Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

761 - A afiada língua do povo

A sabedoria popular é soberana. Consegue criar inúmeras expressões para simplificar o entendimento das coisas do dia a dia, baseadas nos acontecimentos e experiências da vida. Vamos conhecer algumas:

CARA DE TACHO - Expressão popular da língua portuguesa que significa ficar sem graça, com cara de pateta, após alguma situação de desilusão ou desapontamento.

FEITO NAS COXAS - Quando um trabalho é mal feito, mal produzido, de má qualidade, é usada esta expressão que, conforme a história, nasceu da produção, pelos escravos, de telhas de barro, que eram modeladas nas suas coxas, terminando com vários tamanhos diferentes.

CHÁ DE CADEIRA - Serve para designar uma longa espera de alguém em determinado encontro marcado.

DO ARCO DA VELHA - Popular expressão que qualifica uma coisa inverossímil ou totalmente absurda. Também se usa para determinar assuntos e histórias de um tempo bastante distante no passado.

COMER COM OS OLHOS - Normalmente usada para expressar a vontade irresistível de alguém ao admirar alguma comida exposta e por qualquer razão não poder comê-la. Usa-se também para expressar o desejo sexual ardente de uma pessoa por outra inatingível.

DE MEIA TIGELA - Expressão popular para designar algo de pouca importância, de pouco valor, medíocre, de qualidade inferior.

ENFIAR O PÉ NA JACA - Quer dizer que a pessoa deve cometer excessos, exceder os limites, exagerar na dose, extrapolar as atitudes sem se preocupar com os seus efeitos.

ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS - Sabe aquele lugar muitíssimo distante, difícil de chegar e quase inacessível? É lá onde Judas perdeu as botas, de acordo com a sabedoria popular. Pode-se dizer que é o mesmo que "No fim do mundo" ou "Nos cafundós do Judas".
 
DE SE TIRAR O CHAPÉU - Feito extraordinário que cause admiração e mereça uma reverência como a retirada do chapéu da cabeça, adereço comum dos homens nos tempos idos.

RODAR A BAIANA - Se rebelar contra alguma atitude injusta, se revoltar com alguma acusação infundada, tomar satisfações com algum desafeto, tirar a limpo alguma situação desagradável, reagir escandalosamente a uma afronta etc.

BICHO DE SETE CABEÇAS - Um problema aparentemente insolúvel, dificuldade extrema, situação em que não se vislumbra resolução rápida e fácil. A origem da expressão vem da Hidra de Lerna, personagem da mitologia grega que era uma gigantesca serpente que possuía muitas cabeças e habitava a região pantanosa de Lerna, na Grécia antiga. Era um animal extremamente perigoso e difícil de ser extinto porque quando uma das cabeças era cortada, outra renascia em substituição. Coube a Hércules a missão de derrotar o monstro. Para impedir a renovação das cabeças, Hércules incinerava cada cabeça cortada. Foi desta forma que conseguiu derrotar o terrível monstro.
 
FICAR A VER NAVIOS - Ser enganado, tapeado, ludibriado, ver suas expectativas se frustrarem, ficar desiludido.

CUSTAR OS OLHOS DA CARA - Expressão popular que significa custar muito caro, ter um preço muito alto, absurdo.
 
CASA DA MÃE JOANA - Expressão da língua portuguesa que significa um lugar onde vale tudo, todo bagunçado, sem a mínima organização, onde reina a confusão e onde ninguém respeita regra nenhuma.
 
COMER O PÃO QUE O DIABO AMASSOU - É uma expressão popular que significa passar por um grande sofrimento ou por grandes dificuldades. É usada para descrever o grau de desespero a que uma pessoa foi submetida.

CHATO DE GALOCHAS - Expressão idiomática da língua portuguesa e significa alguém extremamente chato ou com comportamento socialmente desagradável.

OSSOS DO OFÍCIO - O significado desta expressão se refere ao desempenho de uma atividade desagradável inerente a uma determinada profissão ou tarefa. São as dificuldades e tarefas indesejáveis inerentes a determinado trabalho e que fazem parte da lida diária, sem possibilidades de expurgo.
 
INÊS É MORTA - Indica que é tarde demais para a tomada de qualquer atitude a respeito de alguma coisa, ou seja, não adianta mais qualquer ação. A história conta que Inês de Castro foi durante muito tempo amante secreta de Dom Pedro, então príncipe de Portugal. O rei, Dom Afonso IV, incomodado com o affair, ordenou o exílio de Inês de Castro. Com a morte da mulher de Dom Pedro, Dona Constança, o príncipe providenciou o retorno da amante para viver ao seu lado. O rei ficou preocupado com a possibilidade de que ele se casasse com a amante e que ela passasse a ter grande poder. Mandou então matá-la. Dom Pedro ficou revoltado e entrou em conflito com o pai. Após a morte do pai, Dom Pedro se tornou o oitavo rei de Portugal e concedeu a Inês de Castro o título póstumo de rainha de Portugal. Tarde demais, pois Inês já estava morta.

SALVO PELO GONGO - Quando você está em uma situação complicadíssima, aparentemente sem solução, eis que repentinamente acontece algo que resolve o problema. Fato comum que acontece no boxe, quando um lutador em apuros é salvo pelo gongo que anuncia o fim do round. 

TESTA DE FERRO - Indivíduo que funciona como peça de fachada em algum empreendimento, para proteger a identidade dos verdadeiros donos do poder.
 
FALAR PELOS COTOVELOS - Expressão popular da língua portuguesa e significa falar demais, tagarelar.

COM A BOCA NA BOTIJA - Expressão popular usada quando se pega alguém em flagrante, cometendo algum ato irregular ou proibido. A botica, vaso de cerâmica usado para guardar água, tem que ser usada derramando água em copos e não diretamente na boca das pessoas, por uma questão de higiene.

SERÁ O BENEDITO? - A  origem desta expressão vem da política mineira lá pelos anos 30. Com a indecisão do presidente Getúlio Vargas em divulgar o nome do seu escolhido para governar o estado de Minas Gerais, as pessoas da oposição especulavam perguntando a todo momento: será o Benedito (Valadares)? Assim a expressão passou a significar situações inesperadas ou indesejáveis.

DAR A MÃO À PALMATÓRIA - Reconhecer o erro cometido. Antigamente, quando se cometia alguma atitude errada nas escolas, o professor usava um instrumento de castigo chamado palmatória para punir os alunos.

ANDAR NA LINHA - Agir corretamente. Deriva-se da exigência militar de se manter na linha os soldados nas marchas nos quartéis, que se desobedecida, leva à punição.

BALDE DE ÁGUA FRIA - Fato ou situação que acaba com as expectativas de alguém, o fim das esperanças.

COLOCAR AS BARBAS DE MOLHO - Ficar desconfiado, se precaver, preocupar-se com algo possível de acontecer brevemente.

BARRAQUEIRO - Sujeito brigão, que adora arrumar confusão.

BATATA QUENTE - Situação complicadíssima, de difícil resolução.

DAR COM A LÍNGUA NOS DENTES - Revelar um segredo, contar algo confidencial, espalhar algum fato, falar demais.

BATER AS BOTAS, IR PRO BELELÉU - Morrer, falecer.

COLOCAR A BOCA NO TROMBONE - Protestar, gritar, denunciar, manifestar-se veementemente.

SUJEITO BOA-PRAÇA - Pessoa tranquila, gente boa, gente fina, de fácil relacionamento.

BOIA-FRIA - Trabalhador rural que leva a sua marmita ainda quente para o trabalho e, na hora do almoço, come a refeição já totalmente fria.

BOTAR SEBO NAS CANELAS - Empreender fuga, cair fora, fugir em alta velocidade.

FICAR DE BUTUCA - Ficar ligado, prestando atenção a tudo, aguardar algo com extrema apreensão.

X-9 - Sujeito pouco confiável, dedo-duro, delator, fofoqueiro.

CAIR NO XILINDRÓ - Ser preso, ir para a cadeia.

FAZER TEMPESTADE EM COPO D´ÁGUA - Dimensionar demasiadamente um determinado contexto, aumentar a importância de determinado problema, arrumar confusão.

TIRAR ÁGUA DO JOELHO - Urinar, mijar, fazer xixi.

ESTAR DE SACO CHEIO - Estar no limite do aceitável, não suportar mais, estar cheio de problemas e chateações.

REI DA COCADA PRETA - O chefão, o líder, o bonzão, o todo-poderoso.

PALETÓ DE MADEIRA - Caixão de defunto, urna funerária.

PASSAR UM FAX - Fazer necessidade fisiológica, defecar, cagar, fazer cocô.

PEDAÇO DE MAU CAMINHO - Mulher extremamente bonita, gostosa, deslumbrante, capaz de enlouquecer os homens.

PIÁ DE PRÉDIO - Garoto criado em apartamento nas grandes cidades.

PEIDAR NA FAROFA - Cometer deslize, dar mancada, vacilar, a pessoa se achar o máximo, superior aos outros.

COLOCAR OS PINGOS NOS IS - Esclarecer a situação, organizar a coisa, colocar as coisas nos eixos.

PENDURAR AS CHUTEIRAS - Encerrar alguma atividade, aposentar-se, parar de competir.

O SACI CRUZOU AS PERNAS - Fato inacreditável, acontecimento espetacular.

MALA SEM ALÇA - Sujeito chato, insuportável, aproveitador, folgado. Será que tem algum desse em Espinosa?



Um grande abraço espinosense.

760 - Encontros Memoráveis da Música: Eric Clapton e Steve Winwood

Emocionante performance do "Deus da Guitarra" Eric Clapton e do multi-instrumentista inglês Steve Winwood tocando o clássico do inesquecível Jimi Hendrix, "Little Wing".

Well, she's walking through the clouds
with a circus mind
that's running round.
Butterflies and zebras and moonbeams
and fairy tales,
That's all she ever thinks about ...
Riding with the Wind.
When I'm sad, she comes to me
with a thousand smiles.
She gives to me free
It's alright, she said,
it's alright.
Take anything you want from me,
You can take anything, anything.
Fly on, little wing
Yeah, yeah, yeah, little wing...

Um grande abraço espinosense.


759 - Um desconhecido time do futebol espinosense

Esta antiga fotografia de um time de futebol não identificado de Espinosa parece ter sido tirada na zona rural da cidade, em um dia de festa ou outra confraternização qualquer, dada a imensa quantidade de pessoas presentes. Só consegui identificar o meu tio Aureliano de Freitas, popularmente conhecido como Ninho, bem ali no lado esquerdo da foto, de camisa branca. Quanto aos outros, não tenho a mínima ideia de quem sejam. Talvez vocês possam ajudar a decifrar o enigma.
Um grande abraço espinosense.