Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 26 de maio de 2013

721 - Confraternização na AABB

Nada como uma partida de futebol society para reunir os amigos e promover uma confraternização em um final de semana. Foi isso que aconteceu na manhã deste sábado na Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros, reunindo os funcionários do Banco do Brasil e os vigilantes que lá trabalham. Mesmo com a ausência de alguns jogadores que haviam confirmado presença, a brincadeira foi bastante animada e terminou com uma goleada histórica dos vigilantes sobre o pessoal do BB: 10 x 1. Neste confronto fui o árbitro, já que uma distensão muscular aguda na panturrilha direita não me deixou participar e deve me deixar afastado das atividades físicas por um bom período.
Foi um massacre o que se viu no Campo Society José Geraldo Sindeaux Araújo. A equipe do Banco do Brasil foi presa fácil para o poderoso time dos vigilantes que tinha como destaques os meio-campistas Neném, Altair, Ânderson e Valmir, que não tomaram conhecimento do adversário e encheu de gols a meta defendida pelo goleiro Gustavo, que jogara "emprestado" para nós. Na incrível goleada, Neném marcou quatro gols, Juquinha outros dois e Valmir, Ânderson, Tadeu e Altair completaram o elástico placar.
A equipe dos Vigilantes jogou e venceu de forma brilhante com Marquinhos, Valmir, Celso, Pedrão (Juquinha), Tadeu (Rogério), Ânderson, Neném e Altair.
A equipe dos funcionários do Banco do Brasil perdeu de forma humilhante com Gustavo, Júnior, Marcos (Washington), Ismael, Élcio, Rafael, Neto (Mauro) e Odilon (Wayner).
Logo após a partida, a turma toda se reuniu em um quiosque do clube para tomar uma cerveja gelada, saborear o churrasco preparado por André e discutir sobre futebol em clima de alegria, paz e harmonia.
Um grande abraço espinosense.



720 - Vitória vermelha na Champions League

Um belíssimo estádio repleto de história, um gramado espetacular, uma organização impecável, uma plateia gigantesca dividida em amarelo e vermelho, uma festa magnífica e dois gigantes do futebol alemão em busca do maior título do futebol do velho continente. Foi o que se viu neste sábado no imponente Estádio de Wembley, na decisão da cobiçada taça da UEFA Champions League. E deu Bayern, como era esperado.
A cerimônia de abertura, com a participação de cerca de trezentos atores na encenação de uma batalha medieval, já antecipava a beleza do espetáculo do futebol que viria logo em seguida. Depois da entrada em campo dos árbitros e dos jogadores, acompanhados de muitas crianças, foi iniciado o confronto que atraía a atenção de milhares de torcedores presentes no estádio bem como de milhões de apaixonados por futebol em todo o mundo.
Logo que o árbitro italiano Nicola Rizzoli autorizou o início da partida, o Borussia Dortmund já demonstrava a sua estratégia para tentar a vitória, com uma marcação forte na saída de bola do Bayern de Munique. Até os 25 minutos, quando o Bayern criou a sua primeira chance de gol, o Borussia esteve bem superior, com algumas oportunidades de marcar. Mas logo em seguida, o Bayern começou a controlar melhor a partida e passou a criar as melhores chances de abrir o marcador, mas todas elas paravam no excelente goleiro Weidenfeller, que fez defesas espetaculares, evitando o balançar das suas redes no primeiro tempo. O jogo era bastante disputado, com muita qualidade técnica de ambos os times. Até que o placar foi alterado com um gol de Mario Mandzukic, aos 15 minutos do segundo tempo, escorando a bola para o gol depois de um toque da linha de fundo realizado por Arjen Robben, após passe especial de Franck Ribéry. A torcida bávara foi ao delírio. Mas aos 22 minutos, quem comemorou enlouquecidamente foi a parte amarela do estádio, com um gol de pênalti cobrado com maestria por Gundogan, após uma bobeira do zagueiro brasileiro Dante. Estava tudo igual novamente. 
E o jogo continuou disputado com extrema dedicação e competência pelos jogadores, principalmente os dois goleiros que protagonizavam uma participação exuberante, com defesas excepcionais. Mas o Bayern era mais capacitado e portanto, favorito, e não demorou a demonstrar a sua superioridade. Aos 44 minutos, depois de um leve toque de calcanhar de Ribéry, um dos maiores destaques da partida, Robben entrou livre e só teve o trabalho de desviar levemente a bola do ótimo arqueiro Weidenfeller e fazer a torcida vermelha sacudir alucinadamente as instalações de Wembley com o segundo gol da forte equipe de Munique. Já não havia tempo para a reação do Borussia, mesmo com toda a raça e valentia dos seus atletas. Assim, deu a lógica: Bayern, campeão pela quinta vez da UEFA Champions League, igualando-se ao Milan e ao Liverpool em número de conquistas.
O encerramento desse verdadeiro espetáculo do futebol teve a tradicional entrega das medalhas e da taça nas tribunas do estádio, para delírio dos torcedores do Bayern ali presentes. Mas outra imagem bela e emocionante se deu com a torcida do Borussia aplaudindo e reconhecendo o esforço da sua equipe na partida final e também pela excelente campanha realizada na competição mais difícil da Europa.
Espero que atitudes como essa se tornem mais corriqueiras no futebol brasileiro, como recentemente ocorreu na Copa Libertadores, quando a torcida do Corinthians deu uma demonstração linda e emocionante de amor ao clube, ao aplaudir os seus jogadores depois da eliminação do time pelo Boca Juniors da Argentina. A torcida atleticana também já fez coisa semelhante em um passado recente. É preciso que os torcedores revejam as suas convicções e entendam que apenas uma equipe vai ser campeã e que as que chegam entre as primeiras colocações merecem todo o reconhecimento da torcida pelo bom trabalho realizado.

Resumo da grande final:
Bayern: Manuel Neuer, Philipp Lahm, Dante, Jerome Boateng, David Alaba; Javier Martinez, Bastian Schweinsteiger, Arjen Robben, Thomas Müller, Franck Ribéry (Luiz Gustavo) e Mario Mandzukic (Mario Gomez).
Treinador: Jupp Heynckes 

Borussia: Roman Weidenfeller, Lukasz Piszczek, Neven Subotic, Mats Hummels, Marcel Schmelzer; Ilkay Gündogan, Sven Bender (Nuri Sahin), Jakub Blaszczykowski (Julian Schieber), Marco Reus, Kevin Großkreutz e Robert Lewandowski.
Treinador: Jurgen Klopp
Gols: 1 x 0 (Mandzukic, 15m 2°), 1 x 1 (Gündogan, 22m 2°), 2 x 1 (Robben, 44m 2°)

Um grande abraço espinosense.