muitos disseram que os turistas estrangeiros não viriam, com medo das manifestações violentas no país. Pois eles vieram em bando, colorindo de cores e imensa alegria os espaços das cidades brasileiras.
Muitos disseram que não estávamos preparados para acolher um evento de tamanha envergadura. Pois tudo está caminhando em plena ordem e tranquilidade, com harmonia, espírito esportivo e segurança.
Para estes que apregoavam violentamente que não haveria Copa, a receptividade do povo brasileiro aos jogadores e torcedores estrangeiros mostra exatamente o inverso. Muita gente acompanhando a chegada, os treinamentos e aparições públicas dos astros da competição. A imensa maioria da gente brasileira mostra mais uma vez o seu espírito de congraçamento, de alegria desmedida, de boa convivência, de respeito ao próximo, de muita paz e harmonia, qualidades intrínsecas a nós, guerreiros tupiniquins.
Os mais radicais irão dizer que ainda estão ocorrendo manifestações violentas pelo país. Ora, se há bandidos e vândalos em todos os lugares, não será necessariamente na época da Copa que eles irão desaparecer como por encanto das ruas das cidades, como anjos redimidos. Apesar de muitos não enxergarem, não é privilégio do Brasil contar com esse tipo de gente em seu território. Eles estão em Londres, em Nova Iorque, em Paris, em Toronto, em Sydney, em Bombaim, em Roma ou até na Conchinchina. Não deixe de dar uma olhada neste link.
Mas chega de dar importância aos arautos do Apocalipse. Vamos focar somente na alegria de poder estar no centro das atenções do mundo inteiro, com quase um bilhão de pessoas acompanhando a abertura da 20ª Copa do Mundo de Futebol ocorrida nesta quinta-feira, 12 de junho.
A cerimônia de abertura, concebida pela coreógrafa belga Daphné Cornez com muita cor e música, mostrou ao mundo nossa diversidade na cultura e na mistura de raças, em uma apresentação bem simples, sem muita parafernália tecnológica. Li críticas acusando a abertura de ter sido bem fraquinha e simples, sem nada de pompa e ostentação, com a presença de poucos participantes. E se tivesse sido o contrário, hein? Imagino a enxurrada de críticas e acusações de desperdício de dinheiro.




Merece registro o triste, execrável e lamentável comportamento de grande parte dos torcedores presentes à Arena do Corinthians, que vergonhosamente, em meio a um grande número de crianças presentes e em uma transmissão para o mundo inteiro, desferiu pesados xingamentos à autoridade máxima do país, uma mulher digna e honrada, que foi democraticamente eleita para a presidência do Brasil com a maioria dos votos da população, merecendo, no mínimo, o respeito e a consideração. Se nós não respeitarmos a pessoa que comanda o país, escolhida pela maioria da população, a quem mais iremos respeitar? A quem interessa a anarquia e a desordem? À oposição política do país que já teve por alguns anos a sua chance de mudar as coisas e não foi competente para isso? O assunto merece algumas reflexões por parte, principalmente, dos descontentes.



Mas chega de indignação e vamos ao que realmente interessa neste momento mágico que é a Copa do Mundo, o nosso amado jogo de futebol.
Após nove jogos (escrevo logo após Equador 1 x 2 Suíça), um exame pouco mais que superficial dos resultados nos descortina um cenário de pleno otimismo quanto à qualidade do futebol apresentado pelas seleções que já estrearam. Na grande maioria aconteceram os resultados já esperados, com vitórias das equipes favoritas. Entretanto, dois resultados surpreenderam a muitos. A contundente e histórica goleada da Holanda sobre a gabaritada campeã Espanha foi um exemplo do espetáculo brilhante e imprevisível que é o futebol. Quanto à vitória em si, nada demais, dada a grande qualidade da equipe holandesa. Mas o placar foi simplesmente inesperado e arrasador, 5 x 1.



Outro resultado surpreendente se deu na vitória de virada da modesta equipe da Costa Rica sobre o bi-campeão mundial Uruguai, por 3 x 1. Uma verdadeira zebra! Esses resultados colocam ainda mais emoção na disputa das vagas para a fase seguinte, que tem tudo para ser emocionante.
Fico imensamente feliz com o bom andamento da disputa da Copa do Mundo, resultado do trabalho árduo e dedicado de milhares de pessoas espalhadas por todo o país e pelo mundo. Acomodações confortáveis, gramados perfeitos, clima de confraternização, harmonia e tolerância entre os torcedores rivais, bom futebol, muitos e belos gols, nenhum empate até agora e com apenas duas equipes sem o gostinho de balançar as redes adversárias, as seleções de Camarões e da Grécia. Que assim continue, com muita vibração e divertimento contagiante.



Um grande abraço espinosense e vamos curtir de coração aberto e com muita alegria essa festa maravilhosa do futebol e da união entre os povos que é a Copa do Mundo.