Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 8 de março de 2014

921 - Essas mulheres extraordinárias...

Comemora-se na data de hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. A data escolhida se deve às manifestações das mulheres russas que protagonizaram uma greve reivindicando melhores condições de vida e de trabalho no ano de 1917. Uma luta que ainda hoje precisa continuar, já que ainda perduram condições a elas adversas, como remuneração menor que a recebida pelos homens na mesma atividade, atitudes machistas e uso de violência contra as mulheres. A comemoração, atualmente, está-se desviando da sua proposta inicial de marcar a árdua luta feminina pelas conquistas sociais, políticas e econômicas, desaguando em uma data de apelo tão somente comercial.
Para mim, não apenas hoje, mas todos os dias, são para se homenagear as mulheres e reconhecer o trabalho, a força e a importância vital delas na vida de todos nós.
Assim, quero destacar algumas mulheres decididas, determinadas, incansáveis, batalhadoras, caridosas, fortes e corajosas que contribuíram e contribuem para que o nosso país e o nosso mundo sejam bem melhores.

Aung San Suu Kyi - Ativista e política de oposição birmanesa, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1991 e secretária-geral da Liga Nacional pela Democracia, nasceu em 19 de junho de 1945 em Rangum, no Myanmar. Presa por cerca de 15 anos, devido à sua luta pacífica em prol da democracia no Myanmar. Foi homenageada pela banda U2 com a belíssima canção "Walk On" em 2000.

 
Malala Yousafzai - Jovem militante paquistanesa que luta pelo direito das jovens de frequentar a escola em seu país. Nasceu em Mingora, Distrito de Swat, em 12 de julho de 1997. Foi alvo de um ataque dos talibãs, quando levou um tiro na cabeça. Milagrosamente sobreviveu e continua a sua luta em favor da educação das jovens no Paquistão.

 
Rosa Parks - Humilde costureira negra norte-americana que se tornou símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, quando no dia 1º de dezembro de 1955, na cidade de Montgomery, estado do Alabama (EUA), ela se recusou a ceder o seu lugar no ônibus para um homem branco, atitude não aceita naqueles tempos de segregação racial. Rosa Louise McCauley (4-2-1913, Tuskegee, Alabama - EUA - 24-10-2005, Detroit, Michigan - EUA), seu nome verdadeiro, por esta atitude firme e corajosa, foi presa, multada, sofreu humilhações e não conseguiu mais emprego, tendo até que mudar de estado, mas com sua atitude desencadeou uma verdadeira revolução na sociedade americana, beneficiando milhões de cidadãos negros.


Zuzu Angel - Zuleika Angel Jones, famosa estilista brasileira, nasceu em Curvelo (MG) aos 5 de junho de 1921 e faleceu aos 14 de abril de 1976 no Rio de Janeiro (RJ). Lutou bravamente contra a ditadura implantada no país, na busca desesperada pelo seu filho ativista político, Stuart Angel Jones, desaparecido misteriosamente naqueles tempos de repressão violenta. Após anos e anos de luta sem que o governo militar admitisse a morte de seu filho, até hoje dado como desaparecido político, ela faleceu em um acidente com seu carro na Estrada da Gávea, no dia 14 de abril de 1976. É quase certo de que a sua morte foi fruto de assassinato político.


Dilma Vana Rousseff - Economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores e atual presidente da República Federativa do Brasil, a mineira de Belo Horizonte (MG), nascida aos 14 de dezembro de 1947 é a primeira mulher a se tornar mandatária-mor da nação brasileira. Também foi a primeira mulher Secretária de Fazenda de Porto Alegre (RS), a primeira Ministra de Minas e Energia e a primeira Chefe da Casa Civil do governo brasileiro. No seu governo continuam a significativa ascendência social de milhões de brasileiros e a melhoria da distribuição de renda iniciada no governo do ex-presidente Lula, seu antecessor no cargo.


Zilda Arns Neumann - Médica pediatra e sanitarista brasileira que lutou entusiasticamente para salvar milhares de crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência familiar. Nascida aos 25 de agosto de 1934 em Forquilhinha (SC) e falecida na cidade de Porto Príncipe, Haiti, em 12 de janeiro de 2010, tornou-se um exemplo de dedicação em prol da vida, através da sua criação, a Pastoral da Criança, organização de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Este seu trabalho alcançou 72% do território brasileiro e chegou a vinte países na América Latina, Ásia e África. Pela sua história de dedicação e amor foi indicada ao Prêmio Nobel. Também participou ativamente da Pastoral da Pessoa Idosa.


Irmã Dulce - Um anjo que nasceu na Bahia e dedicou a vida inteira em favor dos pobres, dos mendigos e dos doentes. Nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, aos 26 de maio de 2014 em Salvador (BA), Irmã Dulce desde cedo cuidou dos necessitados, criou biblioteca, albergue, cinemas, colégio, fundação, hospitais e uma das mais respeitadas instituições filantrópicas do país, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, tudo isso em favor dos mais pobres. Morreu em 13 de março de 1992. Uma verdadeira santa.


Madre Teresa de Calcutá - Anjezë Gonxhe Bojaxhiu nasceu em 26 de agosto de 1910 em Skopje, capital da República da Macedônia. Faleceu em 5 de setembro de 1997 na cidade de Calcutá, na Índia. Missionária católica de profunda importância em todo o mundo, fundou a congregação "Missionárias da Caridade". Pela sua dedicação total às causas humanitárias, foi beatificada em 2003 pela Igreja Católica. Foi premiada com o Prêmio Nobel da Paz no dia 17 de outubro de 1979.


Bem que a mídia mundial poderia dar mais destaque a pessoas como estas, que trabalham duro para fazer do nosso planeta um mundo melhor, ao invés de abrir enorme espaço para atrizes e modelos insignificantes, cantoras sem nenhum talento e "celebridades" com imensa fartura de busto e derrière que enchem os jornais, televisões e sites da Internet sem a mínima contribuição ao desenvolvimento da paz, da harmonia e da justiça social no mundo. Um completo desperdício!

Aproveito a oportunidade para agradecer a Deus pela presença indispensável em minha vida de algumas mulheres especiais, como a minha mãe, a minha esposa, as minhas avós, as minhas tias, as minhas sobrinhas, a minha sogra, as minhas cunhadas, as minhas amigas, as minhas colegas de trabalho e de escola, as minhas professoras e as meninas que se relacionaram comigo na juventude. A todas elas o meu abraço afetuoso, o meu imenso respeito e carinho. Que Deus lhes conceda a paz, a harmonia e a felicidade plena.
Para homenageá-las, publico fotografias de algumas delas. Apenas algumas, pois são muitas as mulheres da minha vida.  
Um grande abraço espinosense.

Minha esposa Cléa Márcia

Minha mãe Juvercina (Dona Zu) e os netos Ana e Arthur

Minhas avós materna e paterna: Madrinha Judith e Madrinha Joana

Minha irmã D´Arc e sua neta Ana

Minhas amadas Tia Lia e Dona Cida

Minhas amigas Vani e Anny
 
Minhas amigas Dona Marta (In memoriam) e Jesana

 
Minha amiga Zenaide e suas filhas Carol e Ingrid
 
Minha sobrinha Mariana, minha sogra Dona Nininha e minha cunhada Silene
 
Minha amiga Lindacy e suas filhas Gabriela e Maria Luisa
 
Minha amiga Cleusa, sua filha e seu netinho
 
Minha amiga Rose com sua mãe, irmã e filha
 

920 - Uma boa surpresa no Rap: Projota

Definitivamente, o Rap não é um estilo musical de que eu goste. Nem procurar me inteirar dos trabalhos dos artistas eu me preocupo, reconheço. Nada no Rap me atrai. Mas não posso deixar de reconhecer um bom artista e um bom trabalho musical, mesmo produzido em um estilo que não desfruta da minha simpatia.
Confesso que me surpreendi positivamente com a música "Mulher", do rapper Projota, que assisti no You Tube. Nunca havia ouvido falar no cara. Depois de simpatizar com a sua canção, fui pesquisar mais músicas e letras na Web e fiquei mais entusiasmado ainda com o trabalho do jovem músico nascido na cidade de São Paulo em 11 de abril de 1986, com o nome de batismo José Tiago Sabino Pereira. Ele, além de rapper, é compositor e produtor musical e já lançou 1 EP, 4 álbuns de estúdio e 1 DVD gravado ao vivo. Suas músicas, algumas com letras quilométricas, falam dos seus ideais, das suas dificuldades pessoais (perdeu a mãe muito cedo, aos 7 anos), do cotidiano e dos dilemas sociais da população das nossas periferias.
Iniciou-se na música ainda bem jovem e aos 12 anos já era autodidata no violão, influenciado pela MPB e pelo rock. Aos 16 anos, conheceu a canção do rapper MV Bill, "Só Deus Pode me Julgar", e aí descobriu o seu caminho musical. Participou de alguns grupos amadores e se aventurou a participar de batalhas de rimas entre MCs, onde ganhou destaque. Depois dos seus discos lançados e de muitas músicas suas ganharem elogios da crítica, Projota conquistou o respeito e a admiração de muitos amantes da música.
Pois é, existe vida inteligente na música, qualquer que seja o estilo. Projota confirma isso, felizmente. Nada de apelações, de apelo ao sexo, de palavrões, de "abaixadinhas", "reboladinhas" na boca da garrafa ou coisas parecidas, apenas música com boas letras. Isso é simples e basta.
Um grande abraço espinosense.
 
Álbuns de estúdio:
  • Projeção (2010)
  • Projeção pra Elas (2011)
  • Não Há Lugar Melhor no Mundo que o Nosso Lugar (2011)
  • Muita Luz (2013)
EP:
  • Carta aos Meus (2009)
Álbum ao Vivo:
  • Realizando Sonhos (2012)