Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 5 de abril de 2014

945 - Essas duplas fantásticas...

Na história deste nosso tão complexo mundo, desde o Big Bang ou a criação divina (de acordo com a sua crença), duplas de todos os tipos, de todas as matérias, de todas as raças, de todos os lugares e de todas as áreas da criatividade humana tiveram (e tem) enorme importância na vida da Humanidade. Desde Caim e Abel, quantas dessas duplas não fizeram melhor a vida de milhões de pessoas em todo o mundo?
Então, para confirmar isso, trago a vocês algumas das mais famosas e importantes associações entre duas coisas, personagens ou pessoas que presentearam o mundo com imensa emoção, alegria e prazer. Vamos lá!

Roberto e Erasmo Carlos - Uma dupla diferenciada na história da música popular brasileira, autora de verdadeiros tesouros do nosso cancioneiro. Erasmo Esteves nasceu no Rio de Janeiro aos 5 de junho de 1941. Ao lado do eterno parceiro, Roberto Carlos Braga, nascido aos 19 de abril de 1941 em Cachoeiro de Itapemirim-ES, compôs mais de 500 canções que fazem parte da vida de milhões de brasileiros país afora. Suas composições roqueiras e românticas embalaram a vida de incontáveis casais desde os anos 60 e se tornaram clássicos da MPB, com mais de 100 milhões de discos vendidos.

Arroz e Feijão - Uma combinação perfeita e indispensável na mesa dos brasileiros. Prato típico do Brasil, o popularíssimo arroz e feijão se destaca pela riqueza de nutrientes, por ser excelente fonte de proteínas e de ser fundamental na redução do risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, além de contribuir para um melhor funcionamento do intestino.

Batman e Robin - A famosa dupla de super-heróis encanta a milhões em todo o mundo. O personagem Batman, o Homem-Morcego e "Cavaleiro das Trevas", criado pelo desenhista americano Bob Kane e pelo escritor Bill Finger, estreou nas revistas em quadrinhos da DC Comics, editora norte-americana, em maio de 1939. O super-herói é na verdade Bruce Wayne, empresário, playboy, bilionário e filantropo. Depois de, ainda criança, testemunhar o assassinato dos seus pais por um bandido, ele resolve dedicar sua vida para combater o crime, usando muita inteligência, habilidades investigatórias, alta tecnologia e a sua privilegiada condição física. Usa um uniforme negro inspirado nos morcegos para assustar os bandidos. Nesta sua batalha contra o crime em Gotham City, ganhou a ajuda do filho adotivo Dick Grayson, o Robin.
A série cômica Batman e Robin fez enorme sucesso nos anos 60, estrelado por Adam West e Burt Ward. Muitas mudanças ocorreram nas histórias em quadrinhos durante toda a existência dos personagens. A história da dupla também foi mostrada no cinema várias vezes, com grande sucesso.

Bonnie e Clyde - Clyde Barrow e Bonnie Parker se tornaram o casal de bandidos mais famoso dos Estados Unidos durante a Grande Depressão entre os anos de 1931 e 1934. Eles eram perseguidos por sua longa lista de assaltos a bancos, lojas e postos de gasolina, sempre fugindo e eventualmente matando  quem estivesse em seu caminho. A história de vida desses dois rebeldes mostra que eles se conheceram em janeiro de 1930, quando Clyde já era um fora-da-lei. Bonnie não se conformava com sua vida pobre de garçonete e queria ser famosa. Juntos eles viraram lenda. Suas histórias foram contadas no ótimo filme "Bonnie and Clyde" ("Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas", no Brasil), idealizado e produzido por Warren Beatty e dirigido por Arthur Penn em 1967. Warren Beatty interpreta Clyde e Faye Dunaway faz o papel de Bonnie. Um clássico!

Caetano Veloso e Gilberto Gil - A dupla de músicos, cantores e compositores baianos é uma quase unanimidade na área musical do país. Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro - BA, 7-8-1942) e Gilberto Passos Gil Moreira (Salvador - BA, 26-6-1942), expoentes do Tropicalismo, continuam no auge mesmo depois de mais de 50 anos de carreiras recheadas de canções maravilhosas. Dois grandes ícones da história da música brasileira.


Cerveja e Churrasco - Uma dupla irresistível para os brasileiros, que dispensa comentários. Com este calor infernal quem não adora tomar uma cerveja gelada enquanto saboreia um churrasco muito bem produzido? Indispensável!



Dodô e Osmar - Os estudantes de música e eletrônica Antônio Adolfo Nascimento (Dodô) e Osmar Macedo (1920-1997), inventores do trio elétrico do carnaval baiano, conheceram-se em um programa de rádio em 1938. Eles utilizaram um veículo Ford 1929, no carnaval de 1950, para tocar frevos de forma amplificada pelas ruas de Salvador. No ano seguinte, com a inclusão de Temístocles Aragão, formou-se então o famoso trio elétrico, que atualmente é peça fundamental nas festas de Momo na Bahia.


Elton John e Bernie Taupin - A união dos talentosos Reginald Kenneth Dwight (Londres - Inglaterra, 25-3-1947) e Bernard John Taupin (Lincolnshire - Inglaterra, 22-5-1950), o primeiro com as músicas e sua linda voz; o segundo com suas belas letras, resultou em canções maravilhosas e inesquecíveis tais como "Your Song", "Daniel", "Candle in the Wind", "Don´t Let the Sun Go Down on Me" e "Nikita".


Fred Astaire e Ginger Rogers - Fred Astaire (Omaha, Nebraska - EUA, 10-5-1899 - Los Angeles, Califórnia - EUA, 22-6-87) e Ginger Rogers (Virginia Katherine McMath - Independence, Missouri - EUA, 16-7-1911 - Rancho Mirage, Califórnia - EUA, 25-4-1995) foram dois ícones da dança que atuaram juntos em 10 filmes produzidos entre 1933 e 1949, entrando para sempre no rol dos grandes e inesquecíveis astros do cinema.


Fred Flintstone e Barney Rubble - A dupla criada por William Hanna e Joseph Barbera em 1960 encantou crianças e adultos por anos e anos, com toda a graça de um mundo ainda na Idade da Pedra. Fred é um operador de guindaste na cidade de Bedrock, casado com Wilma e pai da pequena Pedrita, e tem como animal de estimação o dinossauro Dino.
Seu melhor amigo e colega de trabalho, Barney, é casado com Betty e pai adotivo de Bam-Bam. Está sempre sendo metido em enrascadas pelo amigo e vizinho, Fred. Realmente uma dupla do barulho.


Lennon (John) e McCartney (Paul) - Dois gênios da música. Desde que se conheceram na cidade inglesa de Liverpool, onde nasceram, Paul e John formaram os Beatles e ganharam o mundo com os seus talentos exponenciais na criação de canções. Sir James Paul McCartney nasceu aos 18 de junho de 1942 em Liverpool, Inglaterra, e se tornou um dos mais completos, influentes e admirados músicos da  história da música, conseguindo enorme sucesso tanto na carreira com os Beatles quanto na carreira solo. Cantor, compositor, multi-instrumentista (toca baixo, guitarra, bateria, piano, teclado), é autor de algumas das mais populares canções do mundo como "Yesterday", "All My Loving", "And I Love Her", "Here There and Everywhere", "Blackbird", "Helter Skelter", "The Long and Winding Road", "Hey Jude" e "Let it Be".
John Winston Lennon também nasceu em Liverpool, aos 9 de outubro de 1940, e assim como Paul é considerado um dos mais importantes personagens da história da música mundial. Cantor, compositor, ativista, é criador de canções antológicas como integrante dos Beatles e na sua carreira solo, em especial "A Hard Day´s Night", "Any Time at All", "You´ve Got to Hide Your Love Away", "Strawberry Fields Forever", "All We Need Is Love", "Come Together", "Don´t Let Me Down", "Imagine", Mother", "Woman" e "Happy Xmas (War Is Over). Diz a história que eles dois fizeram um trato no início dos Beatles de creditar todas as suas composições, mesmo que compostas isoladamente, como da parceria Lennon e McCartney. Assim, mesmo músicas compostas por apenas um deles, levava o crédito da dupla.
Paul até hoje faz enorme sucesso, criando novas canções, lançando novos álbuns e se apresentando constantemente em estádios lotados. John Lennon morreu em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro de 1980, assassinado por um fã desequilibrado mentalmente, fato que chocou o mundo inteiro, repleto de admiradores da sua arte.


Mickey e Pateta - Dois inseparáveis companheiros de aventuras, os personagens Mickey e Pateta foram criados pelos Estúdios Disney. O Mickey, ou o Mickey Mouse, criado por Walt Disney e pelo desenhista Ub Iwerks, apareceu pela primeira vez na tela do cinema em 18 de novembro de 1928, no curta-metragem "Steamboat Willie". É um ratinho inteligente e muitíssimo esperto, namorado da Minnie, que com seu imenso sucesso acabou se tornando o símbolo da The Walt Disney Company.
Já o personagem Pateta foi criado em 1932, por Art Babbitt, com o nome de Dippy Dawg, posteriormente mudado para Goofy. É um cachorro engraçado, bondoso, desengonçado, meio apalermado e completamente atrapalhado. Ao comer amendoim, ele se transforma no super-herói Superpateta.


Mick Jagger e Keith Richards - Uma das duplas musicais mais famosas do mundo, criadores de uma das mais conhecidas e conceituadas bandas de rock da história, os Rolling Stones, Mick Jagger e Keith Richards são um exemplo de longevidade na cena roqueira mundial. São mais de 50 anos de carreira, com sucesso absoluto e uma vitalidade incrível.
Michael Philip Jagger nasceu aos 26 de julho de 1943, em Dartford, Condado de Kent, Inglaterra. Seu eterno parceiro, Keith Richards, também nasceu em Dartford, só que em 18 de dezembro do mesmo ano, 1943. Essa dupla compôs inúmeros sucessos e clássicos do rock, entre eles "I Can´t Get No Satisfaction", "Angie", "Paint It, Black", "Wild Horses", "Jumpin´ Jack Flash" e "Honky Tonk Women". Mesmo septuagenários, os caras continuam se apresentando em várias partes do mundo, com um vigor extraordinário, em concertos para milhares de fãs.


Pelé e Coutinho - O centroavante Coutinho, ou o Sr. Antônio Wilson Vieira Honório (Piracicaba - SP, 11-6-1943), é considerado o melhor parceiro que o Rei Pelé já teve, jogando pelo Santos na sua época mágica. Ficaram famosas as trocas de passes com Pelé, as "tabelinhas", que muitas e muitas vezes terminaram com a bola balançando a rede adversária. Tinha como principais virtudes a frieza e a tranquilidade nas finalizações. Poderia ter sido o titular na Seleção Brasileira campeã na Copa do Mundo em 1962, mas devido a uma contusão na véspera, acabou perdendo o lugar para Vavá. Precocemente encerrou a carreira, em função da sua tendência a engordar. Vestiu apenas a camisa do Santos, entre 1958 a 1970, onde conquistou 22 títulos e marcou 370 gols, em 457 partidas.
Quanto ao outro parceiro, dispensa comentários, não é? Era somente o maior de todos na história do futebol: o Rei Pelé.


Pena Branca e Xavantinho - Uma das mais importantes duplas caipiras do país, formada pelos irmãos José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca (Igarapava - SP, 4-9-1939 - 8-2-2010) e Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho (Uberlândia - MG, 1942 - 1999). A morte de Xavantinho, em outubro de 1999, encerrou a carreira da dupla. Pena Branca ainda continuou em carreira solo, mas faleceu aos 70 anos, em fevereiro de 2010, vítima de infarto.


Romeu e Julieta - A história dos dois apaixonados adolescentes é um clássico de William Shakespeare e tem sido ao longo do tempo adaptada nas mais variadas áreas da cultura, seja teatro, cinema, música ou literatura. Romeu e Julieta, tragédia escrita entre 1591 e 1595 por Shakespeare, conta a história de um amor juvenil entre dois jovens de famílias rivais. Só após as trágicas mortes dos jovens é que as famílias se reconciliaram.


Simon (Paul) e Garfunkel (Art) - Dupla norte-americana composta pelos cantores e compositores Paul Frederic Simon (Newark -EUA, 13-10-1941) e Art Garfunkel (Queens, Nova Iorque -EUA, 5-11-1941). Eles inicialmente formaram o grupo "Tom and Jerry" em 1957, antes de se tornarem famosos a partir de 1965 como Simon and Garfunkel, com canções belíssimas como "The Boxer", "The Sound of Silence", "Mrs Robinson", "Bridge Over Troubled Water" e tantas outras mais. A dupla foi premiada com vários Grammys na carreira e entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll em 1990.


Oliver Hardy e Stan Laurel (O Gordo e o Magro) - Lendária dupla cômica norte-americana, formada por Stan Laurel ou Arthur Stanley Jefferson (Ulverston, Lancashire, Inglaterra, 16-6-1890 - Santa Mônica, Califórnia - EUA, 23-2-1965) e Oliver Hardy (Harlem, Geórgia - EUA, 18-1-1892 - Los Angeles, Califórnia - EUA, 7-8-1957). Fizeram gerações e mais gerações soltar o riso, com as suas trapalhadas e as suas peculiares diferenças físicas, o primeiro bem magro e o segundo bem gordo. O sucesso dos seus filmes e apresentações teatrais só confirmaram os seus grandes talentos.
Interessante saber que em Portugal a dupla ficou conhecida como Bucha e Estica.


Terence Hill e Bud Spencer - Dupla italiana de enorme sucesso no cinema. Formada pelos atores Mario Giuseppe Girotti (Veneza - ITA, 29-3-1939) e Carlo Vicente Pedersoli (Nápoles - ITA, 31-10-1929), a dupla estrelou vários filmes de comicidade irresistível e até hoje são lembrados com saudade, principalmente pelos western spaghetti onde interpretaram os personagens "Trinity" e "Bambino". Assisti a muitos filmes deles no Cine Coronel Tolentino de Espinosa, nos bons tempos da minha infância e adolescência.


Thelma e Louise - Personagens de um filme de bastante sucesso lançado em 1991, com direção de Ridley Scott e com Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel, Michael Madsen e Brad Pitt no elenco. O filme conta a história das amigas Thelma, uma pacata dona de casa, e Louise, uma garçonete solteira, que entediadas com as vidas que levam, resolvem sair sozinhas em uma viagem sem rumo pelas estradas do país à procura de diversão. Era só um fim de semana longe do marido (caso de Thelma) e do namorado (caso de Louise), mas o destino iria mudar radicalmente toda a vida das duas, após um assassinato que as coloca como fugitivas.


Tom e Jerry - Quem não conhece o ratinho esperto que dá  a maior canseira no gato meio desmiolado? Tom e Jerry, uma das mais tradicionais duplas de personagens do desenho animado de todos os tempos, foi criada por William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer. As historinhas tem como base sempre as muitas tentativas frustradas do gato em capturar o ratinho. Quantas e quantas vezes nos juntávamos (a molecada toda) na casa de Seu Vavá, espremidos debaixo da mesa de jantar, para assistir e nos encantar com essa dupla! Era bom demais!


Tom Jobim e Vinicius de Moraes - "Modinha", "Eu Não Existo Sem Você", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "A Felicidade", "Chega de Saudade" e "Garota de Ipanema". Estas são apenas algumas composições de uma das parcerias mais criativas e bem-sucedidas da história da música brasileira, iniciada numa tarde de maio de 1956, no Villariño, um bar do centro do Rio, onde se encontraram pela primeira vez Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Uma união perfeita entre o "poetinha"  Marcus Vinitius da Cruz de Melo Moraes (Rio de Janeiro - RJ, 19-10-1913 - Rio de Janeiro - RJ, 9-7-1980) e o maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro - RJ, 25-1-1927 - Nova Iorque - EUA, 8-12-1994).

Tonico e Tinoco - A mais importante e famosa dupla sertaneja do país. Tonico, ou João Salvador Perez (São Manuel - SP, 2-3-1917 - São Paulo - SP, 13-8-1994) e Tinoco (José Salvador Perez (Botucatu - SP, 19-11-1920 - São Paulo - SP, 4-5-2012) eram irmãos e começaram a cantar ainda crianças. Depois de vencerem muitas dificuldades na vida, tornaram-se famosos e fizeram sucesso em uma vitoriosa carreira artística de mais de 60 anos. Lançaram mais de 80 discos e realizaram mais de 40 mil apresentações pelo país.


Zorro e Tonto - Criado por George Washington Trendle e sua equipe, e desenvolvido pelo escritor Fran Striker, os personagens "Lone Ranger" ("Zorro", no Brasil) e "Tonto" fizeram muito sucesso no rádio, nos quadrinhos, no cinema e na televisão. O famoso caubói mascarado (sempre com seu cavalo branco de nome "Silver"), e seu inseparável parceiro índio (com o seu cavalo "Scout" ou "Escoteiro")fizeram parte da minha infância através das revistas em quadrinhos, devoradas com incrível paixão e felicidade. Era o máximo ler as suas aventuras pelas planícies e desfiladeiros do Velho Oeste, combatendo bandidos com a sua pontaria certeira e as suas balas de prata, sem jamais matar alguém. Uma pena que os garotos de hoje não tem o hábito de ler revistas em quadrinhos.


O Médico e o Monstro - Uma dupla personalidade em uma única pessoa. Esta é a história contida no livro "O Médico e o Monstro", lançado em 1886, obra-prima do escritor Robert Louis Stevenson, também conhecido por seu outro livro famoso, "A Ilha do Tesouro". O livro conta a terrível história do Dr. Jekyll, médico honesto e virtuoso, que tenta, através de uma fórmula química, controlar a aparição do pavoroso Mr. Hyde, sua recôndita personalidade de inclinação perversa. O autor aborda um tema complexo, mas essencialmente humano: a coexistência do bem e do mal em cada um de nós. A história também foi retratada no cinema, em mais de uma produção.


Isso é só uma pequena amostra de duplas especiais e inesquecíveis. Quantas outras mais existirão por aí?

944 - A magia da música

Flash Mob é a abreviação de “flash mobilization”, que na língua inglesa significa mobilização rápida, relâmpago. Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em determinado lugar para realizar alguma ação inusitada previamente combinada, normalmente através de redes sociais, sendo que ao final da apresentação estas se dispersam tão rapidamente quanto se reuniram.
Assistam então a este maravilhoso e emocionante Flash Mob realizado na cidade de Sabadell, na Catalunha, Espanha, quando a Orquestra Sinfônica Del Vallés se apresentou tocando a música Ode An Die Freude. A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema "An Die Freude" (À Alegria), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Espero que gostem.
Um grande abraço espinosense.

An Die Freude (Ode à Alegria)
Ó, amigos, não nesse tom!
Em vez disso, cantemos algo mais delicioso
cantar e sons alegres
Alegre! Alegre!
Alegria, formosa centelha divina,
Filha do Elíseo,
Ébrios de fogo entramos
Em teu santuário celeste!
Tua magia volta a unir
O que o costume rigorosamente dividiu.
Todos os homens se irmanam
Ali onde teu doce voo se detém.
Quem já conseguiu o maior tesouro
De ser o amigo de um amigo;
Quem já conquistou uma mulher amável
Rejubile-se conosco!
Sim, mesmo que ele chama de uma alma
Sua própria alma em todo o mundo!
Mas aquele que falhou nisso
Que fique chorando sozinho!
Alegria bebem todos os seres
No seio da Natureza;
Todos os bons, todos os maus,
Seguem seu rastro de rosas.
Ela nos deu beijos e vinho e
Um amigo leal até a morte;
Deu força para a vida aos mais humildes
E ao querubim que se ergue diante de Deus!
Alegremente, como seus sóis voem
Através do esplêndido espaço celeste
Se expressem, irmãos, em seus caminhos,
Alegremente como o herói diante da vitória
Abracem-se milhões!
Enviem este beijo pra todo o mundo!
Irmãos, além do cé estrelado
Mora um Pai Amado.
Milhões, vocês estão ajoelhados diante Dele?
Mundo, você percebe seu Criador?
Procure-o mais acima do Céu estrelado!
Sobre as estrelas onde Ele mora!