Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 1 de maio de 2014

966 - Ninguém mais segura o Cruzeiro na Libertadores

Irrefutavelmente, o futebol é o mais imprevisível dos esportes. Na disputa de uma partida, tudo pode acontecer, com forte influência no resultado do jogo e, consequentemente, na definição de um campeonato. Tudo pode mudar após um frango do goleiro, uma bobeada da defesa, um passe equivocado no meio de campo, até um chute inimaginável como o desferido pelo desconhecido jogador Gessé, do Atlético Acreano, que fez um golaço dias atrás, ao acertar um improvável chute de primeira, dentro de seu campo de defesa, realizando, em uma única jogada, dois lances antológicos tentados pelo Rei Pelé na Copa do Mundo de 1970 sem sucesso. É a razão da magia do futebol, o imponderável. 
Assim, com as informações coletadas em vários jogos da Libertadores que acompanhei neste ano pela TV e pela experiência adquirida em muitos anos de estudo e prática do futebol, tenho plena convicção de que nenhuma das equipes classificadas às quartas de final tem condições técnicas e táticas superiores às do time do Cruzeiro de Belo Horizonte. Após a disputa das oitavas de final do torneio continental, times considerados favoritos ficaram pelo caminho, casos de Atlético, Grêmio, Santos Laguna (México), Newell´s Old Boys e Vélez Sarsfield (Argentina). Os classificados, Lanús, Arsenal e San Lorenzo (Argentina), Bolívar (Bolívia), Defensor (Uruguai), Nacional (Paraguai) e Atlético Nacional (Colômbia), possuem times medianos e não tem cacife suficiente para ser aclamados como favoritos ao título, estando bem abaixo das qualidades do Cruzeiro. Com um elenco poderoso e muito bem montado, com bons jogadores em todas as posições, aliando juventude e experiência na medida certa e com a segurança extraordinária proporcionada pelo excelente goleiro Fábio, o Cruzeiro aparece sem a mínima dúvida como o maior favorito para a conquista da Copa Bridgestone Libertadores da América de 2014.
Mesmo sendo atleticano e, claro, tentando secar o adversário, não posso ir contra os fatos. Ninguém mais segura o Cruzeiro na Libertadores. Um bom observador do futebol percebe quando as coisas sinalizam para um caminho irreversível.


Então, meus amigos cruzeirenses, eu recomendo sem medo de errar: comprem os fogos de artifícios, reservem a cerveja gelada, preparem a festa, guardem o grito na garganta pois o time da Toca da Raposa será o próximo Campeão da América. Mas não se esqueçam do alerta no início desta postagem: o futebol é o mais imprevisível dos esportes. Portanto, um pouco de calma e de humildade não faz mal a ninguém, pois tudo pode acontecer.
Um grande abraço espinosense.

965 - Acidente inusitado em Montes Claros

Neste domingo, por volta das 9 e meia da manhã, ao sair de casa e descer pela Rua Santa Lúcia, no Bairro Todos os Santos, deparei-me com uma cena inusitada. Um acidente automobilístico envolvendo dois veículos deixou um deles em uma posição bastante surpreendente. O fato ocorreu no cruzamento das ruas Santa Lúcia e São João, numa colisão entre um Fiat Freemont de placa HHO 9710 e um Hyundai HB20 de placa OPS 0828.
Não houve como precisar qual dos dois estava errado, mas um dos condutores, que vinha pela Rua São João, de forma imprudente, não respeitou a sinalização de parada e acabou causando o acidente. Naquele local, a preferência é total para quem desce a Rua Santa Lúcia e a sinalização é fácil de ser percebida.
Acidentes assim são causados geralmente pela maneira afoita e descuidada de dirigir por parte de alguns motoristas, sem observância das regras básicas do trânsito e em atitudes reprováveis de extrema imprudência. Ainda bem que apenas uma pessoa, parece-me que uma mulher, ficou levemente ferida e foi prontamente atendida e medicada pelo pessoal do Samu que compareceu prontamente ao local, assim como os bombeiros.
Fica o alerta para todos os motoristas: respeite a sinalização! Evite acidentes!
Um grande abraço espinosense.