Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 19 de julho de 2013

752 - Tempos que não voltam mais...

Em uma época em que carro nas ruas era uma coisa bem rara, Espinosa era um lugar ótimo para a criançada brincar tranquila, seja soltando papagaio ou jogando bola.  Sem muitas opções de lazer, os jovens se divertiam fazendo piqueniques nos rios da cidade ou jogando sinuca nos bares. Um desses locais de acesso aos jovens era o Londres Bar Snooker, de Seu Antônio Rocha, localizado ali no início da Rua Padre José Puche, logo em frente ao famoso Hotel Jussara. O tempo se encarregou de retirá-los de cena, tanto o bar quanto o hotel, que existem apenas na nossa memória.
A fotografia abaixo mostra um espécime automobilístico hoje em dia difícil de se encontrar nas cidades, um legítimo Jeep, com o seu característico para-brisa deitado sobre o capô. Em seu interior, não muito confortável, estão Olívio, Beto de Horácio, Zeca Mendes e Elair Ribeiro, nos bons tempos da cidade na década de 60.
Um grande abraço espinosense.

751 - A brilhante imaginação de Jacek Yerka

Somente uma mente criativa ao extremo poderia criar tamanha beleza em suas pinturas extraordinárias. O artista Jacek Yerka nasceu em uma pequena cidade do norte da Polônia em uma família dedicada a arte, já que os seus pais frequentaram a Academia de Belas Artes.
As suas excepcionais inspirações vem da infância vivida na década de 1950, em forma de imagens extravagantes de monstros e lugares fantásticos. Também não faltam alusões a construções, móveis e cenários da época, tudo mostrado em uma impressionante visão surrealista que nos deixa completamente extasiados. Coisa linda de se ver! Coisa de gênio!
Um grande abraço espinosense.


















O grande artista Jacek Yerka, simplesmente sensacional

750 - Encontros Memoráveis da Música: Maria Bethânia e Gonzaguinha

Um casamento perfeito. Uma canção de um dos melhores compositores da rica história da música popular brasileira na voz de uma das mais talentosas cantoras do país. Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o carioca Gonzaguinha, e a baiana de Santo Amaro da Purificação, Maria Bethânia Viana Teles Velloso. 
A música "Explode Coração", um dos clássicos da MPB, fez imenso sucesso no final dos anos 70 e início dos anos 80 e permanece atualíssima com toda a força e beleza dos seus lindos versos.
Um grande abraço espinosense.

Explode Coração
Gonzaguinha

Chega de tentar dissimular e disfarçar e esconder
O que não dá mais pra ocultar e eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor
E entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar e me cortou
Chega de temer, chorar, sofrer, sorrir, se dar
E se perder e se achar e tudo aquilo que é viver
Eu quero mais é me abrir e que essa vida entre assim
Como se fosse o sol desvirginando a madrugada
Quero sentir a dor desta manhã
Nascendo, rompendo, rasgando, tomando meu corpo e então eu
Chorando, sofrendo, gostando, adorando, gritando
Feito louca, alucinada e criança
Sentindo o meu amor se derramando
Não dá mais pra segurar, explode coração...