Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 4 de maio de 2014

968 - Não se enganem, vai ter Copa, SIM! E será ótima!

Até entendo que, por ser ano eleitoral, os políticos e a imprensa contrários ao governo promovam um verdadeiro bombardeio de críticas às ações e projetos governamentais, entre eles um dos mais importantes, a realização da Copa do Mundo no país. Normal. Faz parte do jogo político, nem sempre ético e justo. A maçiça campanha deflagrada contra a realização da Copa parece mostrar uma situação irreal. Basta rever a história, retornando ao dia 30 de outubro de 2007, uma terça-feira, quando o Comitê Executivo da Fifa confirmou, na sede da organização, em Zurique, na Suíça, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, com a abertura do envelope pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter . Estavam presentes, apoiando a decisão de sediar a Copa, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o craque Romário, o escritor Paulo Coelho, o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 12 governadores estaduais, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o então técnico da seleção brasileira, Dunga, entre outros. Conforme pesquisa Datafolha, em 2008 apenas 10% da população brasileira era contra a realização da Copa no Brasil, com 79% de aprovação. Em 2013, houve uma queda na aprovação para 65% e aumentou a reprovação para 26%. Veja aqui reportagem da Folha-Uol.


Mesmo com problemas na entrega das obras nos aeroportos e nos acessos aos estádios, acredito que a Copa do Mundo no Brasil será realizada a contento nos belíssimos estádios construídos e entregues a tempo. É importante ressaltar que essas obras espalhadas por todo o país fazem parte de um amplo programa de melhoria da infraestrutura nacional na área de transporte e locomoção urbana e que não se encerrarão com a realização da Copa.   
Infelizmente, há uma corrente negativa de uma parcela da nossa população, influenciada por uma imprensa equivocada, que tenta passar a ideia de que tudo aqui no nosso país não funciona, ao contrário dos outros países do mundo. É como se nada de bom acontecesse por aqui, que não tivéssemos condições nem competência para realizar as coisas, o que é uma grande inverdade. Temos problemas, sim, como todos os lugares do mundo, mas fizemos com competência a Copa das Confederações. Realizamos a Jornada Mundial da Juventude de maneira formidável. Fomos sede da ECO 92 satisfatoriamente. Promovemos anualmente uma festa de Carnaval que recebe milhares de turistas do mundo inteiro, com enorme sucesso. Recebemos frequentemente artistas de renome internacional e temos realizado shows espetaculares com toda infraestrutura e sucesso absoluto. Quantos astros da música não estiveram por aqui recentemente, estrelas do quilate de um Paul McCartney, de um Stevie Wonder, de um Elton John, de bandas fantásticas como o U2 e os Rollings Stones, e nada ficamos a dever aos mais desenvolvidos países do mundo. Se ocorreram alguns problemas, isso é normal. Não existe nada 100% no mundo. Esse pessoal quer passar a impressão de que tudo no exterior é perfeito, que nos Estados Unidos ou na Europa não existe violência, assassinatos, pobreza, gente morando nas ruas, corrupção, policiais despreparados, racismo etc. Lá fora tudo é ótimo, tudo funciona perfeitamente, enquanto que aqui no nosso país está sempre tudo errado, o que efetivamente não corresponde à realidade. Uma mentalidade idiota que não ajuda em nada o desenvolvimento do nosso país, que por anos e anos esteve paralisado e que agora tem acelerado o seu crescimento com investimentos pesados em sua infraestrutura, na criação de milhões de empregos, na ascensão social e econômica da população e na erradicação da miséria, fatos que parecem não ser percebidos pelos míopes de plantão.
Problemas graves existem, sempre existiram e não serão sanados de uma hora para outra, ainda mais em um país onde o "jeitinho brasileiro" está enraizado desde outrora nas mentes de todas as camadas da população, sejam eles milionários ou paupérrimos. Mas aos poucos as coisas estão mudando e para melhor, e mesmo com todas as dificuldades causadas pela crise econômica mundial, o país se tornou a sétima economia do mundo em 2012. Para tristeza dos pessimistas, a previsão é de que, em 2016, o Brasil chegue à 5ª posição no ranking dos maiores PIBs, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China, do Japão e da Alemanha. Quem imaginaria isso há alguns anos atrás?




É mais do que justo que a população saia às ruas reivindicando melhores condições de vida durante a Copa. O que se espera é que sejam manifestações ordeiras e pacíficas, justas e verdadeiras, sem conteúdo tão somente político-partidário e que sejam respeitados os direitos de quem quer participar da maior festa do futebol mundial, a Copa do Mundo de Seleções de Futebol. É certo que haverá muita gente torcendo contra, para que tudo dê errado. E é também óbvio que algumas coisas não funcionarão a contento, como costuma acontecer em qualquer empreendimento que envolva tamanha estrutura humana e de engenharia. O importante é que no geral as coisas vão se concretizar com sucesso e dentro da normalidade. 
Eu, como aficionado do esporte, estarei ligado em tempo integral à disputa, pretendendo assistir ao maior número de jogos possível, torcendo para que a Seleção Brasileira conquiste mais um título mundial. Mais do que isso, estarei torcendo para que a realização do torneio aconteça na mais absoluta tranquilidade, paz e organização, transformando-se em um grande sucesso. Torço para que possamos mais uma vez mostrar ao mundo a incrível capacidade do brasileiro de vencer obstáculos e se superar. Ao contrário de muita gente descrente e individualista por aí, que só sabe criticar ao invés de dar a sua contribuição, eu sou um otimista por natureza e acredito verdadeiramente em nosso povo talentoso e batalhador. Vai ter Copa, sim, e será ótima! Quem viver, verá!
Um grande abraço espinosense.