Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 13 de julho de 2013

746 - Uma overdose de emoções

Não poderia ser diferente! Tudo o que se refere ao Clube Atlético Mineiro tem que ter emoção. E bota emoção nisso! Mais um capítulo da gloriosa história do Galo foi escrito na noite desta quarta-feira, 10 de julho de 2013, nas dependências do Estádio Raimundo Sampaio, a conhecida Arena Independência. Mais uma vez a frase adotada pela torcida alvinegra se tornou realidade: "Caiu no Horto, tá morto". E o competitivo time argentino do Newell´s Old Boys valorizou substancialmente a inesquecível conquista da equipe alvinegra de Minas Gerais, que consegue chegar à sua inédita classificação às finais da tão cobiçada Copa Libertadores da América.
Como já era esperado, a tarefa de vencer o forte adversário portenho por mais de dois gols de diferença era bastante improvável. Mas a vitória por dois gols de diferença, devolvendo a derrota sofrida em Rosário, que levaria a decisão para os pênaltis, era possível e tornava-se fundamental acreditar nesta possibilidade. E assim essa ideia se disseminou pelas ansiosas mentes da torcida e também dos jogadores atleticanos. Daí a frase que permeou toda a semana de preparação do time na Cidade do Galo: "Yes, we CAM! (Sim, nós podemos!)"
O gol de Bernard logo no início da partida, aos 3 minutos, depois de um passe maravilhoso de Ronaldinho Gaúcho, incendiou o estádio, como uma promessa de que as coisas seriam bem mais fáceis. Ledo engano. O Newell´s criou algumas chances, assustando a torcida atleticana e mostrando claramente que estava muito vivo no jogo. Se conseguisse marcar um único gol, a classificação argentina seria praticamente certa.
Mas o Galo também criou muitas chances, uma delas com Tardelli aos 35 minutos, em que o goleiro se machucou na cabeça depois de um choque com o atacante. Outra chance veio com Josué, defendida com competência pelo goleiro Nahuel Guzmán, aos 49 minutos. No final do primeiro tempo, Jô foi claramente derrubado dentro da área por Victor López, mas o árbitro fez de conta que não viu.
O segundo tempo viria com mais um pênalti claro não marcado pelo árbitro uruguaio Roberto Silvera, quando Tardelli foi seguro e derrubado por Mateo dentro da área. Um momento de grande angústia aconteceu aos 9 minutos, quando em um rápido contra-ataque, o Newell´s quase faz o seu gol. Felizmente os atacantes do time argentino se enrolaram com a bola e perderam a chance. E o jogo continuou tenso, com o tempo passando rápido e a ansiedade pela marcação do segundo gol fazendo crescer assustadoramente os batimentos cardíacos da fanática torcida atleticana. Aos 31 minutos, Cuca arrisca tudo ao substituir o volante Pierre, que já havia recebido um cartão amarelo, pelo atacante Luan. O Atlético foi para cima, para o tudo ou nada.
De repente, alguns refletores começaram a se apagar, o que forçou a interrupção da partida por onze minutos. A pausa caiu do céu. O técnico Cuca ganhou então preciosos minutos para conversar com alguns jogadores e acertar o posicionamento e a estratégia a ser utilizada nos minutos finais. Mesmo com a surpresa e discordância de grande parte da torcida, o treinador sacou Tardelli e Bernard e colocou no jogo Alecsandro e Guilherme, para tentar confundir a marcação adversária. E a estrela do treinador mais uma vez brilhou. Guilherme teve uma chance e tocou rente à trave, com perigo. Na segunda oportunidade, depois de um rebote da defesa do Newell´s, ele não errou novamente e com um forte chute de perna direita aos 49 minutos do segundo tempo, colocou o Atlético na condição de levar a decisão para os pênaltis, para delírio da torcida que encheu o Independência.
Mas ainda teria tempo para mais angústia e preocupação, pois era a primeira decisão nos pênaltis para o Atlético na competição. Sofrimento à vista! Os escolhidos por Cuca para a difícil tarefa de decidir o futuro atleticano foram Alecsandro, Guilherme, Jô, Richarlyson e Ronaldinho Gaúcho. Os homens da decisão pelo Newell´s foram Ignacio Scocco, Santiago Vergini, Milton Casco, Rinaldo Cruzado e Maxi Rodríguez. Depois de quatro cobranças perfeitas de Alecsandro, Scocco, Guilherme e Vergini, para desespero de ambas as torcidas, Jô, Casco, Richarlyson e Cruzado desperdiçaram suas cobranças, ampliando ainda mais a tensão no estádio. Logo em seguida, o astro Ronaldinho Gaúcho, com a costumeira categoria, converteu a sua cobrança, deixando o peso da responsabilidade para o atacante Maxi Rodríguez. E ele, pressionado, bateu na esquerda do goleiro Víctor, que mais uma vez se transformou no herói atleticano, com uma defesa sensacional, colocando o Atlético na final da Libertadores da América. 


Aí o que se viu no estádio, nas casas e bares tomados pelos fanáticos pelo Galo foi uma verdadeira catarse coletiva. Uma explosão magnífica de alegria, alívio e felicidade. Os torcedores vibraram como nunca e alguns no estádio tiveram que ser atendidos pelas equipes médicas, tamanha foi a emoção.
A comemoração não parou por ali e as ruas foram invadidas até o dia seguinte pelos alvinegros para extravasar o incrível sentimento de prazer que exalava aos montes dos seus corações apaixonados. Mas ainda não terminou, e como sempre na caminhada do Atlético desde a sua fundação em 1908, novas e emocionantes páginas certamente virão nos dois jogos das finais, testando a condição cardíaca da imensa Massa Atleticana. As datas e locais dos confrontos com o Olímpia do Paraguai já estão marcados. Na próxima quarta-feira, dia 17 de julho, às 22h, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, acontecerá a primeira partida. Na outra quarta-feira, dia 24 de julho, no mesmo horário, no Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte, a derradeira partida que pode levar à mais importante conquista da história do Clube Atlético Mineiro. Que assim seja!
Um grande abraço espinosense e atleticano.

745 - Minha Mãe é Uma Peça, o filme

O cinema brasileiro vive uma fase de ótimo astral, com dezenas de produções de boa qualidade e bilheterias em alta, dentre elas muitas comédias. Dias desses assisti a uma delas, a comédia "Minha Mãe é Uma Peça", que ainda está em cartaz nos cinemas.
Com direção de André Pellenz, o longa-metragem baseado na peça homônima de grande sucesso, foi lançado em 21 de junho passado e conta com Paulo Gustavo no papel da tresloucada protagonista "Dona Hermínia". A história narra as loucas peripécias da dona de casa que, abandonada pelo marido que a trocou por uma mulher mais jovem, se dedica a reclamar da vida e atazanar a vida dos filhos problemáticos.
Depois de duas semanas em cartaz, o filme conseguiu passar de um milhão de espectadores, já se tornando um grande sucesso de bilheteria.
Confiram o elenco completo:
  • Paulo Gustavo, como Dona Hermínia
  • Mariana Xavier, como Marcelina
  • Rodrigo Pandolfo, como Juliano
  • Herson Capri, como Carlos Alberto
  • Ingrid Guimarães, como Soraya
  • Alexandra Richter, como Iesa
  • Suely Franco, como Tia Zélia
  • Malu Valle, como Dona Lourdes
  • Mônica Martelli, como Mônica
  • Bruno Bebianno, como Garib
  • Samantha Schmütz, como Valdéia
  • Ana Karolina Lannes, como Marcelina (criança)

O ator principal, o ótimo comediante Paulo Gustavo, tornou-se conhecido no programa que comanda no canal pago Multishow, "220 Voltz", onde encena vários personagens. Não o conhecia ainda e achei muito interessante a sua atuação, mesmo que pareça às vezes um pouco exagerada. Mas não se pode deixar de reconhecer o seu grande talento humorístico. Não deixe de assistir, pois vale a pena ir ao cinema dar boas risadas.
Um grande abraço espinosense.
 

744 - Hoje é o dia do Rock, Baby!

Mesmo com pouquíssimo espaço na televisão e nas rádios hoje em dia, para tristeza dos aficionados, o Rock and Roll tem o seu dia comemorado nesta data, dia 13 de julho. A data do "Dia Mundial do Rock" foi criada no ano de 1985, depois que o cantor britânico Bob Geldof promoveu o Festival Live Aid simultaneamente nos Estados Unidos (no Estádio JFK, na Filadélfia) e na Inglaterra (no Estádio de Wembley, em Londres), com a presença de pesos-pesados da música como U2, The Who, David Bowie, Dire Straits, Black Sabbath, Led Zeppelin, Paul McCartney, Elton John, Santana, Sting, Eric Clapton, Rolling Stones, Beach Boys, Queen e Bob Dylan, para arrecadar fundos em prol do combate à fome na Etiópia.
No Brasil, a história do Rock começou no início dos anos 60, influenciado principalmente pelos Beatles. A "Jovem Guarda" de Erasmo, Roberto e Vanderléia foi uma das primeiras manifestações do gênero, mas os maiores destaques são, indiscutivelmente, o "Maluco Beleza" Raul Seixas e a "Rainha" Rita Lee. Outros destaques são as bandas Mutantes, Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Sepultura e Skank. Sem grande espaço na mídia atualmente, tomado por outros gêneros mais populares, o Rock ainda mantém a sua força nos vários festivais que acontecem anualmente em várias partes do mundo, por exemplo o Rock in Rio e o Lollapalooza.
Uma boa novidade é a realização do Circuito Banco do Brasil, um festival de música que acontecerá em seis capitais do país ainda neste ano. Confira as datas:
31 de agosto - Salvador - Shows de Carlinhos Brown, Joss Stone, Jota Quest e Skank.
12 de outubro - Curitiba - Shows de Simple Minds, O Rappa, Nando Reis e Paralamas do Sucesso.
2 de novembro - Belo Horizonte - Shows do Red Hot Chili Peppers, Yeah Yeah Yeahs, Jota Quest e O Rappa.
9 de novembro - Rio de Janeiro - Shows do Red Hot Chili Peppers, Yeah Yeah Yeahs, Titãs e A Banca.
7 de dezembro - Brasília - Shows de Stevie Wonder, Ivete Sangalo, Jason Mraz e Capital Inicial.
14 de dezembro - São Paulo - Shows de Stevie Wonder, Jason Mraz, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Marcelo Jeneci e Criolo.
Um sopro de boa música no atual cenário musical brasileiro, dominado pela mediocridade. O Rock jamais morrerá! É só dar uma olhada nos vídeos postados abaixo e verá o porquê.
Um grande abraço espinosense e longa vida ao Rock and Roll.