Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 29 de abril de 2014

964 - O silencioso desaparecimento de Aúma

Ao passar por Espinosa no feriadão da Semana Santa, tomei conhecimento do falecimento de um personagem especial da cidade, Aúma. Conforme informações imprecisas que me foram passadas, ele faleceu por volta do mês de dezembro passado, mas só fiquei sabendo agora. Para quem não sabe, Aúma participou do grupo musical "Os Boêmios", de Louro Mineiro, onde era o responsável por segurar o alto falante (utilizado na época como caixa de som) e por tocar os pratos. Aúma era irmão do baterista do grupo, também já falecido.
O seu desaparecimento silencioso, pelo menos para mim que estou distante e não recebi nenhuma informação a respeito na ocasião, deixou-me bastante triste. Tinha por ele enorme respeito e carinho e achava bastante interessante a sua risada característica e a sua economia de palavras, quase sempre respondendo laconicamente às perguntas que lhe eram feitas.
Fica aqui registrada a tristeza pelo seu falecimento, mas a sua interessante e humilde figura jamais será esquecida por aqueles que o conheceram. Que descanse em paz!
Um grande abraço espinosense.




     

963 - Já começou o Brasileirão 2014

Muita gente nem percebeu, mas já teve início a disputa do Campeonato Brasileiro de 2014. Com as atenções dos aficionados por futebol nos jogos de mata-mata da Copa Libertadores, na fase semifinal da Champions League e nos preparativos finais para a Copa do Mundo no Brasil, a mais importante competição de clubes do país começou um pouco despercebida. 
Dos times mineiros, o Cruzeiro, um dos grandes favoritos ao título, largou muito bem vencendo o Bahia fora de casa na primeira rodada, mas cedeu o empate nos minutos finais ao São Paulo na segunda rodada, o que pode ser considerado um tropeço, já que o jogo foi realizado no Mineirão. Mas assim mesmo, o saldo é positivo, com quatro pontos conquistados em duas partidas.
O Atlético começou a disputa de maneira negativa e preocupante, ao empatar "em casa" (o jogo foi em Uberlândia) com o Corinthians na estreia e perder para os reservas do Grêmio na segunda rodada, apresentando um futebol insosso e desorganizado, nem de longe próximo daquele que encantou o país na fase inicial da Libertadores do ano passado, quando o time de Cuca se tornou Campeão da América. O time, inexplicavelmente, caiu assustadoramente de produção, deixando a torcida preocupada com o péssimo desempenho apresentado no início desta temporada e com a possibilidade de eliminação da Libertadores já nesta quinta-feira, contra o Atlético Nacional, quando precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para passar às quartas de final do torneio. Se não houver uma mudança radical no desempenho da equipe, com uma performance de qualidade, principalmente no ataque, o resultado poderá ser desastroso, o que definitivamente, a apaixonada torcida atleticana não quer nem imaginar.


O Campeonato Brasileiro, em função da realização da Copa do Mundo, será interrompido após as nove primeiras rodadas, retornando a disputa na décima rodada em 16 de julho. Atlético e Cruzeiro se enfrentarão já na quarta rodada, no Estádio Independência, domingo, dia 11 de maio.
Como sempre acontece no início da competição, os palpiteiros lançam as suas previsões sobre quem será o campeão, os favoritos ao título, os classificados à Libertadores e os candidatos ao rebaixamento. Conforme a abalizada previsão da Revista Placar, Atlético, Cruzeiro, Corinthians e Grêmio são os favoritos ao título; Fluminense, Internacional, Santos e São Paulo brigarão por vaga na Libertadores; Botafogo, Goiás, Flamengo, Bahia, Palmeiras e Sport lutarão por vaga na Sulamericana, e Figueirense, Chapecoense, Coritiba, Vitória, Atlético-PR e Criciúma estarão na desesperada luta para não despencar para a segunda divisão.
São apenas conjecturas e muitas outras variantes podem influenciar nestas previsões, tais como a parada para a Copa, contratações e dispensas de jogadores, além da disputa de outros torneios no período, como a Libertadores e a Copa do Brasil. Então, nada é certo, nada é fácil e tudo pode acontecer. Só nos resta acompanhar e torcer para que o nosso time de coração se supere e consiga um ótimo aproveitamento na competição para levantar a taça de campeão em dezembro.
Um grande abraço espinosense.