Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 27 de abril de 2013

700 - A irreversível verticalização de Montes Claros

O aumento da população da cidade, devido ao desenvolvimento econômico e, principalmente, pela crescente oferta de cursos superiores nas universidades locais, vem provocando uma mudança significativa no cenário residencial em Montes Claros. Casas mais antigas estão sendo adquiridas e derrubadas para a construção de novos edifícios, mudando radicalmente a paisagem urbana. Isso se dá principalmente na área central e nos bairros residenciais mais próximos do centro da cidade.
Essa inevitável transformação causa alguns inconvenientes, como a perda da memória histórica com a extinção da arquitetura das velhas casas, bem como um incremento substancial de automóveis nas principais ruas dos bairros, prejudicando ainda mais a já caótica situação do trânsito de veículos na cidade. Onde morava uma única família, passam a residir dez, quinze, vinte famílias, com o impacto pesado do aumento de veículos nas redondezas. É o preço a pagar pelo progresso.
Uma opção excepcional para o enfrentamento desse trânsito caótico, bagunçado e violento, seria o uso da bicicleta pela população, mas a inexistência de ciclovias e locais públicos ou privados para a sua guarda, praticamente inviabiliza o seu uso corriqueiro. Um grande problema para se resolver nos próximos anos.
Abaixo, uma pequena amostra da proliferação de construções de novos edifícios pela cidade, notadamente no Bairro Todos os Santos.
Um grande abraço espinosense.








       

699 - A doce e cativante música de James Taylor

Criador de canções incrivelmente doces e melodiosas, que parecem nos conduzir serenamente às alturas do firmamento em um tapete voador, o cantor e compositor James Taylor fez parte da minha juventude ao embalar muitos momentos de alegria e romantismo.
Em uma carreira amplamente vitoriosa, em mais de 40 anos de estrada, James Taylor criou dezenas de canções que embalaram e continuam a emocionar os corações de milhões de fãs em todas as partes do mundo. A música "You´ve Got a Friend" continua a me emocionar todas as vezes que a ouço em sua voz serena e carismática. A sua inconfundível voz suave acaricia a mente e o coração daqueles que gostam de boa música, transmitindo uma harmonia e uma paz interior indescritíveis.
Desde 1968, início da carreira, ele já vendeu cerca de 100 milhões de discos em todo o planeta. Em dezembro de 1968 ele lançou o seu primeiro álbum, com apenas seu nome na capa, produzido por ninguém menos do que Sir Paul McCartney. Entre outras canções, lá estavam  "Something In The Way She Moves" e "Carolina In My Mind". Em fevereiro de 1970, saiu "Sweet Baby James" com um dos seus maiores sucessos "Fire and Rain", que conquistou disco de platina triplo. No ano seguinte, em abril, era lançado o álbum "Mud Slide Slim and The Blue Horizon" com o megassucesso "You've Got A Friend", uma das músicas de que mais gosto. Em novembro de 1972 saiu "One Man Dog" que contava com "Don't Let Me Be Lonely Tonight" e "Nobody But You". "Walking Man" foi lançado em junho de 1974. Em maio de 1975, saiu "Gorilla" com o sucesso "Mexico". A primeira coletânea, "Greatest Hits" saiu em abril de 1976 e conseguiu a proeza de vender mais de 10 milhões de cópias. Em 1976, em junho, saiu "In The Pocket", o último disco gravado pela Warner  Bros. "JT", as iniciais do seu nome, deram nome ao novo álbum lançado em junho de 1977 pela gravadora Columbia Records, com as músicas "Your Smiling Face" e "Handy Man". "Flag" viria em maio de 1979 e "Dad Loves His Work" em março de 1981.
Depois de uma apresentação inesquecível no Rock in Rio, no ano de 1985, na sua primeira apresentação no país, em que conquistou a plateia de milhares de brasileiros com a sua música, James Taylor lançou o álbum "That's Why I'm Here" que contém a música composta em homenagem ao Brasil, "Only a Dream in Rio", em outubro de 1985, conquistando disco de platina. Esta música tem um significado especial em sua vida, já que nesta época, a sua carreira estava em profundo declínio e ele se achava envolvido nas drogas e havia se separado da esposa Carly Simon. A sua apresentação no primeiro Rock in Rio foi acompanhada com o maior carinho e receptividade por milhares de pessoas e foi de fundamental importância na retomada da sua carreira.  
Também ganharam discos de platina os álbuns "Never Die Young", lançado em janeiro de 1988 e "New Moon Shine" de setembro de 1991. Mais um disco de platina viria com o disco duplo lançado em agosto de 1993, gravado ao vivo, com os seus maiores sucessos. Em junho de 1994, mais um disco só com apresentações suas ao vivo. "Hourglass", de maio de 1997, faturou além de disco de platina o prêmio Grammy de Melhor Álbum Pop do Ano. A segunda coletânea, "Greatest Hits - Volume Dois" saiu em novembro de 2000. "October Road", lançado em agosto de 2002, venceu o Grammy de Melhor Performance Vocal de Pop Masculino e mais um disco de platina. Mais uma coletânea saiu em abril de 2003, "The Best of James Taylor" contendo a inédita canção "Bittersweet". Em outubro de 2006 é lançado o disco "James Taylor At Christmas", com doze clássicos natalinos. Em um show gravado ao vivo em 2007, "One Man Band", James Taylor toca, canta os seus maiores sucessos e brinca com o público contando anedotas sobre a inspiração para a criação das suas músicas. O álbum de covers dos anos 50, 60 e 70 gravado por ele em setembro de 2008 é indicado ao Grammy. Músicas que não entraram neste disco são gravadas no disco "Other Covers", lançado em abril de 2009. Em maio de 2010 sai o pacote de CD e DVD contendo a memorável apresentação de 2007 na Boate Troubadour, em Los Angeles, de James Taylor ao lado da cantora e compositora Carole King, autora do seu maior sucesso "You've Got A Friend". O último trabalho de James Taylor saiu em outubro de 2012, com o lançamento de um álbum contendo 14 músicas natalinas.
James Taylor vai passar 2013 trabalhando na criação de material para um novo álbum. Por enquanto ele vai aparecer em diversos eventos especiais durante todo o ano, mas não há planos para uma grande turnê.
Com seu virtuosismo criativo e o seu característico estilo de tocar violão divinamente, ele influenciou novos artistas e conquistou milhões de admiradores mundo afora. Ganhou inúmeros discos de ouro e de platina, alguns prêmios Grammy e outros prêmios importantes.
"Fire and Rain", "Country Road", "Something in the Way She Moves", "Mexico", "Shower the People", "Your Smiling Face", "Carolina In My Mind", "Sweet Baby James", "Don't Let Me Be Lonely Tonight," "You Can Close Your Eyes," "Walking Man," "Never Die Young," "Shed a Little Light", "Copperline", "Enough to be On Your Way" e "Caroline I See You" são alguns dos seus grandes sucessos.
James Vernon Taylor nasceu em Boston, Massachussets, em 12 de março de 1948 e foi casado com Carly Simon (1972 a 1983 - filhos Sarah e Benjamin), Kathryn Walker (1985 até 1996) e Caroline (1996 até hoje - filhos Henry e Rufus).
Um dos maiores sucessos de sua carreira é a canção abaixo, composta por Carole King.

You've Got A Friend (Carole King)

When you’re down and troubled and you need a helping hand (Quando você estiver abatida e com problemas e precisar de uma mão amiga)
And nothing, oh nothing is going right (E nada, nada estiver dando certo)
Close your eyes and think of me and soon I will be there (Feche seus olhos e pense em mim e logo eu estarei aí)
To brighten up even your darkest nights (Para iluminar até mesmo suas noites mais sombrias)
You just call out my name and you know wherever I am (Apenas chame meu nome e você sabe que onde quer que eu esteja)
I’ll come running to see you again (Eu irei correndo para ver você novamente)
Winter, spring, summer or fall, all you’ve got to do is call (Inverno, primavera, verão ou outono, tudo que você tem a fazer é chamar)
And I’ll be there, yeah, yeah, yeah, you’ve got a friend (E eu estarei aí, sim, sim, sim, você tem um amigo)

If the sky above you should grow dark and full of clouds (Se o céu acima de você se tornar escuro e cheio de nuvens)
And that old North Wind should begin to blow (E aquele antigo vento norte começar a soprar)
Keep your head together and call my name out loud (Mantenha sua cabeça sã e chame meu nome em voz alta)
Soon I’ll be knocking upon your door (E logo eu estarei batendo na sua porta)

Ain’t it good to know that you’ve got a friend (Ei, não é bom saber que você tem um amigo?)
People can be so cold (As pessoas podem ser tão frias)
They’ll hurt you and desert you (Elas te magoarão e te abandonarão)
They’ll take your soul if you let them (E então elas tomarão sua alma se você permitir-lhes)
But don’t you let them (Mas não permita-lhes)

Um grande abraço espinosense ao som de James Taylor.

 

698 - As imagens distorcidas pela água de Gregory Thielker

O pintor americano Gregory Thielker se especializou em uma visão bastante peculiar na forma de criar as suas belas pinturas. Ele foca o seu trabalho na criação de imagens a partir da sua visão do para-brisa do carro tomado pela água, com uma mistura de cores em um cenário bem complexo, distorcido e ilusório. 
Gregory Thielker nasceu em Nova Jersey em 1979 e atualmente vive em Cambridge, Massachusetts. Ele estudou História da Arte no Williams College e terminou um mestrado em pintura na Universidade de Washington em St. Louis.
Para saber mais sobre o artista, acesse o site
gregorythielker.com.
Um grande abraço espinosense.