Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 26 de outubro de 2013

810 - Ana Patrícia, destaque espinosense no vôlei de praia nacional

Cada vez que um filho de Espinosa se destaca no cenário econômico, cultural, educacional ou esportivo nacional, a minha alma se enche de orgulho e de incontida alegria. A presidente do TSE Cármen Lúcia, o goleiro Ivan, o meio-campista Leandrinho, entre outros espinosenses ilustres, só nos fazem sentir muitíssimo bem pelas suas trajetórias pessoais e profissionais. E felizmente mais uma filha de Espinosa se destaca em nível nacional no campo esportivo.
Trata-se de Ana Patrícia, filha da profissional da educação Eugênia Dolores e do comerciante e vereador João Batista Ramos, o João Moto. Ela foi convocada há poucos dias para a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia na categoria sub-19 para a disputa do Circuito Banco do Brasil 2013 na cidade de Maringá, no Paraná. Patrícia apareceu jogando handebol nos JIMI, Jogos do Interior de Minas, quando foi descoberta pelo delegado de esportes Augusto, que a indicou ao competente treinador de voleibol Giuliano Sucupira, que a convidou para jogar em Betim. Há apenas quatro meses a atleta espinosense de 16 anos se dedica ao vôlei de praia, conseguindo se destacar pelo seu imenso potencial tanto no ataque quanto no bloqueio.
Fica aqui registrada a minha alegria e o desejo sincero para que a Ana Patrícia se desenvolva cada vez mais no cenário esportivo nacional e que continue a ser motivação e exemplo para que muitos mais jovens se envolvam com o esporte na cidade de Espinosa. Também é extremamente necessário que as autoridades responsáveis pela área esportiva em Espinosa se inspirem e se dediquem decididamente para investir forte em infraestrutura esportiva na cidade, para a criação de oportunidades de descobrimento de novos talentos. Como descobri-los se não há a mínima possibilidade de prática de esportes diversificados na cidade? Já passou da hora de o poder público implementar processos de inclusão da juventude em novos esportes como handebol, basquete, vôlei, atletismo etc, sem contudo deixar de investir em futebol e futsal. É o que todos desejamos.    
À Ana Patrícia e sua família, a minha admiração e, certamente, a de todos os espinosenses.
Um grande abraço espinosense.


809 - Programa Cidades Digitais

O Governo Federal disponibiliza inúmeros programas de desenvolvimento acessíveis a uma grande parcela das cidades do país. Infelizmente nem todos os administradores se interessam em participar desses programas de política pública de extrema importância para o desenvolvimento social e cultural das suas cidades. Uma completa irresponsabilidade para com os seus munícipes.
Um desses programas especiais é o "Cidades Digitais" que objetiva democratizar o acesso ao mundo digital em cidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e mínima inclusão à banda larga, além de modernizar a gestão municipal e facilitar o uso dos serviços públicos pela população. A nova etapa do "Cidades Digitais" inclui municípios com até 50 mil habitantes e vai contar com um investimento de R$ 201,7 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Depois de 80 cidades escolhidas na primeira fase, entre elas Guanambi e Vitória da Conquista, foi liberada há poucos dias a segunda chamada para mais 262 cidades brasileiras, estas abaixo de 50 mil habitantes. Riacho de Santana foi uma das escolhidas na Bahia. Em Minas Gerais foram 25 cidades selecionadas, entre elas Buritizeiro, Grão Mogol, Japonvar, Manga, Porteirinha, Salinas, Santo Antônio do Retiro e Varzelândia, além da nossa vizinha Monte Azul. E quando Espinosa se interessará por este projeto importantíssimo para o acesso à tecnologia digital?
Um grande abraço espinosense.
 


 

808 - Que tal uma viagenzinha de trem?

A companhia ferroviária japonesa Kyushu Railway Company criou, para deleite dos abastados cidadãos japoneses e turistas estrangeiros de altíssimo poder aquisitivo, uma viagem dos sonhos a bordo de um luxuoso trem-bala japonês, o Seven Stars (Sete Estrelas). O empreendimento visa atender aos mais endinheirados viajantes, aqueles que não se incomodam em pagar uma fortuna para ter os seus desejos de conforto e luxo atendidos quando querem viajar a passeio. O trem de altíssimo luxo, construído a um custo de aproximadamente 3 bilhões de dólares, será composto por uma poderosa locomotiva DF200-7000 que puxará mais sete vagões. Serão cinco unidades dormitórios com 14 suítes privadas, um salão de suprema elegância contendo um balcão de bar, sofás, cadeiras giratórias, janelas panorâmicas, e até shows de mágica e performances de piano ao vivo, além de um salão de jantar com capacidade total de 28 passageiros.
As suítes, todas em madeira, contam com duas camas de pelúcia e medem de 10m² a 21m². Todas elas possuem chuveiro e banheiro, inclusive com assentos aquecidos. Estas composições especiais de primeira classe resgatam o estilo e a elegância dos trens antigos com design sofisticado e tradicional. O acabamento interno em madeira, seus sofás e cadeiras recriam um ambiente com muito conforto para apreciação das lindas paisagens naturais japonesas que poderão ser vistas pelas enormes janelas panorâmicas.
A viagem completa, que pode durar quatro dias e três noites, custará por volta de onze mil dólares por casal. O trem entra em serviço em outubro deste ano, mas já está totalmente reservado até junho de 2014. Quer fazer a sua reserva agora?
Um grande abraço espinosense.


 

 

807 - Baianos paraísos: Prado

A Bahia parece inigualável na quantidade de lugares encantadores espalhados pela sua imensa costa. Praias maravilhosas, encontros arrebatadores de caudalosos rios com o mar, paisagens paradisíacas, um povo acolhedor, enfim uma infinidade de belos lugares para se visitar em qualquer parte do seu imenso território.
Bem no sudoeste da Bahia estão localizadas as pequenas cidades de Alcobaça e Prado, além da bem antiga Caravelas, lugares propícios a uma boa temporada de descanso do estresse acumulado em um longo ano de trabalho árduo.
Vou mostrar a vocês aqui no nosso blog um pouquinho desses lugares especiais da Bahia.

Localizada à margem do Rio Jucuruçu, a acolhedora cidade de Prado fica a 795 km de Espinosa, distância que pode ser vencida em cerca de 10 horas de viagem de carro, sem muita pressa. Originada de uma aldeia de índios descendentes dos Aimorés por volta de 1755, a cidade possui excelente infra-estrutura turística e uma infinidade de praias belíssimas, algumas no centro da cidade (do Centro, do Coqueiral, da Barra do Prado e do Novo Prado) bem como outras mais distantes e ainda mais espetaculares (da Barra do Cahy, Imbassuaba, do Moreira, do Rio do Peixe, Cumuruxatiba, Dois Irmãos e da Areia Preta). Mas não acabou ainda, pois tem mais maravilhas da Natureza por lá: Praia da Japara Pequena, da Japara Grande, das Ostras, do Tororão, da Paixão, da Amendoeira, do Farol, da Lagoa Grande e da Lagoa Pequena. Opções de lugares espetaculares para todos os gostos, com uma característica especial: quase todos com rios desaguando no mar.
A cidade conta também com muitas boas opções de hospedagem e de barracas na praia, mais bares e restaurantes, com destaque para o Beco das Garrafas, local de intensa movimentação de turistas com ótimas alternativas gastronômicas. Não se deve deixar de fazer também uma visita à Praia de Guaratiba e à Praia de Cumuruxatiba, de beleza ímpar.
Prado faz parte, ao lado de Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri, da chamada Costa das Baleias, território onde ocorre a procriação e amamentação das baleias Jubarte no período de julho a novembro, o que atrai grande quantidade de turistas ao Arquipélago de Abrolhos para acompanhar esse espetáculo da Natureza. Um lugar para se conhecer e voltar sempre.
Um grande abraço espinosense.