Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

767 - O filósofo Cidão e suas ideias geniais

Cada lugar deste nosso imenso mundo tem os seus personagens especiais, aqueles que se destacam na multidão pela sua originalidade. Espinosa é um celeiro de interessantíssimos personagens, os mais diversos, dentre os quais um se sobressai da maneira mais divertida possível, o esperto Cidão. Oriundo da comunidade de Lagoa do Morro, zona rural de Espinosa, Cidão é uma figura de alegre excentricidade. Dotado de uma mente rápida e articulada, ele consegue engatar um discurso repleto de frases bem construídas, com uma dose saborosa de um humor infalível, que fatalmente o levará às gargalhadas. Seus "causos" são recheados de frases hilárias, às vezes desconexas, mas de uma riqueza ímpar. Sou um admirador de Cidão e adoro quando tenho a oportunidade de encontrá-lo e escutar os seus relatos hilariantes.
Quando estive em Espinosa, no início de junho, resolvendo alguns assuntos particulares, dei uma passada no Restaurante de Cassinho na Vila de Santana, como sempre faço. Além de lá reencontrar o meu grande amigo e colega de banco Francisco Gomes da Rocha, o famoso Xará, outra figura espetacular, dei de cara com Cidão e não pude resistir àquele bate-papo alegre e agradável.
Consegui gravar uma parte da nossa conversa, mas infelizmente o barulho do vento e dos carros e caminhões que passavam pela estrada prejudicou bastante o entendimento do áudio da gravação. Mas ficou registrada a imensa criatividade de um dos mais interessantes e espirituosos personagens da nossa querida Espinosa. Vida longa ao Cidão!
Um grande abraço espinosense.
    

766 - Encontros Memoráveis da Música: Luiz Melodia e Seu Jorge

A música "Diz Que Fui Por Aí", do sambista Zé Kéti com Hortênsio Rocha é interpretada por dois grandes destaques negros da música brasileira, com suas vozes especialíssimas: Luiz Melodia e Seu Jorge. A malemolência do samba nunca esteve tão presente quanto nesta união de talentos da MPB.
Um grande abraço espinosense.

Diz Que Fui Por Aí
Zé Kéti e Hortênsio Rocha

Se alguém perguntar por mim
Diz que fui por aí
Levando um violão
Debaixo do braço
Em qualquer esquina eu paro
Em qualquer botequim eu entro
Se houver motivo
É mais um samba que eu faço
Se quiserem saber se volto
Diga que sim
Mas só depois que a saudade se afastar de mim
Tenho um violão para me acompanhar
Tenho muitos amigos, eu sou popular
Tenho a madrugada como companheira
A saudade me dói, o meu peito me rói
Eu estou na cidade, eu estou na favela
Eu estou por aí
Sempre pensando nela
 


765 - Um homem de bom coração

O Brasil teve há pouco tempo a honra e a alegria de receber a visita do recém-escolhido sumo pontífice, Francisco, na Jornada Mundial da Juventude. Esbanjando humildade, simpatia e gestos de extrema gentileza, o Papa Francisco conquistou o respeito e o carinho da imensa população brasileira, em especial dos jovens.
Escolhido em 13 de março de 2013 para substituir o Papa Bento XVI, que abdicou em 28 de fevereiro de 2013 alegando falta de condições físicas para comandar a Igreja Católica, o argentino de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio, nascido em 17 de dezembro de 1936 é o 266° Papa da história e o primeiro nascido no continente americano.
Francisco inaugura uma nova era na história milenar da Igreja Católica. O seu despojado e humilde jeito de viver já vem desde os seus tempos de juventude. Quando já era Cardeal em Buenos Aires, morava em um pequeno quarto nos fundos da Catedral Metropolitana, cozinhava a sua própria comida e andava de transporte público. Defensor dos direitos humanos, com uma preocupação sincera pelos pobres, contra o desperdício de alimentos, contra a adoração extrema pelo dinheiro, o novo Papa se destaca pela defesa intransigente dos mais necessitados, mostrando ao mundo uma maneira serena, amorosa e de grande humildade na condução dos seus milhões de fiéis. Para exemplificar bem a conduta deste homem especial, o Papa, que adora futebol, paga religiosamente a sua cota mensal de sócio torcedor do seu time do coração, o San Lorenzo de Almagro.
Os ideais e as atitudes do novo líder dos católicos renovam as nossas esperanças de que a humanidade possa crescer espiritualmente e fortalecer a solidariedade entre as pessoas, contribuindo para a erradicação da miséria, da fome e da violência em todas as partes do mundo.
Enfim, é maravilhoso poder ver na condução da Igreja Católica um homem simples, humilde e de bom coração. Espero que nós, pecadores, possamos nos influenciar pelos seus ensinamentos e nos tornarmos pessoas melhores no trato com os nossos semelhantes. E viva a paz entre os povos, de todas as culturas e religiões!
Um grande abraço espinosense.